Textual description of firstImageUrl

Tarefas de um administrador de sistemas


Sua empresa deveria pensar em investir na contratação de um administrador de sistemas de informações, mantendo seu parque tecnológico atualizado, funcionando e seguro.


O objetivo deste texto é mostrar uma visão básica sobre algumas tarefas que um administrador de sistemas realiza.

tarefas-de-um-administrador-de-sistemas

 Estas tarefas podem ser executadas por apenas um administrador de sistemas ou distribuídas por vários deles. Isso pode variar muito dependendo do tamanho da empresa.

Eu acho que toda empresa seja ela grande ou pequena, deveria possuir um administrador de sistemas de informação, seja ele um técnico básico ou de nível avançado, pois é necessário que pelo menos uma pessoa entenda das tarefas administrativas relacionadas ao sistema de informação da empresa.

Abaixo eu cito "algumas" de suas tarefas as quais eu mesmo realizo diariamente.

ATUALIZANDO HARDWARE NOVO OU ANTIGO:

Sempre que um hardware novo é comprado ou quando um hardware antigo precisa ser atualizado ou transferido de uma máquina para outra por motivos de manutenção ou upgrade, geralmente o sistema operacional tem de ser reconfigurado para reconhecer e começar a instalar este novo hardware.

Estas tarefas de suporte a hardware podem variar de apenas uma simples adição de uma impressora a rede, ou até atribuições mais complexas como configurações relacionadas a infraestrutura da rede.

INSTALANDO SOFTWARE NOVO OU ATUALIZANDO OS ATUAIS:

Sempre que a empresa adquire um novo software seja ele software livre ou não, ele deve ser instalado e testado normalmente afim de verificar compatibilidades e/ou incompatibilidades.

Depois de homologado ele deve ser implantado através de políticas de rede automaticamente, e, muitas vezes sem intervenção do usuário, através dos servidores da empresa.

Quando forem liberadas atualizações, estas devem ser testadas, homologadas e implantadas da mesma forma acima.

ciar-usuarios-windows

CRIAÇÃO, REMOÇÃO, E, ATRIBUIÇÃO DE DIREITOS A USUÁRIOS:

Um administrador de sistemas precisa acrescentar novas contas de usuários ao sistema, mas também necessita eliminar contas de usuários que não estão mais ativos dentro da empresa.

Além disso, é necessário atribuir permissões de acesso a todo este complexo de informações. O processo pode ser até um certo ponto automatizado, mas certas funções tem de ser executadas manualmente pelo Administrador de Sistemas ou Gestor Técnico.

Quando um usuário sai da empresa, ele não deve mais possuir acesso ao sistema, a conta deste usuário deve ser desabilitada ou excluída se for o caso. Mas o system administrator deve manter seguro em um backup as informações que foram geradas por este usuário.

REALIZAÇÃO DE ROTINAS DE BACKUP:

Em minha humilde opinião, acho que a realização de backups dos dados da empresa seja a tarefa mais importante que um gestor técnico ou administrador de sistemas deve efetuar.

Porém, não é assim que eu tenho visto nas empresas que visito. Esta tarefa não deve ser ignorada de forma alguma.

Backups sempre tomam uma larga quantidade de tempo, mas precisam ser efetuados dentro de uma rotina estabelecida. Estes backups podem ser completamente automatizados e devem ser monitorados pelo system administrator, jamais por um usuário.

MONITORAR OU AUDITAR A SEGURANÇA DA REDE:

Automaticamente importante, deve ser implantada uma política de segurança na empresa, verificando periodicamente estes logs de auditoria, afim de monitorar acessos não autorizados ao sistema, de forma que a segurança não seja nunca violada.

SUPORTE AOS USUÁRIOS DA EMPRESA:

Eu vejo que muitos administradores de sistemas se isolam desta tarefa. Quase nunca vejo nas rotinas dos Gestores Técnicos a tarefa de ajudar os usuários quanto a seus problemas.

Isto jamais pode ser relevado por um gestor técnico, pois está intimamente ligado as suas tarefas diárias, exceto, se a empresa em questão for muito grande, então estas tarefas de suporte ao usuário  teriam de ser distribuídas através da(s) equipe(s) de suporte ao usuário.

DOCUMENTAR TUDO O QUE ACONTECE NO AMBIENTE:

Eu já disse antes que tenho mania de anotar no OneNote tudo o que eu faço ou quero lembrar. Pense bem: é normal que um sistema seja modificado para atender às necessidades de uma empresa.

É obrigação do administrador de sistemas de informação documentar todas as mudanças quanto possíveis, e, os aspectos do sistema referentes ao ambiente local da rede de computadores.

Essa tarefa que não é nada simples, inclui documentar qualquer mudança ou software instalado que diz respeito ao ambiente da empresa.

Mapas da infraestrutura da rede, hardware dos computadores, dos backups, politicas e procedimentos devem entrar neste documento.

Conclusão:

Bem, como você pode notar, existem algumas ou várias tarefas que um administrador de sistemas  de informação pode desempenhar. Se você deseja incluir mais alguma tarefa, basta comentar.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !