Textual description of firstImageUrl

Corrigir uso do disco 100% no Windows10


Tutorial com 8 métodos e solução definitiva para o Windows 10 que acusa 100% de uso do disco no Gerenciador de Tarefas - Nível Avançado !


Bem, já aconteceu inúmeras vezes comigo do Windows 7 ou Windows 10 acusar 100% de uso do disco no Gerenciador de Tarefas e o led do Hdd ou SSD nunca apagar, acho que se você está aqui, aconteceu contigo também.
corrigir-uso-do-disco-100-no-windows10
Se o seu PC Desktop ou Notebook com Windows 10 está mais lento mesmo quando você possui poucos programas abertos, algo pode estar causando o excesso de uso do disco.

Se o o disco estiver trabalhando 100% ou acima de 40%  o tempo todo, seu computador não terá capacidade adicional nenhuma para executar outras tarefas, mesmo as tarefas mais rotineiras do sistema operacional.

É claro que isso prejudica a performance total do sistema como um todo, e pode fazer com que seu computador pare de responder totalmente.

Este realmente é um problema comum no Windows 7 e Windows 10, geralmente não é um problema difícil de consertar, mas será preciso uma certa dose de paciência.

Neste artigo, você encontrará 8 métodos com correções que você pode aplicar ao seu sistema, acho que um deles deve funcionar de imediato.

Antes de você pular para tentar reparar o erro 100% de uso do disco ou para as correções ou ajustes, vamos ver realmente se existe este problema de Disco 100% ocupado no seu computador ?

Vamos ver o que causa o excesso de uso e trabalho no disco do Windows 10 ou Windows 7:

1 - Clique no menu iniciar e Digite "Gerenciador de Tarefas" na barra de pesquisa do Windows, depois clique ou selecione Gerenciador de Tarefas. 

2 - Na guia Processos do Gerenciador de Tarefas, verifique a porcentagem que é exibida na parte superior da coluna do disco.

Se estiver acusando 100% ou a porcentagem fica em torno de um valor superior a 40%, algo está causando acesso excessivo ao seu disco.

gerenciador-de-tarefas
Como Resolver o problema de 100% de uso de disco no Windows 10 ?
Os métodos de reparo já ajudaram outros usuários a corrigir o problema de uso do disco no Windows 10 a 100%.

Aproveite e leia: O que é e o que faz o Processo COM Surrogate ? Como corrigir problemas de COM Surrogate ?

Talvez você não precise tentar todos os métodos; tudo o que você precisa é começar no topo da lista abaixo e trabalhar nessa lista respeitando a ordem numérica.
  1. Tentar desativar o Windows Search.
  2. Tentar desativar o Serviço SuperFetch.
  3. Tentar realizar um teste de disco, sempre ajuda.
  4. Tentar redefinir a memória virtual do sistema operacional.
  5. Tentar desativar temporariamente seu software antivírus.
  6. Tentar alterar as configurações do Google Chrome se você o usa.
  7. Tentar corrigir seu driver StorAHCI.sys , vamos falar disso logo abaixo.
  8. Tentar atualizar seus drivers todos se puder.
As soluções acima deveriam ser tentadas uma por vez. É claro que você deveria testar também em conjunto algumas delas, pois pode ser que uma ou outra apenas diminua o uso do disco no sistema.


Método 1: Desative a pesquisa do Windows ou Windows Search.
Para você começar a isolar o problema e determinar se a Pesquisa do Windows está causando algum problema de uso de disco a 100%, a primeira coisa que você deve fazer é desativar temporariamente a Pesquisa do Windows e ver se o seu computador diminui o acesso a disco.

Se você verificar que após você desabilitar o serviço Windows Search o acesso a disco diminui, talvez você possa considerar reinicializar o serviço ou até sendo mais radical: desabilitar permanentemente este serviço.

gerenciador-de-tarefas-pesquisa-windows

O Windows Search é o utilitário que faz a pesquisa de arquivos em seu PC ser muito mais rápida.

Se você não usa isso, ou se você tem outro aplicativo de pesquisa, você pode desativá-lo completamente, só que se você desativar esse serviço sem usar outro programa de pesquisa, a indexação de todos os arquivos do SO será interrompida, então qualquer busca por arquivos levará muito mais tempo.

Mesmo assim, tente desativar temporariamente e ative-o novamente para ter certeza se este utilitário é o causador do problema de Disco 100% usado no Windows.

Acredito que se você está lendo este artigo você deva ter conhecimentos avançados para desabilitar o serviço Windows Search para sempre e reativá-lo quando quiser, então não vou alongar este tutorial sobre como otimizar o uso do disco ilustrando passo a passo. Vou apenas citar problemas e soluções que eu mesmo usei e uso. Ok ? Beleza, "tamu" junto ?

Método 2: Tente desativar o SuperFetch - SysMain.
Sim ele ainda existe e é útil ao sistema. O SuperFetch cujo nome do serviço é SysMain, ajuda a diminuir o tempo de inicialização e a fazer com que os programas carreguem de forma mais eficiente.

gerenciador-de-tarefas-superfetch
No entanto, foi identificado como uma causa potencial de problemas de desempenho de disco no Windows 7 e versões posteriores do Windows, incluindo o Windows 10.

Desabilite para ver se o problema com acesso a disco 100% no gerenciador de tarefas persiste.

Após parar o serviço, você precisa aguardar de 3 a 5 minutos para ver se o seu computador começa a melhorar performance e diminuir o uso do disco.

Método 3 - Realizar uma verificação de disco.
Abra um prompt de comando,  digite o comando: chkdsk.exe /F /R depois pressione Y para aceitar e executar a verificação do disco na próxima vez que você reiniciar seu computador.

Observação:
A verificação do disco começará somente na próxima vez que "você" reinicializar seu PC e pode levar algum tempo para completar, podendo levar horas até sua conclusão.

Se você acha que não tem tempo pra isso pule esta etapa, ou se notar que está levando muito tempo você pode cancelar a qualquer momento a execução do Checkup do disco.

Método 4 - Tente redefinir a memória virtual do sistema.
A memória virtual é considerada uma extensão da memória física do seu computador. É uma combinação da memória RAM e uma parte do seu disco.

Quando a memória RAM não é suficiente para executar uma tarefa, o Windows armazenará temporariamente arquivos na memória virtual e, em seguida, fará trocas com a Memória RAM quando o sistema achar necessário.

Se você possui muita memória ram, digo 16 GB, pode tentar desligar esta opção. Caso tenha 8 GB ou menos, pode tentar redefinir o arquivo de paginação.

Para redefinir a memória virtual faça o seguinte: 
  1. Vá até o painel de controle (ainda existe no Windows 10), clique em Sistema.
  2. Clique em Configurações Avançadas do Sistema.
  3. Clique na guia Avançado e depois na seção Desempenho, clique novamente em Configurações.
  4. Clique na guia Avançado e depois na seção Memória Virtual clique em alterar.

memoria-virtual-windows10

Verifique se a caixa "Gerenciar automaticamente o arquivo de paginação para todas as unidades" está marcada e desmarque-a, não importa quanto de memória você possua.

Eu geralmente utilizo uma fórmula antiga e funcional que aprendi nos primórdios de meu aprendizado que é:

Tamanho inicial - Este valor varia, dependendo do seu computador. Se você não tem certeza do valor a ser usado, aconselho a colocar uns 100 MB por precaução.

Tamanho máximo - Não ajuste este valor muito alto, pois ele deve ser cerca de 1,5 vezes o tamanho da sua Memória RAM física.

Por exemplo, um PC ou Notebook que possua 4 GB (4096 MB) de Memória RAM não deveria possuir mais de 6.144 MB de memória virtual, ou seja: 4096 MB x 1,5 = 6.144 MB

Depois de inserir os valores da sua memória virtual, clique em  Definir e , em seguida, clique em  OK para continuar. Talvez precise reiniciar o sistema.

Uma dica que dou é colocar o arquivo de paginação em outra partição ou se puder, em outro disco no seu computador.

Não esqueça de limpar (apagar) a pasta 'temp' de seu computador, sim aquela pasta com vários arquivos temporários do Windows.

Aproveite e leia: Como corrigir erros do arquivo Kernel32.dll ?

Método 5: Desative temporariamente o software antivírus.
Se você instalou softwares antivírus / anti-malware, como Kaspersky, Norton,  AVG ou Malwarebytes, você deveria desativá-los temporariamente para ver se eles estão causando o problema de 100% de uso do disco.

Se o uso do disco do seu computador retornar ao normal quando estes softwares estiverem desligados temporariamente entre em contato com o fornecedor do software para ver se eles podem fornecer algum tipo de suporte, é claro que suporte apenas nas versões pagas do software.

Lembrando a vocês que a Microsoft possui seu próprio anti-malware padrão que é o Windows Defender.

Ele é ativado automaticamente no sistema mesmo se você possuir outros aplicativos antivírus instalados.

Método 6: Altere as configurações do Google Chrome.
Certas combinações de configurações do navegador do Google, o Google Chrome poderá acarretar o problema de uso do disco de 100% no Windows 10.

google-chrome-ajustes
  1. No Google Chrome, clique no ícone de três pontos no canto superior direito e escolha Configurações.
  2. Desça até a parte inferior da página e clique em  Avançado.
  3. Na categoria  Privacidade e segurança , certifique-se de desmarcar a opção de "Utilizar um serviço de previsão para carregar páginas mais rapidamente", você precisa desativar para testar. Ok ?
  4. Feche completamente o Google Chrome e reabra para testar !
  5. Agora, verifique o uso do disco no Gerenciador de tarefas para ver se isso resolveu o problema.
  6. Tente desativar também em Sistema (mais abaixo) "Usar aceleração de hardware quando disponível". Desative e repita o passo 4 acima.
Método 7: Corrija o driver StorAHCI.sys
Se você tentou todos os métodos acima, mas ainda não conseguiu resolver seu problema, eu acho que você deveria tentar corrigir o StorAHCI.sys - cuidado, atenção aqui !

O problema do uso do disco do Windows 10 em 100% também pode ser causado por alguns modelos do barramento PCI-Express (AHCI PCIe) avançados do controlador de host executando junto o driver StorAHCI.sys devido a um erro de firmware.

gerenciador-de-dispositivos-windows10

Com calma e atenção aqui vamos corrigir este probleminha que tanto nos assola.
  1. Abra o  Gerenciador de dispositivos do Windows.
  2. Expanda a categoria  Controladores IDE ATA/ATAPI e clique duas vezes no controlador AHCI.
  3. Vá para a  guia Driver e clique em Detalhes do Driver.
  4. Se você pode ver storahci.sys armazenado em um caminho da pasta system32, então você está executando o driver AHCI.
  5. Feche a janela Detalhes do driver e vá para a guia Detalhes.
  6. No menu suspenso, selecione  Caminho da Instância do Dispositivo, anote o caminho.
  7. Abra o Regedit e navegue até: HKEY_LOCAL_MACHINE \ System \ CurrentControlSet \ Enum \ PCI \ < Seu controlador AHCI > \ < Número Randômico que você anotou > \ Expanda até Device Parameters \ Interrupt Management \ MessageSignaledInterruptProperties
  8. Clique duas vezes na chave MSIS e altere o valor para 0.
  9. Feche o Editor de Registros do Windows - Regedit e reinicie o computador após alterar o valor. 

Método 8: atualize seus drivers de dispositivo.
Bem, se tudo que vimos acima não ajudou no seu caso  sobre o problema de uso de disco de 100% no Windows 10, ele pode ser causado por um driver de dispositivo obsoleto ou defeituoso, ou você também pode tentar definir no Painel de Controle nas Opções de energia e ajustar o Plano de Energia para Alto desempenho.

Conclusão:
Acho que deu para notar que não existe um único problema que causa o uso do disco no Windows em 100%, então acho que você deve tentar os métodos acima vendo qual funciona, sempre retornando as configurações do sistema ao padrão de fábrica caso note que tal mudança não fez efeito.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !