Textual description of firstImageUrl

Dispositivos para backup e armazenamento


O que são servidores de Backup Storage tipo DAS, NAS e SAN e como podem lhe ajudar com a cópia de segurança de seus dados.


Quando tratamos de dispositivos de armazenamento de dados, logo vem a nossa mente alguns pensamentos como, HD’s para aumentar espaço, backup, cópia de segurança...
dispositivos-para-fazer-backup
Mas quando tratamos de um ambiente de redes de computadores, temos 3 nomenclaturas bem diferentes umas das outras: DAS, NAS e SAN.

Vamos dar uma olhada em cada uma delas e suas aplicações.

DAS - Direct Attached Storage:

Um DAS nada mais é do que um disco local ou discos locais conectados a um servidor, desktop ou laptop. Esse tipo de armazenamento pode ser interno ou externo como nos casos de HDDs ou SSD´s USBs que são muito comuns hoje em dia, baratos e ótimos para se fazer backup.

DAS-Direct-Attached-Storage
DAS - Direct Attached Storage

Usando um DAS você pode fazer suas cópias de segurança de backup e restore usando qualquer software de backup.

Por exemplo: você pode usar o backup do Windows ou backup do Linux ou até mesmo o Cobian Backup que é grátis e muito usado para fazer cópia de segurança dos seus dados.

NAS - Network Attached Storage:

Um NAS já é um pouco diferente, pois possui embutido (embarcado) um sistema operacional completo que funciona com o objetivo primário de ser um servidor de arquivos, servidor ftp, servidor streaming ou outro tipo de servidor ligado diretamente a rede por um cabo de rede ou Wi-Fi.


Quando esse tipo de Armazenamento está conectado a uma rede via um cabo de rede Cat5 ou Cat6, ele poder ser compartilhado com diversos clientes ao mesmo tempo, e, cada um destes clientes o enxergam como se fosse um servidor de rede.

NAS-Network-Attached-Storage
NAS - Network Attached Storage
Pode-se inclusive, e, é comum usá-lo como servidor de arquivos compartilhando arquivos na rede. Seu sistema permite que você crie usuários e atribua permissões respectivas aos mesmos.

Você pode também criar pastas e definir permissões de acesso aos usuários que poderão usar estas pastas e usufruir disto tudo como um servidor físico em sua rede. É uma solução de médio custo e a que mais recomendo atualmente.

SAN - Storage Area Network:

SAN é um tipo de storage mais caro que os demais, geralmente é usado em grandes empresas que podem e precisam de uma estrutura de backup redundante voltada a alta performance, possuindo acesso mais rápido e eficiente a discos que compõem esse storage.


O benefício que eu mais cito em se possuír um SAN, é a facilidade de compartilhamento e uso em vários servidores de rede.

Porém, vale ressaltar que o SAN sempre é conectado direto a servidores, sendo controlados pelos próprios servidores da empresa.

SAN-Storage-Area-Network
SAN - Storage Area Network:

Um SAN permite aumentar a capacidade de armazenamento infinitamente, o acesso a seus dados é extremamente rápido, e também permite um processo de backup e restore de dados quase que infalível, pois replica a cópia de segurança de dados em vários servidores de armazenamento online ou local balanceando a carga da rede de computadores, permitindo assim transferências de dados rápidas de grandes volumes, com isso ele reduz a latência de I/O (entrada/saída).

Podemos afirmar que a grande diferença entre NAS, DAS e SAN, é que os servidores NAS utilizam transferência a nível de arquivo, enquanto Storages DAS e SAN utilizam armazenamento em blocos, sendo assim as operações de escrita e leitura de dados são bem mais rápidas e eficientes, porém são muito mais caros, possuem alto custo de implementação e gerenciamento, e, muitas vezes são necessários hardware e software de diferentes vendedores o que dificulta a padronização.

Conclusão:
Com este texto bem compacto, nós conseguimos ter uma boa noção sobre quais os tipos de armazenamentos de backup podemos utilizar num ambiente de redes de computadores.

Por favor deixe seus comentários abaixo !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !