Textual description of firstImageUrl

Criar disco de reparação do sistema


O que é um disco de reparação do sistema operacional e como criar um disco reparador no Windows.


Poucas pessoas sabem que o Windows oferece a maioria das ferramentas que você precisa para solucionar problemas e corrigir um computador com defeito no sistema operacional.

midia-de-reparo-windows

O truque é criar um disco ou de recuperação do sistema operacional em um CD, DVD ou Pendrive com as ferramentas do próprio sistema.

Neste tutorial, vamos lhe explicar o que é a reparação do sistema operacional e como ela é útil. Você mesmo pode criar um disco ou pendrive de reparação para corrigir computadores com problemas.

O que é um disco de reparação do sistema ? Quais ferramentas são encontradas em um disco de reparo do sistema?



criar-disco-reparo-sistema

Um disco de reparação do sistema é um disco ou mídia inicializável (boot) que você pode criar em um computador com Windows 7 e Windows 10 e usá-lo para solucionar problemas de inicialização do sistema em outros computadores Windows que estão funcionando incorretamente.

O disco ou pendrive tem cerca de 366 MB de arquivos gravados do Windows 10, 223MB de arquivos gravados do Windows 8 e 165 MB para o Windows 7. Obviamente, ele pode caber em um CD antigo simples, um DVD ou um pendrive.

Como criar um disco de recuperação do windows 10?

O Disco de reparação do sistema pode ser criado em computadores com o Windows 7 e Windows 10, contanto que eles tenham uma unidade de CD ou DVD graváveis.

Se não quiser ler, assista o vídeo abaixo !


Como criar disco de recuperação windows 8?

Infelizmente, os discos de reparação do sistema (mídia de recuperação windows 8) não podem ser criados no Windows 8.1, uma vez que esta ferramenta foi removida deste sistema operacional.

Precisa de disco de recuperação do Windows 8?

Como dito acima, criar um disco de reparação ou mídia de recuperação windows 8 não é possível !

A Microsoft retirou do menu inciar do Windows 10 o Painel de Controle, mas se você clicar no menu iniciar e digitar Painel de Controle ele ainda está lá, basta clicar nele dentro do menu iniciar.

A reparação do sistema de disco para o Windows 10 e Windows 8, inclui as seguintes ferramentas de resolução de problemas:
  • Restauração do sistema
  • Recuperação de imagem do sistema
  • Reparo de inicialização
  • Prompt de comando
Você também terá acesso a um assistente para reverter para uma versão anterior do Windows 10, caso você tenha instalado atualizações importantes e algo tenha dado errado. Observe que esta opção não está disponível para o Windows 8.

A reparação do sistema de disco para o Windows 7 inclui as seguintes ferramentas de resolução de problemas:
  • Reparo de inicialização
  • Restauração do sistema
  • Recuperação de imagem do sistema
  • Windows Memory Diagnostic
  • Prompt de Comando
Afim de usar essas ferramentas em um computador Windows com problemas no sistema, você precisa inicializar o computadora a partir do disco de reparo de sistema, escolhendo no menu a ferramenta que lhe é conveniente naquele momento.

Observação: Você não precisa de nenhum programa para reparar o Windows 7 !


Você precisa ser um administrador do computador onde você  está criando e usando o disco.

Como iniciar o assistente "Criar disco de reparação do sistema" no Windows 10 e Windows 8?

Se você estiver usando o Windows 10 ou Windows 8 (mas não o Windows 8.1), abra o Painel de Controle.

Lembre-se:

A Microsoft retirou do menu inciar do Windows 10 o Painel de Controle, mas se você clicar no menu iniciar e digital Painel de Controle ele ainda está lá, basta clicar nele dentro do menu iniciar após digitar o comando.

Clique com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e depois clique em painel de controle. Na janela que abriu clique em Backup e Restauração do Windows 7.

painel-controle-backup

Depois clique em Criar disco de reparação do Sistema

Escolha a unidade onde quer gravar o disco de reparo do sistema no menu a esquerda.

O assistente Criar Disco de Reparação do Sistema será iniciado.

Leia também: Como reparar o Windows 10 sem programas !

No Windows 7, você pode encontrar um atalho no menu Iniciar. Clique em Iniciar, depois em Todos os programas, Manutenção, e por último Criar um disco de reparação do sistema.

Ou você pode ir até o painel de controle e procurar por Backup e Restauração do Windows 7, conforme a imagem acima.

O assistente preparará os arquivos necessários e criará o disco. O processo levará um minuto ou dois, dependendo da velocidade de sua unidade de gravação.

Depois que o disco for finalizado, uma janela pop-up é exibida recomendando que você rotule o disco, para que você saiba o que você vai encontrar nele.

Recomendamos que você reinicie o computador e inicialize a partir do disco, para verificar se ele funciona corretamente. Você vai querer que o disco funcione corretamente quando você tiver problemas no sistema operacional.

Saiba que o assistente "Criar um disco de reparação do sistema" não está disponível no Windows 8.1, mas no Windows 10 e 11 sim !

Por razões conhecidas apenas pela Microsoft, a opção "Criar um disco de reparação do sistema" não está disponível no Windows 8.1, mesmo que ele estando disponível no Windows 8, Windows 10 e Windows 7.

Além disso, o arquivo "recdisc.exe" está faltando no windows 8, e você não consegue encontrá-lo em: "C:\Windows\System32" . Que coisa isso !

Observação: Você não precisa de nenhum programa para reparar o Windows 7 !

Conclusão:

Mesmo se o seu computador com Windows estiver funcionando perfeitamente, não hesite em criar um disco de reparação do sistema usando as instruções compartilhadas neste tutorial.

Este disco ou pendrive de reparo virá a calhar quando você tiver problemas com inicialização mal sucedida do sistema operacional.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !