Textual description of firstImageUrl

A vida útil de um HDD SSD


Quanto tempo de vida útil um HDD SSD possui? Ele é mais rápido que meu HDD antigo? O que é Wear Leveling? O que é TRIM dos SSDs?


Ao procurar informações sobre os discos SSDs, alguns usuários acabam descobrindo que assim como os HDDs com discos rígidos, os SSDs também possuem um limite de vida útil e de regravações.

a-vida-util-de-um-hdd-ssd

Depois que este limite for atingido, os SSDs ficam inúteis. Sem crise !

Isso é verdade mas não é um problema que você precise se preocupar, pois a capacidade desta tecnologia garante um longo período de uso antes de atingir este limite tecnológico chamado de Wear Leveling.

Wear Leveling significa nivelamento do desgaste. Este nivelamento está presente em todos os SSDs, e é responsável por estender a vida útil do HDD SSD.

Com o nivelamento do desgaste, o tempo de uso dos SSDs é infinitamente maior do que os dispositivos com memória flash (pendrives e cartões sd por exemplo) que não fazem esse procedimento adequadamente, assim como eram os primeiros SSDs fabricados.


❌ - É verdade que os SSDs tem limite de regravações?

É verdade, quando certo número de células (não setores) começa a apresentar alguns erros de leitura, o SSD está chegando ao fim de seu ciclo de vida útil.

Não se desespere, continue lendo !

ssw-wear-liveling-desgaste

Para dar um exemplo do tempo de vida de um ssd ou da durabilidade e da vida útil de um SSD por exemplo, graças ao Wear Leveling o desgaste começaria a ocorrer se você gravasse/escrevesse todo dia cerca 20GB de informação (algo que ninguém faz), desta forma você precisaria de cerca de 40 anos para começar a desgastá-lo.

💔 - SSD - tem vida útil?

Ainda com as vantagens de velocidade e durabilidade de um SSD, mais as vantagens oferecidas pelo Wear Leveling, os SDDs ainda possuem o recurso TRIM, que é um comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD não são mais considerados utilizáveis e podem ser limpos.

Apesar de eu ter escrito TRIM em maiúsculas, isto não é uma sigla, e sim o nome ou tipo de mecanismo que organiza esta função.

😉 - Mas o que o Recurso TRIM faz exatamente?

Ele impede que o sistema apague arquivos antes de usar outros espaços disponíveis na unidade, assim o sistema operacional só passa a regravar dados quando toda a memória (ou espaço) do SSD for utilizada, aumentando o tempo entre essas regravações e, por consequência aumentando a vida útil do dispositivo SSD. Leia mais sobre TRIM neste artigo !







O que acontece, digo isso de forma que você usuário comum entenda é que o TRIM do sistema operacional faz com que o HDD SSD permaneça rápido por toda sua existência, e, o Wear Leveling prolongue a vida do SSD o maior tempo possível.

Esses dois recursos em conjunto: Wear Leveling e TRIM, auxiliam na manutenção e durabilidade dos SSDs.

hdd-vs-ssd

Diferença de tamanho entre um HDD comum e um HD SSD

10 motivos para você investir na compra de um HD SSD!

  1. O sistema operacional vai iniciar muito mais rápido. Em poucos segundos o sistema é carregado e está completamente pronto para uso.
  2. Diminui o tempo de transferência de dados, cópias de arquivos, gravações e regravações, porque o SSD não precisa procurar os dados em discos rígidos como um HDD comum faria.
  3. Carregam seus programas com o dobro de velocidade.
  4. A temperatura interna de um SSD é muito inferior a um HDD com disco Rígido.
  5. Reduz o tempo total gasto por tarefas de manutenção de rotina como análises de anti-vírus, buscas por arquivos, etc...
  6. Consome muito menos energia que um HDD comum, economizando bateria em equipamentos como notebooks.
  7. Muito mais resistente que um HD comum, podendo ser levado de um lugar para outro com maior segurança sem os perigos de trepidações.
  8. Não faz barulho nenhum pois não há leitura física em discos rígidos.
  9. São menores que os HDDs comuns.
  10. Não há fragmentação !
Leia mais sobre as diferenças entre SSD vs HD !

👌 - Conclusão:

Os HDs SSDs foram projetados para quem deseja uma maior velocidade na inicialização do sistema e aumento de performance geral da máquina. São recomendados para quem deseja montar um computador gamer, ou mesmo uma estação de trabalho de alto desempenho como é o meu caso.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

2 comentários :

  1. quantas vezes eu posso formatar um ssd obrigadu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi pedro, não há limite por formatar. isto não vai danificar seu ssd. nem mesmo danifica se você usar a formatação lenta. abs.

      Excluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !