Textual description of firstImageUrl

Linux diariamente


Por que você (eu) usa Linux além do Windows também ?


Quando recebo esta pergunta a resposta mais simples que consigo dar é: pelo mesmo motivo que você usa Windows ou OSX, e por muita curiosidade também.

usar-linux-diarimente

É verdade que eu uso Linux já fazem alguns anos, e efetuando manutenção de computadores e administrando sistemas não tem como eu não usar.

Eu uso atualmente o Ubuntu Mate além do Linux Mint, e Debian é claro, ambos com ambiente Gnome ou o Cinnamon que é derivado do próprio Gnome.

Eu gosto de um ambiente clássico, então o Mate ou o Debian com ambiente Gnome puro são uma boa opção pra mim, e é o que recomendo para meus clientes e amigos que solicitam alternativas grátis livres de royalties.

Mas quais são os motivos verdadeiros para eu usar Linux também ?

Pra começar, eu acho o Linux um sistema operacional robusto, rápido e bem seguro, e esse foi um dos motivos que me fizeram optar pelo uso do Linux também, sem contar meus objetivos profissionais é claro.
Linux-diariamente
O Linux é diferente do Windows assim como o OSX da Apple é, mas com um pequeno treinamento de alguns minutos apenas você consegue utilizar tudo dele, digo: música, vídeo, internet e suítes de escritório.

Bem, como eu valorizo meu tempo e o das pessoas também, quando eu instalo o Linux para usuários que vieram do Windows por exemplo, eu não instalo dezenas de programas para tê-lo totalmente funcional, apenas o básico para o usuário entender o sistema. Menos é mais !

Por que escolher o Linux ?

Uma das coisas que me agradam no Ubuntu Linux, é que ao invés de gastar horas de trabalho ou até dias para ter um sistema operacional completo funcionando e configurado, bastam algumas horas.

Ao final da instalação o sistema está totalmente pronto com softwares para tocar músicas, assistir vídeos, e softwares de escritório, como planilhas e editores de texto semelhantes ao Microsoft Office, e que são grátis também.

Chamo a atenção também sobre o fato do usuário comum que vem do Windows entender que não pode usar o Linux pensando que é tudo igual ao Windows, na verdade não é !

Mas como eu disse antes: em poucos minutos tudo se ajeita. O Linux não é um bicho de sete cabeças. 

Eu usava o Linux Mint direto, e antes dele usei outras distribuições mais antigas como Conectiva, RedHat, e até o falecido Linux Kurumin que era uma distro Brasileira.

As vantagens do Linux em relação ao Windows:

Optei pelo Ubuntu Mate por considerar mais fácil e mais didático para usuários que vem do windows, e também é grátis, claro !

Bem, na maioria das vezes eu indico o Ubuntu ou Linux Mint para uma empresa que não pode ou não quer comprar licenças Windows. Como dito acima: "Livre de Royalties"!
suporte-tecnico-personalizado
Vale a pena usar Linux ?

Veja bem, desde que eu uso e recomendo o Linux tanto para uso próprio ou profissionalmente, eu noto que para tudo que já fiz ou faço no Windows existe um programa semelhante ou até igual como alternativa para o Linux.

E quando não tem ? Eu uso um emulador tipo Wine ou uma máquina virtual dentro do VirtualBox.

Que fique claro, que hoje em dia há muitas alternativas ou até mesmo softwares que rodam em Linux, Windows, ou OSX da Apple, basta dar uma procurada na internet que sempre tem boas alternativas.

Assim como o sistema da Microsoft, o Linux possui uma comunidade muito grande de pessoas na internet, que estão dispostas a ajudar ao máximo que puder. E isto é uma coisa muito boa em termos de suporte e soluções.

Porquê o linux não é popular como o windows ou o apple ?

Eu realmente costumo pensar que o principal motivo do Linux ainda não ter se popularizado nos pcs e notebooks, é que os usuários ainda acreditam que o Linux é muito difícil de instalar e usar.

Pessoas comuns, acham que o Linux é apenas algo relacionado a técnicos ou hackers. Eles não tem noção por exemplo que usam muito o Linux no Smartphone.

Smartphones com sistema Android são na verdade sistemas Linux.

Em minha humilde opinião, o motivo principal da falta de adoção nos pcs, é a falta de padronização por haver muitas opções de Linux, isso sim atrapalha demais.

Leia este artigo sobre o Linus Torvalds falando sobre a padronização do Linux !

Um outro motivo do Linux não ser tão popular quanto o Windows, é pelo fato do Windows vir instalado de fábrica quando você compra um pc novo ou notebook novo.

Conclusão:

Mesmo eu como sendo um Gestor Técnico Administrador de Sistemas, recorro a comunidade Linux e fóruns. Tem sempre alguém que já passou pelo problema que eu passei ou passo, e isto ajuda muito.


Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !