Textual description of firstImageUrl

A verdade sobre os cabos de rede


Até quantos metros funciona um cabo de rede LAN ? Quais as diferenças e semelhanças entre o padrão Ethernet Cat5 e Cat6 ? Qual a diferença de velocidade entre os tipos de cabos de rede ?


Vamos por etapas é claro, são muitas perguntas e muitas respostas extensas, mas não vou me alongar muito. Vou simplificar o quanto puder este artigo e tentar ajudar ao máximo quem está com dúvidas sobre qual cabo de rede utilizar em sua rede.
verdade-sobre-cabos-rede
Há dois tipos principais de cabos de rede, Cat5 e Cat6, também são os mais utilizados hoje em dia, são os que eu uso e recomendo também.

Vamos dar uma olhada abaixo nas semelhanças e diferenças destes cabos de rede, e, aproveito para citar, que até as empresas de TV a cabo utilizam este padrão de cabos também.

CATEGORIA 5:
Um cabo de rede de categoria 5 funciona com velocidades de até 100Mbits em um cabo de rede com comprimento máximo de até 100 metros.

A maioria dos cabos de rede de categoria 5 ou Cat5 foram projetados para redes antigas, com outros padrões da época onde não existiam ainda cabos de rede Gigabit na rede local e placas de rede que suportassem um padrão mais novo como o Gigabit.

Os cabos Cat5 usam apenas dois pares (4 fios) trançados para enviar e receber dados. Vale ressaltar que estes cabos continuam a constituir a maior parte da infra-estrutura de várias empresas no mundo.
cabo-rede-utp
CATEGORIA 5e:
A Cat5e (e = enhanced) é uma especificação melhorada da categoria 5. Ao reduzir o ruído e a interferência de sinal, o Cat5e foi capaz de aumentar a velocidade de transferência para até 350 Mbits acima de 100 metros de comprimento de cabo, o que abre muitas possibilidades localmente e de forma barata.

O novo padrão também exigia que todos os cabos incluíssem quatro pares trançados (todos os oito fios eram usados).


Esta categoria de cabos permite até 50 metros de comprimento de cabo de rede Categoria 5e para executar o padrão Gigabit Ethernet 1000BASE-T, mesmo assim a velocidade máxima da rede fica em 350Mbits mesmo usando placas de rede Gigabit.

Ressalto que em uma rede local onde você navega também na internet, assiste vídeos, troca arquivos como planilhas, documentos e fotos, eu acho que 350Mbits lhe atenderiam muito bem não é ?

Pense assim: quantas pessoas você conhece com acesso a internet igual ou superior a 100Mbits ?

acesso-100-Megabits

CATEGORIA 6:
Hoje é comum encontrar e comprar no mercado cabos de rede Cat6, mas nem sempre foi assim. A adoção do padrão ethernet Gigabit 1000BASE-T exigiu novos padrões de cabos capazes de transmitir a uma freqüência maior.

O cabo categoria 6 usa fios de bitolas mais grossas, e possui a blindagem aumentada para reduzir o ruído e a interferência do sinal.

As especificações garantem que cabos de rede Cat6 suportam até 100 metros de comprimento com velocidades de transferência de 1000 Mbits.

Velocidades maiores só são possíveis de atingir quando se reduz o comprimento dos cabos para menos de 50 metros.

Abaixo o padrão 568A e 568B de crimpagem de cabos de rede 10/100/1000

padrao-568A-568B-crimpagem-cabos-10-100-1000

CATEGORIA 6e:
Categoria 6e é uma especificação melhorada dos cabos Cat6 que foi projetada para duplicar a freqüência de transmissão. Ao envolver a Categoria 6e em blindagem de folha aterrada, velocidades de 10-Gigabit Ethernet podem ser alcançadas sem sacrificar o comprimento máximo do cabo de 100 metros.


As empresas de TV começaram a substituir estes cabos de rede por fibra ótica nas cidades, isso já faz um bom tempo. Mesmo assim, em vários pontos de rede como residências e prédios comercias onde será feita a distribuição do sinal, ainda são encontrados cabos CAT5x e CAT6x.
cabo-conector-categoria6
Conclusão:
Como descrito acima, os cabos de rede que eu mais recomendo que sejam usados são os CAT6e que são um pouco mais caros, ligeiramente mais grossos e menos flexíveis. Porém são cabos que suportam velocidades incríveis e certamente você vai ficar com eles durante muito tempo ainda.

Se você optar pelo CAT5e que é mais barato, e, seus switches e placas de rede suportarem o padrão Gigabit Ethernet (1000Mbits), a taxa de transmissão e recepção serão muito boas também. Vejo a maioria das redes neste padrão. Ambas as categorias possuem vantagens.

Você quer comentar ? Então deixe seus comentários abaixo por favor !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !