Textual description of firstImageUrl

Erro no Cobian Backup


Couldn't create the destination directory, The filename, directory name, or volume label syntax is incorrect!


Recebemos um chamado de suporte técnico acerca de um Servidor Windows que efetuava backup para um dispositivo NAS na rede local, este dispositivo NAS possuía 4 discos de 1,3 TB em RAID 5 que exibia as seguintes mensagens na tela do Servidor Windows: Couldn't create the destination directory. The filename, directory name, or volume label syntax is incorrect !

erro-no-cobian-backup

Cobian Backup estava correndo como serviço, e executando cópias de sombra, aliás como sempre esteve executando no Windows Server 2008 R2 x64, até aí, nada demais.

Sei que alguns Administradores de Sistemas informam que o Cobian Backup rodando como serviço emite alguns erros esquisitos. Ok, erros são passíveis de acontecer, mas eu ainda não tinha visto nenhum deles acontecer comigo.

Verificar o caminho de rede:

O caminho de rede informado no log do servidor windows era \\Servidor_NAS\Backup, o que está acontecendo de errado ? Pensamos logo no direito de leitura e escrita no Servidor NAS Backup, verificamos as permissões e tentamos criar uma pasta qualquer.

Perfeito, criamos a pasta, copiamos arquivos para ela e apagamos os arquivos e pastas.

Bem, eu tenho permissões suficientes de leitura e escrita. Isto tudo foi feito direto na console do servidor que executa o Cobian Backup 11 Gravity acessando o Dispositivo NAS Backup Server.

Executar o backup novamente:

Tentamos executar o backup novamente e recebemos a mesma mensagem informando que o Cobian Backup não podia criar a pasta ou diretório de destino e que o nome de arquivo, nome do volume ou a sintaxe estava incorreta.

As vezes nós obtivemos a mensagem: "erro cobian backup mecanismo não encontrado".

Lembrando do D.O.S:


Foi então que lembramos de nossos tempos de DOS e de MSDOS onde recebíamos muitos destes erros por causa da nomenclatura 8.3 = oito caracteres no nome do arquivo sem espaços e sem acentos e 3 caracteres para nomear a extensão do arquivo...







Depois de tentarmos criar uma estrutura de pastas com nomes menores sem sucesso, decidimos tentar algumas coisas mais.


Cobian backup como serviço?

Desativamos o Cobian Backup como serviço e o colocamos como um aplicativo, rodamos o backup e novamente sem sucesso:  "O Cobian Backup não pode criar a pasta ou diretório de destino, o nome de arquivo, nome do volume ou a sintaxe estão incorretos."


Recebíamos também (menos frequente) a mensagem: "erro no backup caminho informado para backup não encontrado".

E também recebemos mensagens estranhas e desconexas de erro de backup como:
- Erro do provedor de cópias de sombra !

- Corrigir um problema no qual o backup falha e exibe mensagem de erro ou você recebe um código de erro tipo 0x800...

- Mensagens de erro quando tentava fazer backup em computadores Desktop Windows.

Levantamos, fomos dar uma volta, pesquisamos algumas soluções (muitas), e uma delas nos chamou a atenção dentro de um fórum que nem sei mais o endereço: "usar o endereço ip do Servidor NAS se você possui muitas pastas para fazer backup, ao invés do nome do servidor" que era Servidor_NAS.

E as mensagens de erro ao fazer backup no windows ? ou erro no cobian backup o mecanismo não foi encontrado ?

Apesar de não fazer muito sentido isso, pensamos: vamos testar isso agora, não temos nada a perder. 


Acessando pelo endereço IP:

Acessamos o console do servidor windows 2008, abrimos o aplicativo Cobian Backup, trocamos o caminho de destino do backup para o Endereço IP do Servidor NAS. Rodamos o backup e, pronto, sucesso total!

Refizemos todas as outras configurações de Backup apontando para o endereço IP do Servidor NAS e está tudo correndo perfeitamente bem, todos os dias.

Dica Bônus:


Se você continua recebendo erros sobre credenciais de login, erro de backup não pode criar a pasta de destino no backup, ou erro de mecanismo não foi encontrado. Confira abaixo a solução definitiva.






Solução deste erro no Cobian Backup:

Tente mapear uma unidade de rede que aponte para seu dispositivo de backup e deixe marcado a opção para salvar a conexão. Se possível mapeie a unidade através de endereço IP.

Quando você salvar este mapeamento, o Cobian Backup demonstrará o mapeamento como \\ip_do_servidor_pasta, e não como letra de mapeamento ou unidade. Não se preocupe com isso ok ?

Cheque suas credenciais de acesso dentro do Cobian Bakup, aconselho a apagar a conta no Cobian Backup e digitar novamente suas credenciais.

Conclusão:

Não é incomum receber outros erros como: "O mecanismo não foi encontrado, por favor veja a faq do cobian backup" ou o erro "cobian backup erro copia sombra de volume", neste caso recomendo você dar uma lida nos artigos: "Caminho de rede não encontrado" e "Como corrigir erros comuns em backup". Com certeza vão ajudar!

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !