Textual description of firstImageUrl

Tipos de Antenas Wireless ou Wi-Fi


Antena Omni, Antena Setorial ou Antena Grade para Wireless.


Tendo instalado algumas redes com antenas para wifi potentes, pontos de acesso ou hotspots em comunidades carentes e também em condomínios de casas e até prédios, eu obrigatoriamente preciso conhecer um pouco mais que o básico sobre antenas e roteadores para wireless.

tipos-de-antenas-wireless-ou-wi-fi

Não vou me alongar tecnicamente aqui pois este não é o objetivo deste artigo, e sim ajudar pelo menos a conhecer os 3 tipos principais de antenas para acessos de longa distância externo e ajudar a sanar um pouco de dúvidas se for possível.

Abaixo eu exemplifico 3 tipos de antenas para wi-fi que eu pessoalmente uso para cada tipo de situação que eu venha a encontrar.

Quais tipos de antenas wireless externas e internas são as melhores?


1) Antena Setorial ou Painel Setorial:


É um tipo de antena direcional porém moldada para ser usada por setores, normalmente em estações base como aquelas antenas de celular que você vê espalhadas por ai.

Ela é normalmente utilizada para comunicação do tipo ponto para multiponto.

O sinal de cada antena destas abrange um ângulo de 90 graus no máximo. Se quiser que estas antenas wifi irradiem sinal em todas as direções é preciso montar uma estação base setorial conforme a figura abaixo.

antena-setorial-painel
Antena setorial ou painel
Diversos projetistas amadores, compram uma única antena omni que normalmente parece ser a melhor opção do que adquirir quatro antenas Setoriais (com ângulo de abertura horizontal de 90 graus cada).

antenas-wireless-wi-fi-para-distancias

Apenas parece, pois antenas do tipo Omni diminuem seu ângulo de emissão na vertical conforme aumentam seu ganho. Ou seja: quanto maior aumenta-se o ganho menor a distância de abrangência da antena.





Antenas setoriais apresentam um ângulo vertical condizente com sistemas ponto-área outdoor. Há antenas deste tipo que conseguem abranger grandes distâncias com um ângulo de abertura de até 90 graus na vertical.

Este aí sou eu mesmo (Luiz Ernesto - Gestor Técnico) montando um painel setorial

Se quiser atingir longas distâncias enviando sinal em todas as direções será necessário montar uma estação base de antenas painel setorial conforme a figura acima.

Observação: Não existem tipos de antenas para internet. Isso não é real !

Qual é o melhor roteador wireless para longa distância ? Boa pergunta, talvez você encontre a resposta aqui, mas a resposta é longa !

2) Antena de Grade:


Esta antena é a mais comum utilizada para obter sinal de uma Antena Omni que irradia seu sinal em 360 graus ou uma antena setorial que irradia seu sinal em até 90 graus, ou até mesmo um link básico ponto a ponto.

Possui uma abertura de mais ou menos 45 graus, e é muito utilizada junto a provedores de acesso wireless, mas sempre é instalada no lado do cliente, pois o sinal recebido precisa ser captado com o mínimo possível de interferências ou chegar o mais forte possível.

antena-grade
Antena de grade

3) Antena Omni e Atena Omni direcional:

Estes dois tipos de antenas são a mesma coisa. Elas possuem uma abrangência de sinal de 360 graus e normalmente são usadas em estações base para distribuir sinal dentro de uma determinada área ou perímetro.

Aproveite e leia: Qual é o melhor canal do roteador Wi-Fi!


Também são muito comuns em Pontos de Acesso e Roteadores Wireless comuns no mercado, bem como em antenas embutidas em notebooks, tablets, smartphones, etc...

antena-omni-direcional
Antena omni
Conclusão:

Espero que tenham gostado, e principalmente elucide um pouco as dúvidas que vocês tenham sobre antenas externas wi-fi ou redes wireless de longa distância.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

3 comentários :

  1. Mas qual é a mais indicada no caso de uma rede ponto a ponto?

    ResponderExcluir
  2. A antena setorial é a mais indicada para mandar o sinal e para receber pode-se usar a de grade.

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !