Textual description of firstImageUrl

Desktops virtuais no Windows 10


Como usar desktops virtuais no Windows 10 de forma fácil e com excelência.


A última vez que eu usei os desktops virtuais no Windows 10 foi quando o sistema operacional ainda estava em fase de testes.

desktops-virtuais-no-windows-10

Mas agora eu acho que é uma boa hora de olhar para este recurso novamente e constatar em como ele está amadurecido desde sua concepção inicial.

Eu sempre achei que os desktops virtuais são basicamente uma extensão de meu monitor ou área de trabalho.

Embora eu mesmo nunca tenha usado vários desktops virtuais em meu dia a dia de trabalho, sei que outros usam esta função, pois já vi alguns usuários fazendo uso deste recurso com maestria.

Então, eu queria dar uma boa olhada nos desktops virtuais do Windows 10 para ver se houve alguma mudança que eu realmente ache significativa desde a última vez que eu testei o recurso.

O que mudou desde então?

Bem, a Microsoft fez algumas pequenas, porém notáveis mudanças nos desktops virtuais, já que o recurso estava em testes a muito tempo.

A primeira vista é que quando um aplicativo que previamente está fixado na barra de tarefas está aberto em outro desktop, você não vê qualquer indicação dele no desktop em que ele não está aberto. Ou seja: o app só é visto no Desktop Virtual em que foi aberto. Evita confusão !

A Microsoft limpou a Visualização da Barra de Tarefas tornando-a mais agradável do ponto de vista estético, e, agora há mais opções no menu de contexto quando você clica com o botão direito do mouse em uma visualização de aplicativo, assim como a capacidade de encaixar apps a esquerda e a direita.


area-trabalho-virtual

Provavelmente a mudança mais significativa é que agora é possível ter várias instâncias do navegador Microsoft  Edge abertas em diferentes desktops virtuais.

Antigamente, apenas uma instância do Edge poderia ser executada e essa instância era exibida em todos os desktops virtuais ao mesmo tempo.






Como o navegador é um aplicativo de produtividade chave para muitos de nós, a incapacidade de ter instâncias separadas em cada área de trabalho virtual foi uma restrição significativa que foi consertada e melhorada.

👓- Observação: A visualização de tarefas ou Task View foi substituída pela Linha do Tempo (Timeline).

Beleza, mas como podemos usar desktops virtuais no Windows 10, ao mesmo tempo que gerenciamos vários desktops virtuais com o Task View no Windows 10 ?

Usando a Task View:

A Task View do Windows 10 pode ser acessada pressionando WIN + TAB  ou usando o ícone de Task View na barra de tarefas.

task-view-windows10
Visão de tarefas do Windows Creators Update e Spring Creators Update

Visão de tarefas do Windows 10 v1803 April Update 2018 - O botão mudou...

Ao contrário do já manjado ALT + TAB  que mostra apenas os aplicativos em execução no desktop atual, a Visualização de Tarefas (Visão de tarefas) mostra todos os aplicativos e desktops em execução na sessão atual. Além disso, você pode liberar as teclas e o Visualizador de Tarefas não desaparecerá da tela, deixando você clicar no desktop que deseja usar. Legal isso não é ?

A maneira mais fácil de criar uma nova área de trabalho virtual é pressionar WIN + CTRL + D  ou abrir o Visualizador de Tarefas (Visão de tarefas) e, em seguida, clicar em "+" Nova área de trabalho no canto inferior direito da tela. Test aí pra você ver !

Outra opção é abrir a Visualização de Tarefas, clicar com o botão direito do mouse em um aplicativo em execução na listagem de tarefas e selecionar Mover para Nova área de trabalho no menu de contexto. Gostei demais disso !

A Visualização de Tarefas (Visão de tarefas) mostra miniaturas de visualização de cada área de trabalho na parte inferior da tela, mostrando a área de trabalho original na extrema esquerda e qualquer nova área de trabalho criada a direita. Fica fácil assim identificar as áreas de trabalhos todas.

Você pode clicar nessas miniaturas para alternar entre desktops virtuais ou pressionando WIN + CTRL + Seta Esquerda e WIN + CTRL + Seta Direita para rolar para esquerda e direita respectivamente entre os desktops virtuais. Talvez seja útil, mas no momento preferi usar o mouse para efetuar a ação.

No modo de exibição de tarefas, você pode alternar para qualquer desktop ou aplicativo aberto. Mas, ao contrário do ALT + TAB  - onde se você continuar pressionando, o Windows percorre todos os aplicativos abertos - as teclas de setas são usadas na Tarefa para mover entre aplicativos abertos e desktops.

ALT + TAB ainda pode ser usado para percorrer rapidamente todos os aplicativos abertos, independentemente de qual área de trabalho eles estão executando.

👓- Observação: A visualização de tarefas foi substituída pela Linha do Tempo (Timeline), dá uma olha no artigo !

👍Conclusão:

Neste artigo tutorial eu mostrei como usar os Desktops Virtuais do Windows 10 e algumas mudanças que a Microsoft fez desde que o recurso estava em fase de testes. Eu ainda não uso muito esta função, mas acho que é algo que não vou ignorar daqui por diante.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !