Textual description of firstImageUrl

NET virtua bloqueia portas CFTV e outras !


Entenda porque seu cftv, vpn, dvr, games, e outros serviços, não funcionam devido ao bloqueio de portas da NET.


Será que a NET VIRTUA está ilegalmente bloqueando algumas (quase todas) as portas de conexão de internet ? Isto tem acontecido (ainda) comigo impossibilitando alguns de meus trabalhos.
 
net-virtua-bloqueia-portas-cftv-e-outras 
Algumas vezes eu preciso enviar arquivos para servidores de clientes via FTP, e acessar servidores via SSH (que pessoalmente odeio), e noto que em alguns clientes eu consigo, e em outros não.

Segundo a net, no plano residencial as portas 21 e 22, 25, 53, 80, 110, 135, 136 a 139, 443, 445, 587, e 434, são bloqueadas para usuários de planos domésticos, de outra forma eu teria que trocar meu plano para empresarial.

O NET VIRTUA BLOQUEADO NO DATACENTER !

NET Virtua bloqueando portas

Sim meu caro, continuamos a ter problemas ! Eu tenho experimentado problemas ao utilizar a conexão da NET, me impedindo de acessar alguns sites e serviços que não são comuns como os da Dark Web, e outros descritos acima.

Porém eu descobri que navegando por outras operadoras e pela rede de dados do meu smartphone que é de outra operadora, eu consigo tranquilamente ! 😁

Com as experiências que tive anteriormente, noto que muitas pessoas (e técnicos da NET) que tive contato, afirmam que este problema seja causado pela NET permitir apenas redirecionamento de portas no modem (port forwarding) para os clientes de planos empresariais.

Tudo bem que a gente sabe que o IPv4 está ficando escasso pela falta de disponibilidade de IPs para todos, inclusive a NET fornece nosso serviço de internet via NAT, que é uma solução adotada mundialmente, até aí normal !

Então; nossa conexão de internet é feita em uma sub-rede da NET através de um IP público na internet, mas este ip público não é o que está no seu modem e sim o do NAT, afinal estamos por trás de um servidor ou roteador NAT certo ?

Se estamos por trás de um roteador nat que bloqueia portas ou está com suas portas fechadas devido a regras no firewall (da net), o que acontece é que sua (nossa) navegação é roteada normalmente, mas não há nenhum redirecionamento de portas nos roteadores nat da NET (agora NET Claro) apontando para seus servidores ou serviços que você quer ativar e/ou fornecer.

Vendo pelo lado da NET, imagine a quantidade de pedidos para rotear portas no Datacenter NET, isso se torna inviável para a empresa, certo ?

Não é bem assim, continue lendo que tvz tenha solução !







Não desative o firewall do modem da NET !!!

Pensando num firewall e aqui o processo é o mesmo, algumas portas são comuns, exemplo: a porta 80 e/ou a porta 443 são usadas comumente pelo HTTP e  HTTPS repectivamente.

Eu tenho visto que quase todos os modems e firewalls que vi configurados estão configurados com regras que permitem o tráfego pelas portas mais comuns, e ao mesmo tempo bloqueiam as portas não tão comuns, este é o caso da NET.

Sim, isto é até parte do problema que temos com o net virtua, mas lembre-se que: se você desativar o firewall do modem, vai piorar tudo, precisamos do firewall ativo para fazer funcionar o port forwarding, que é um serviço do firewall.

A NET virtua bloqueia CFTV/DVR !

Aconteceu comigo: após alguns dias de trabalho batendo cabeça tentando, eu cheguei a conclusão que o Datacenter da NET realmente bloqueia a abertura de portas nos seus modems.

Na verdade, eu até consigo abrir a porta 9009 para minha central de cameras cftv, porém a porta 9010 após devidamente aberta no modem, não funciona de jeito nenhum, e nem vai !

A NET Claro sempre informa que tenho que trocar meu plano para o NET Empresas.

Eu obtive sucesso com meu CFTV fazendo port forwarding alternativamente nas portas 37777 e 37778 até agora, mas acredito que eles bloquearão estas portas lá no firewall deles a qualquer momento - tomara que não !

Naquele meu outro artigo de abril de 2017 eu falei sobre o net virtua bloqueando portas no modem, o artigo foi: A frase mortal do Net Virtua bloqueado, vale a pena dar uma lida no artigo e nos comentários !







O NET VIRTUA BLOQUEADO NO DATACENTER TEM SOLUÇÃO ? SIM TALVEZ TENHA !

Solução I: solicitar a troca do modem !

Eu já vi e já fiz isso algumas vezes, e é uma solução que funcionou durante um tempo, mas que como eu disse acima: até a NET descobrir como bloquear as portas no novo modem, ou mudar configurações em seu datacenter.

Você pode adotar o que já fiz algumas vezes: desligar o Wireless do modem, configurar ele para o modo bridge e utilizar um roteador próprio sem depender da net virtua.

Solução II: utilizar outras portas no firewall !

Sim, esta é a minha solução predileta, mas vai exigir um pouco mais de conhecimento na configuração de portas, além do trabalho contínuo.

Vejo muita gente (muita mesmo) utilizando a porta 53 que é uma porta do DNS, mas não recomendo utilizar esta porta para comunicação de Servidor de Câmeras DVR.

Uma dica que deixo aqui que eu também utilizo é ajustar as configurações de port filtering do seu modem como "0.0.0.0" (número zero), isto é o mesmo que deixar passar tudo pelo modem filtering, é uma solução radical pois deixa passar tudo, em alguns modems funciona, outros não !

Esta é uma solução que a NET Claro deveria adotar !

Solução III: utilizar um servidor proxy !

Bem, essa solução não é das melhores, além de ser bem mais complexa que as soluções anteriores, exigirá mudanças no seu modo de conectar a internet, porém é uma solução muito funcional.

Infelizmente poucos sabem usar uma VPN e um servidor proxy corretamente, mas funciona muito bem !

Solução IV: a NET está forçando o uso do NAT como padrão !

Você precisa entender que a NET sempre dirá que eles não bloqueiam nada, e que não há o que possa ser feito !

Mas eu testei reclamar na ANATEL, e num passe de mágica minha solicitação de remover o bloqueio de portas ou deixar passar tudo foi prontamente atendido.

Mas aqui tem uma pegadinha: eu perguntei ao técnico que me ligou se eles iriam me retirar da rede NAT permitindo meu acesso direto sem filtros: eles disseram que sim, e pela voz do ouro lado do telefone,  não gostaram nada disso ! 🙂

Meu ip continuou o mesmo, mas acredito que eu tenha sido "tirado do filtro" com uma exceção na regra de firewal da NET Claro.

Conclusão:

Decida o que você acha disso tudo, e desculpe se a informação for meio confusa neste artigo. Acho que você entenderá o que ficou "CLARO" neste artigo, se você leu meu outro artigo entenderá tudinho !

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Um comentário :

  1. Excelente e muito profissional o registro deste horrível problema que ainda acontece na NET.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !