Textual description of firstImageUrl

Corrigir uso do disco 100% no Windows10


Tutorial com 8 métodos e solução definitiva para o Windows 10 que acusa 100% de uso do disco no Gerenciador de Tarefas - Nível Avançado!


Bem, já aconteceu inúmeras vezes comigo do Windows 7 ou Windows 10 acusar 100% de uso do disco no Gerenciador de Tarefas e o led do Hdd ou SSD nunca apagar, acho que se você está aqui, aconteceu contigo também.

corrigir-uso-do-disco-100-no-windows10

Se o seu PC Desktop ou Notebook com Windows 10 está mais lento mesmo quando você possui poucos programas abertos, algo pode estar causando o excesso de uso do disco.

📍 Se você chegou até aqui procurando um dos itens abaixo, tem solução:

- Aprenda a resolver o erro de consumo de 100% de disco no windows;
- o erro disco 100% windows 10;
- disco em 100 como resolver;
-  win 10 disco 100%;
- superfetch 100% disco;
- com surrogate 100 disco;
- windows 10 100% de disco;

Ok, seu disco está 100% ocupado ? Seu disco está sendo 100% utilizado? Leia este tutorial que você vai conseguir resolver, leia também os comentários -aconselho a dar uma boa olhada no artigo inteiro.

Talvez você não precise tentar todos os métodos abaixo; tudo o que você precisa é começar no topo da lista abaixo e trabalhar nessa lista respeitando a ordem numérica.

Disco a 100% - Como resolver o problema no Windows 10?

  1. Tentar desativar o Windows Search, apenas temporariamente.
  2. Tentar desativar o Serviço SuperFetch, apenas temporariamente.
  3. Tente desativar o SysMain, apenas tempráriamente.
  4. Tentar realizar um teste de disco, sempre ajuda.
  5. Tentar redefinir a memória virtual do sistema operacional.
  6. Tentar desativar temporariamente seu software antivírus.
  7. Tentar alterar as configurações do Google Chrome se você o usa.
  8. Tentar corrigir seu driver StorAHCI.sys , vamos falar disso logo abaixo.
  9. Tentar atualizar seus drivers - todos se puder.
🔧 Como corrigir o disco a 100 no Windows 10 ou Windows 11 com hd a 100%?

Se o disco estiver trabalhando 100% ou acima de 40%  o tempo todo, seu computador não terá capacidade adicional nenhuma para executar outras tarefas, mesmo as tarefas mais rotineiras do sistema operacional.
  1. Desative o Windows Search.
  2. Desative o SysMain.
😓 Convenhamos que um hd a 100% de uso...

É claro que isso prejudica a performance total do sistema como um todo, e pode fazer com que seu computador pare de responder totalmente.
  1. Tente corrigir (remova e instale novamente) seu driver StorAHCI.sys ou seu driver controlador do SSD ou HDD.
  2. Atualize seus drivers - todos se puder!

💯 Os 100% de uso de disco:

O uso de disco 100% é realmente um problema comum no Windows 7 e Windows 10; geralmente não é um problema difícil de consertar, mas será preciso uma certa dose de paciência.

  1. Tente realizar um teste de disco.
  2. Tente redefinir a memória virtual do sistema operacional.

👪 Disco a 100% ocupado - como resolver?

Neste artigo, você encontrará 8 métodos com correções que você pode aplicar ao seu sistema sem instalar nada, acho que um deles deve funcionar de imediato para corrigir o Windows 10 usando 100% de disco.

🔩 Reparar o Windows 100% disco ocupado:

Antes de você pular para tentar reparar o erro 100% de uso do disco ou para as correções ou ajustes do erro de uso de drive a 100%, vamos ver realmente se existe este problema de drive a 100% ocupado no seu computador ?







👾 Disco a 100 sem usar nada:

Se o seu disco está sendo 100% utilizado, seria bom você verificar o(s) disco(s) com o comando do prompt de comandos: "wmic diskdrive get caption,status" - este comando lista todos os HDDs e SSDs plugados no sistema, se os drives estiverem ok o resultado será OK, mas se algum dos drives contiver erros, aparecerá o status e o código do erro ao lado do drive respectivo.

Neste caso específico aonde aparece algum código de erro fornecido pelo comando acima, faça backup dos seus dados e substitua seu drive o mais breve possível se você notar que seu Windows 10 usa 100% de disco.

📝 O Disco está 100% ocupado em seu Windows 10?

Também recomendo que após a análise acima você use no prompt de comandos o comando:
"chkdsk /f /r" - este comando rastreia o HDD ou SSD procurando eventuais falhas do mesmo, você vai precisar responder S ou Y para o programa ser executado após um agendamento de reinicialização do sistema, pois ele não atua em um volume montado ou em uso.

Após reiniciar o sistema operacional o comando será executado automaticamente efetuando um checkup completo do disco.

Isto tudo pode demorar um bom tempo de minutos a horas, tenha paciência por favor, ao final seu computador será reiniciado automaticamente, você pode usar o visualizador de eventos para verificar o log de erros do comando relativo aos discos.

Vamos ver o que causa o excesso de uso e trabalho no disco do Windows 10 ou Windows 7:

1 - Clique no menu iniciar e Digite "Gerenciador de Tarefas" na barra de pesquisa do Windows, depois clique ou selecione Gerenciador de Tarefas.

2 - Na guia Processos do Gerenciador de Tarefas, verifique a porcentagem que é exibida na parte superior da coluna do disco.

Se estiver acusando no Windows 10 uso de disco 100% , ou a porcentagem fica em torno de um valor superior a 40%, algo está causando acesso excessivo ao seu disco.


gerenciador-de-tarefas
Disco 100 Wndows 10

🔑 Como Resolver o problema de 100% de uso de disco no Windows 10?

Os métodos de reparo já ajudaram outros usuários a corrigir o problema de uso do disco no Windows 10 a 100%.

Talvez você não precise tentar todos os métodos; tudo o que você precisa é começar no topo da lista abaixo e trabalhar nessa lista respeitando a ordem numérica.
  1. Tentar desativar o Windows Search, apenas temporariamente.
  2. Tentar desativar o Serviço SuperFetch, apenas temporariamente.
  3. Tentar realizar um teste de disco, sempre ajuda.
  4. Tentar redefinir a memória virtual do sistema operacional.
  5. Tentar desativar temporariamente seu software antivírus.
  6. Tentar alterar as configurações do Google Chrome se você o usa.
  7. Tentar corrigir seu driver StorAHCI.sys , vamos falar disso logo abaixo.
  8. Tentar atualizar seus drivers - todos se puder.

      disco-a-100-windows

      As soluções acima deveriam ser tentadas uma por vez. Se funcionou com uma delas, não utilize as outras. É claro que você pode também testar em conjunto algumas delas, pois pode ser que uma ou outra apenas diminua o uso do disco no sistema.

      🔍 Método 1: Desative a pesquisa do Windows ou Windows Search - temporariamente!

      Para você começar a isolar o problema e determinar se a Pesquisa do Windows está causando algum problema de uso de disco a 100%, a primeira coisa que você deve fazer é desativar temporariamente a Pesquisa do Windows e ver se o seu computador diminui o acesso a disco.

      Se você verificar que após você desabilitar o serviço Windows Search o acesso a disco diminui, talvez você possa considerar reinicializar o serviço ou até sendo mais radical: desabilitar permanentemente este serviço.

      gerenciador-de-tarefas-pesquisa-windows

      O Windows Search é o utilitário que faz a pesquisa de arquivos em seu PC ser muito mais rápida.

      Se você não usa isso, ou se você tem outro aplicativo de pesquisa, você pode desativá-lo completamente, só que se você desativar esse serviço sem usar outro programa de pesquisa, a indexação de todos os arquivos do SO será interrompida, então qualquer busca por arquivos levará muito mais tempo - não recomendo a desativação definitiva deste serviço.

      Mesmo assim, tente desativar temporariamente e ative-o novamente para ter certeza se este utilitário é o causador do problema de Disco 100% usado no Windows.

      As vezes o principal arquivo do Windows Search que é o windows.edb se corrompe por algum motivo. Se for o caso, você pode excluir o windows.edb, reiniciar o sistema e verificar se o problema foi resolvido com a exclusão e recriação automática do mesmo.







      💥 Como excluir o arquivo windows.edb que acessa 100% de uso de disco?

      Pare o serviço Windows Search, exclua o arquivo windows.edb em :
      C:\ProgramData\Microsoft\Search\Data\Applications\Windows - dentro desta pasta está o arquivo windows.edb - simplesmente exclua e reinicie seu computador que ele será recriado automaticamente.

      👓 Observação: você precisa ter permissões de administrador em todo o caminho de pastas acima.

      Acredito que se você está lendo este artigo você deva ter conhecimentos avançados para desabilitar o serviço Windows Search e reativá-lo quando quiser, então não vou alongar este tutorial sobre como otimizar o uso do disco ilustrando passo a passo o acesso ao painel de serviços que é o services.msc .

      Vou apenas citar problemas e soluções que eu mesmo usei e uso. Ok ? Beleza, "tamu" junto ?

      📛 Método 2: Tente desativar o SuperFetch - SysMain - temporariamente!

      Sim ele ainda existe e é útil ao sistema. O SuperFetch cujo nome do serviço é SysMain, ajuda a diminuir o tempo de inicialização e a fazer com que os programas carreguem de forma mais eficiente.

      gerenciador-de-tarefas-superfetch

      No entanto, foi identificado como uma causa potencial de problemas de desempenho de disco no Windows 7 e versões posteriores do Windows, incluindo o Windows 10.

      Desabilite para ver se o problema com acesso a disco 100% no gerenciador de tarefas persiste.

      Após parar o serviço, você precisa aguardar de 3 a 5 minutos para ver se o seu computador começa a melhorar performance e diminuir o uso do disco ou acesso ao disco 100%.

      🐞 Erro Superfetch 100 disco:

      Aconselho também a excluir os arquivos temporários do SuperFetch - SysMain em: C:\Windows\prefetch , depois reinicie o serviço SysMain.

      Observação: você precisa ter permissões de administrador em todo o caminho de pastas acima.

      Observação 2: Algumas vezes o serviço Experiências e Telemetria de Usuário Conectado causa problemas desconhecidos, neste caso específico eu recomendo parar e desativar definitivamente o serviço.

      🔎 Método 3 - Realizar uma verificação de disco e Updates.

      E já falei disso lá em cima, mas talvez você precise executar uma segunda verificação de disco após a execução dos métodos acima.

      Abra um prompt de comando,  digite o comando: chkdsk.exe /F /R depois pressione Y para aceitar e executar a verificação do disco na próxima vez que você reiniciar seu computador.

      👓 Observação:
      A verificação do disco começará somente na próxima vez que "você" reinicializar seu PC e pode levar algum tempo para completar, podendo levar horas até sua conclusão.

      Se você acha que não tem tempo pra isso pule esta etapa, ou se notar que está levando muito tempo você pode cancelar a qualquer momento a execução do Checkup do disco - não recomendo cancelar.

      Aproveite que está com o prompt de comando aberto e digite "WPR -cancel" que é o Windows Performance Recorder - se notar que o acesso ao disco ou o uso do disco permanece em 100%, desinstale a atualização KB3201845 com o comando "wusa /uninstall /kb:3201845" , reincialize o computador e reinstale-a novamente através do Windows Update.

      Método 4 - Tente redefinir a memória virtual do sistema.

      A memória virtual é considerada uma extensão da memória física do seu computador. É uma combinação da memória RAM e uma parte do seu disco.







      Verifique e mantenha o arquivo de paginação gerenciado pelo sistema para tentar solucionar o problema de acesso ao disco em 100% de uso, se já estiver marcada a opção de Gerenciar automaticamente o tamanho... então desmarque esta opção e defina o Arquivo de Paginação manualmente, basta continuar lendo mais abaixo a parte que diz: Para redefinir a memória virtual faça o seguinte...

      Nunca desative a memória virtual do sistema - arquivo de paginação,  mesmo se você tiver todos os Gigabytes do mundo de memória RAM.

      Quando a memória RAM não é suficiente para executar uma tarefa, o Windows armazenará temporariamente arquivos na memória virtual e, em seguida, fará trocas com a Memória RAM quando o sistema achar necessário.

      Porém existem outras tarefas que são executadas apenas na memória virtual do sistema, entenda que o sistema operacional vai procurar o arquivo de paginação em algum momento mesmo se você tiver muita memória RAM.

      Então, apenas redefina o arquivo de paginação desativando-o e reativando-o novamente, nunca desative definitivamente.

      Problema com o Windows 10 disco 100% ? Continue lendo que tem solução!

      👉 Para redefinir a memória virtual faça o seguinte:
      1. Vá até o painel de controle (ainda existe no Windows 10), clique em Sistema.
      2. Clique em Configurações Avançadas do Sistema.
      3. Clique na guia Avançado e depois na seção Desempenho, clique novamente em Configurações.
      4. Clique na guia Avançado e depois na seção Memória Virtual clique em alterar.

      memoria-virtual-windows10

      Verifique se a caixa "Gerenciar automaticamente o arquivo de paginação para todas as unidades" está marcada e desmarque-a, não importa quanto de memória você possua.

      Eu geralmente utilizo uma fórmula antiga e funcional que aprendi nos primórdios de meu aprendizado que é:

      Tamanho inicial - Este valor varia, dependendo do seu computador. Se você não tem certeza do valor a ser usado, aconselho a colocar uns 100 MB por precaução.

      Tamanho máximo - Não ajuste este valor muito alto, pois ele deve ser cerca de 1,5 vezes o tamanho total da sua Memória RAM física.

      Por exemplo, um PC ou Notebook que possua 4 GB (4096 MB) de Memória RAM não deveria possuir mais de 6.144 MB de memória virtual, ou seja: 4096 MB x 1,5 = 6.144 MB

      Depois de inserir os valores da sua memória virtual, clique em  Definir e , em seguida, clique em  OK para continuar. Talvez precise reiniciar o sistema.

      Uma dica que dou é colocar o arquivo de paginação em outra partição ou se puder, em outro disco no seu computador.

      Não esqueça de limpar (apagar) a pasta 'temp' de seu computador, sim aquela pasta com vários arquivos temporários do Windows.


      💉 Método 5: Desative temporariamente o software antivírus.

      Se você instalou softwares antivírus / anti-malware, como Kaspersky, Norton,  AVG ou Malwarebytes, você deveria desativá-los temporariamente para ver se eles estão causando o problema de 100% de uso do disco.

      Se o uso do disco do seu computador retornar ao normal quando estes softwares estiverem desligados temporariamente entre em contato com o fornecedor do software para ver se eles podem fornecer algum tipo de suporte, é claro que suporte apenas nas versões pagas do software.

      Lembrando a vocês que a Microsoft possui seu próprio anti-malware padrão que é o Windows Defender.

      Ele é ativado automaticamente no sistema mesmo se você possuir outros aplicativos antivírus instalados.

      🌏 Método 6: Altere as configurações do Google Chrome.

      Certas combinações de configurações do navegador do Google, o Google Chrome poderá acarretar o problema de uso do disco de 100% no Windows 10.

      google-chrome-ajustes

      1. No Google Chrome, clique no ícone de três pontos no canto superior direito e escolha Configurações.
      2. Desça até a parte inferior da página e clique em  Avançado.
      3. Na categoria  Privacidade e segurança , certifique-se de desmarcar a opção de "Utilizar um serviço de previsão para carregar páginas mais rapidamente", você precisa desativar para testar. Ok ?
      4. Feche completamente o Google Chrome e reabra para testar !
      5. Agora, verifique o uso do disco no Gerenciador de tarefas para ver se isso resolveu o problema.
      6. Tente desativar também em Sistema (mais abaixo) "Usar aceleração de hardware quando disponível". Desative e repita o passo 4 acima.
      🔫 Método 7: Corrija o driver StorAHCI.sys

      Se você tentou todos os métodos acima, mas ainda não conseguiu resolver seu problema, eu acho que você deveria tentar corrigir o StorAHCI.sys - cuidado, atenção aqui !







      O problema do uso do disco do Windows 10 em 100% também pode ser causado por alguns modelos do barramento PCI-Express (AHCI PCIe) avançados do controlador de host executando junto o driver StorAHCI.sys devido a um erro de firmware - na imagem abaixo não há o Controlador AHCI SATA Padrão.

      gerenciador-de-dispositivos-windows10

      Com calma e atenção aqui vamos corrigir este probleminha que tanto nos assola.
      1. Abra o  Gerenciador de dispositivos do Windows.
      2. Expanda a categoria  Controladores IDE ATA/ATAPI e clique duas vezes no controlador AHCI.
      3. Vá para a  guia Driver e clique em Detalhes do Driver.
      4. Se você pode ver storahci.sys armazenado em um caminho da pasta system32, então você está executando a Controladora AHCI - mesmo que não seja listada no Gerenciador de Dispositivos.
      5. Feche a janela Detalhes do driver e vá para a guia Detalhes.
      6. No menu suspenso, selecione  Caminho da Instância do Dispositivo, copie ou anote o caminho.
      7. Abra o Regedit e navegue até: HKEY_LOCAL_MACHINE \ System \ CurrentControlSet \ Enum \ PCI \ < Seu controlador AHCI > \ < Número Randômico que você anotou > \ Expanda até Device Parameters \ Interrupt Management \ MessageSignaledInterruptProperties
      8. Clique duas vezes na chave MSIS e altere o valor para 0.
      9. Feche o Editor de Registros do Windows - Regedit e reinicie o computador após alterar o valor. 
      Aproveite e leia: Como configurar o HDD ou SSD para o modo SATA AHCI Full !
        💺 Método 8: atualize seus drivers de dispositivo - Geralmente Intel.

        Bem, se tudo que vimos acima não ajudou no seu caso  sobre o problema de uso de disco de 100% no Windows 10, ele pode ser causado por um driver de dispositivo obsoleto ou defeituoso, ou você também pode tentar definir no Painel de Controle nas Opções de energia e ajustar o Plano de Energia para Alto desempenho.

        Se nada acima funcionou para resolver o problema Windows 10 100% uso do disco, te aconselho a ler os dois artigos abaixo que podem lhe ajudar:

        - Guia avançado - Seu Perfil de Usuário cresceu de tal forma que está usando 100% do disco, deixando o Windows lento ao iniciar ? Resolva !

        - Como você mesmo pode excluir um perfil de usuário para corrigir problemas nas contas do Windows 10.

        👍 Conclusão:

        Acho que deu para notar que não existe um único problema que causa o uso do disco no Windows em 100% ou acesso ao disco em 100%, então acho que você deve tentar os métodos acima vendo qual funciona, sempre retornando as configurações do sistema ao padrão de fábrica caso note que tal mudança não fez efeito.

        Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

        O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

        Um comentário :

        Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

        Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !