Textual description of firstImageUrl

Sincronizar horário do computador


Para que serve um servidor de horários na internet ? Eu preciso sincronizar meu computador ou dispositivos com a hora ou horário da internet?


Já se foi a época em que o relógio de pulso na hora certa bastava. Vamos começar a pensar em algo realmente simples, a única coisa complexa seria sincronizar a hora do seu computador ou servidor no caso de uma rede de computadores, com a hora certa na internet. Simples assim !

sincronizar-horario-do-computador

Desta forma temos um servidor de horários chamado de serviço ou servidor NTP, que permite que todos os equipamentos conectados a internet sejam sincronizados com uma precisão de milissegundos e mantenham esses relógios atualizados constantemente.

Para que seria necessária toda essa sincronização  Porquê preciso sincronizar com um servidor de horário na Internet?

Um administrador de sistemas de informações como eu por exemplo, ou um gerente de Tecnologia da Informação deve sempre atentar sobre certas necessidades e serviços que as redes ou os seus usuários requisitam ou até utilizam sem saber. Em nosso caso, voltado a sincronização de horário com a hora do Brasil ou de nossa localidade !

Talvez você tenha chegado aqui querendo saber apenas como configurar a data e hora, relógio atrasando, ou apenas como sincronizar a hora do pc com a internet, ou, como configurar o relógio do sistema para que seja ajustado automaticamente para o horário de verão ! Neste caso vai lá no final deste artigo que o Gestor Técnico explica como fazer.

Temos vários exemplos, como: e-mail, login e logoff de usuários, firewall, anti-vírus, gestão de documentos, e, vários outros detalhes.

Isto tudo é usado quando você está conectado, e hoje todos nós estamos conectados, seja através de celulares ou através de computadores, tablets, etc... Então, nós precisamos sincronizar automaticamente nossos dispositivos com um servidor de horário na Internet.

Configurando o servidor de horário:
É comum realizar o direcionamento de seu serviço de horário para um servidor especializado em prover este serviço, por isso o serviço de horário ou servidor NTP é muito importante em nosso cotidiano. Você pode configurar seu horário na internet por aqui !

A sincronização é feita por um dos dois sincronizadores públicos de tempo disponibilizados pela Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no meu caso situado aqui no Rio de Janeiro.

Ajustes do fuso horário ou horário de verão são feitos automaticamente.

De modo bem simples o servidor NTP é um serviço que informa a hora correta e precisa para todos os equipamentos conectados a uma rede local ou através da internet.

Como sincronizar a data e a hora de servidores de rede com a data e hora dos computadores em uma rede ?
Eu acho que uma grande vantagem de se usar um servidor NTP na internet é manter atualizado o relógio de todos os computadores dos usuários conectados a uma rede automaticamente, e, isso inclui a sincronização com a rede mundial de computadores: INTERNET !

Sistemas operacionais como Windows, Mac OSX, Linux e Android permitem usar servidores NTP para manter seus relógios sincronizados.

Se você quiser testar um comando para sincronizar a hora com um servidor ou outro computador na redelocal ou internet, digite no prompt de comandos: net time \\número-ip-ou-nomedocomputador /set /yes

Mas não é só isso o que um servidor NTP faz ou fornece - veja o vídeo abaixo:

Servidor de tempo ou horário
A importância da hora certa e sincronizada na internet !
#redessociais #computador #compredopequeno
Publicado por GestorTecnico.net em Quinta, 8 de setembro de 2016


Há também equipamentos de redes como switches, roteadores e firewalls que necessitam estar sincronizados com extrema precisão de horário para garantir que os logs (registros de eventos) estejam perfeitamente sincronizados para garantir a comunicação entre estes diversos equipamentos.

Isso sim é muito complexo para eu explicar em poucas linhas.

Quer um exemplo básico ?
Sabe quando ocorre uma tentativa de intrusão ou ataque a um ou vários servidores em uma rede estando ela na internet ou não ?


Estes eventos precisam ser logados e também evitados através de determinado horário entre os equipamentos.

Porém, se os relógios destes equipamentos, como firewall, switches e roteadores estiverem fora de sincronia, pode ser impossível saber ou evitar esta tentativa de ataque.

Por isso é muito necessário sincronizar perfeitamente na casa dos milissegundos os equipamentos da rede, para que os logs e registros desses equipamentos possam depois ser analisados corretamente, e, posteriormente agir para evitar novos ataques.

De qualquer maneira, um serviço, servidor de horário de internet ou servidor confiável de NTP, é necessário para dar sentido ao emaranhado de informações que os logs e registros dos equipamentos de rede geram.

horario-do-windows

Imagine um banco sem um servidor de horários, como o banco iria controlar os depósitos, saques, transferências, e, outras operações financeiras diariamente  ?

E uma escola ? Como iria controlar a entrada e saída dos alunos, notas bimestrais, calendário, etc...

Quer um exemplo mais complexo ?
Imagine então um aeroporto que precisa saber de todos os voos, partidas e chegadas de todos os aeroportos ? Tem de haver muita sincronização de horários não é ?

Talvez você tenha chegado aqui querendo saber apenas como Configurar a data e hora, relógio atrasando, ou apenas como sincronizar a hora do pc com a internet !

Este exemplo demonstra como sincronizar o relógio, hora e data do Windows 10 ou apenas mostra como atualizar data e hora do pc.
1 - Clique no menu iniciar e digite Alterar a data e a hora.
2 - Clique na opção de menu: Alterar a data e a hora.
3 - No painel que abriu, basta definir as opções que deseja.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !