Textual description of firstImageUrl

Como melhorar o sinal wifi do roteador


Qual é o melhor canal de roteador wireless ou wi-fi ? Dicas para melhorar o seu roteador wireless em casa ou no trabalho.


Tendo configurado alguns destes novos roteadores, verifiquei de imediato as dúvidas da maioria dos usuários na instalação destes roteadores wireless.

como-melhorar-sinal-wifi-roteador

Logo a seguir (eu anoto tudo) criei esta pequena lista para você verificar sozinho ou junto com seu técnico de computadores ou seu técnico de rede, se os itens abaixo estão de acordo com os padrões recomendados.

Como aumentar o sinal do wifi de modo fácil com apenas 6 dicas!


Ⅰ - POSIÇÃO DO ROTEADOR:

Pode parecer óbvio o que vou dizer: mas trocar a posição do roteador wireless é uma das formas mais simples, eficazes e baratas de melhorar o sinal do wifi.

A antena do roteador lança o sinal wifi em várias direções ao mesmo tempo, se você puder posicionar seu roteador wifi no meio da casa seria ótimo.

Se você não puder fazer isso, acho que você vai precisar de um repetidor de sinal ou outro roteador dependendo do caso.

Ⅱ - PRIORIDADE DE SERVIÇOS DE SEU ROTEADOR:

Os novos modelos de roteadores wireless contam com funções designadas de QOS (Quality of Service) ou em alguns casos: WMM (Wireless Multimedia).

Estes recursos não devem ser ignorados pois permitem que os usuários configurem dispositivos como tablets, celulares e até programas com certo nível de prioridade de conexão.

Você ou seu gestor técnico podem definir regras que se aplicam a determinados dispositivos ou computadores deixando-os com mais largura de banda, e que certos programas ou até jogos online tenham certa prioridade de velocidade no uso da conexão.

O que acontece aqui é que depois de definidas certas regras, sua conexão se torna mais estável e uniforme sem você achar que a mesma sofre de picos altos e baixos na velocidade da conexão.

Onze dicas para melhorar a potência e a largura de banda do seu roteador Wi-fi para atingir a máxima velocidade possível. A dica #3 é ótima!


Ⅲ - ALTERAR CANAL PADRÃO:

Sem me aprofundar e ser muito técnico aqui,  os roteadores possuem um seletor de canais assim como os rádios walkie talk.

Algumas frequências são pré-definidas de fábrica para você simplesmente instalar e usar sem precisar de muitas configurações adicionais, simplesmente plug and play.

Aproveite e entenda qual é o melhor canal do roteador Wi-Fi!


Agora pense nisso: Imagine que você está falando com seu amigo através de um rádio walkie talk, você repara também que ao falar com seu amigo o canal de conversação de vocês está muito congestionado com muita gente falando ao mesmo tempo, e aí você nota que chiados e falhas nas conversas estão atrapalhando a conversa de vocês.

Vamos supor agora que você ou seu amigo pedem para trocar de canal para um canal menos congestionado...

Acho que você já entendeu o conceito da coisa não é ? Pois é troque o canal de seu roteador wifi se notar que em certos momentos sua conexão está muito lenta, peça ao seu técnico para fazer um survey wifi para verificar se há congestionamento de sinal wireless na localidade.

Como encontrar o melhor canal Wi-Fi para melhorar a velocidade da Internet ? Leia aqui !


Também atente para que se você reside em uma casa com paredes grossas ou muitas paredes, ou seu escritório possui muitas paredes também, você pode ter problemas com zonas mortas onde sua conexão sem fio simplesmente não funciona ou o sinal é demasiadamente fraco, com um survey wireless você pode melhorar o sinal wifi ou até procurar o melhor canal wireless pra você ou sua empresa.

Ⅳ - CUIDADO COM VELOCIDADES:

Seu roteador wireless novo possui velocidades pré-definidas de fábrica, mas nem por isso você irá utilizar a maior velocidade possível.

Muitos técnicos de rede ou técnicos de computadores não testam ou verificam os dispositivos que conectarão ao roteador quando estão instalando roteadores wifi. Então eu acredito que eles também não irão detectar o melhor canal wireless para ser usado em 20 ou 40 mhz pelos seus dispositivos. Fato !

Ⅴ - QUAL A MELHOR CONFIGURAÇÃO PARA O ROTEADOR ?

Mais tarde com certeza será necessário testar a estabilidade da conexão, porque uma velocidade de conexão muito rápida não é sinal de uma conexão estável.

Não adianta ajustar seu wireless para o melhor canal wifi 5ghz que isto não lhe garantirá mais largura de banda, pois alguns canais wifi podem possuir menos interferências, mas também possui menos largura de banda tanto em 20Mhz ou 40Mhz.

Verifique se seus aparelhos são compatíveis com as novas velocidades de conexão, se não souber verificar sozinho, chame um gestor técnico que também seja técnico de redes para lhe ajudar.

Aproveite e dá uma lida no artigo sobre "Os tipos de antenas wireless mais usados e recomendados".

Ⅵ - O QUE FAZER PARA MELHORAR O Wi-fi ?

Mantenha tudo atualizado, o motivo aqui é segurança e padrões atuais. Se você mantiver seus dispositivos e computadores atualizados, também estará tornando-os mais seguros e compatíveis com os padrões atuais de hardware e software disponíveis no mercado, além é claro de prover um bom sinal wireless.

CONCLUSÃO:

Não deixe de lado o software do roteador (firmware), é necessário manter seu roteador wireless atualizado, rápido, seguro, estável  e compatível também.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !