Textual description of firstImageUrl

O que é a Linha do Tempo do Windows 10 ?


O que é a Linha do Tempo do Windows 10, e como podemos utilizá-la em nosso favor para retomar atividades antigas ou esquecidas.


As versões atuais do Windows 10 vieram com um recurso chamado Linha do Tempo.

o-que-e-linha-do-tempo-do-windows-10

A Linha do Tempo utiliza a nuvem da Microsoft para ajudá-lo a continuar o trabalho iniciado em um dos seus dispositivos que tenham Windows 10.

🎞 Agora o Windows 10 permite retomar tarefas no Android e no iPhone!

A Linha do Tempo é construída em cima do recurso Visualizador de Tarefas do Windows 10, que nos permite alternar entre aplicativos em execução, e atividades anteriores, independentemente dos dispositivos que você estava usando.

📌 Observação:
Este recurso se aplica somente ao Windows 10 April Update e versões mais recentes. Aproveite e leia este tutorial para aprender que versão do Windows 10 você possui.

💡 O que é a linha do tempo no Windows 10 ?

A Linha do Tempo consegue manter um diário de todas as suas atividades para que você possa retomá-las mais tarde se quiser.

linha-do-tempo-windows10-v1809

🧵Como usar o novo recurso de linha do tempo no Windows 10 ?

A Linha do Tempo funciona em PCs, laptops e tablets com Windows 10, mas não funciona com todos os aplicativos que podem estar instalados no Windows.

Para poder monitorar suas atividades, a Linha do Tempo tem que registrar o que você está trabalhando nos apps que você usa.

É claro que para poder fazer isso, os aplicativos tem de oferecer suporte para o recurso Linha do Tempo.

A Linha do Tempo funciona bem com aplicativos da Microsoft como os encontrados no Windows 10 e no Office.

Eu experimentei visualizar as gravações do Word, Excel, Microsoft Edge, Fotos, Bloco de Notas, Chrome, e do VLC Media Player, mas não vi nada de Spotify, Facebook, ou Twitter por exemplo.

Sinceramente espero que a lista de aplicativos que ofereçam suporte para a Linha do Tempo cresça.





Uma desvantagem da Linha do Tempo é que não consegui encontrar uma maneira de impedir que ela monitore um aplicativo específico que eu escolha.

Achei ruim isso pelo ponto de vista de privacidade, já que eu queria que a Microsoft não soubessse por exemplo quais vídeos, sites, ou fotos eu tenho na minha Linha do Tempo.

Porém se você quiser que a Microsoft não tenha conhecimento de sua Linha do Tempo, poderá optar por NÃO Ativar a sincronização de suas atividades em todos em seus dispositivos, como veremos mais abaixo.

💻Como habilitar a linha do tempo no Windows 10?

A Linha do tempo deve estar ativada por padrão. No entanto, se não estiver, você poderá ativá-la seguindo as linhas abaixo.

  1. Abra o painel de Configurações do Windows (tecla Windows + i)
  2. Clique em Privacidade
  3. Depois selecione Histórico de atividades no lado esquerdo da janela - figura abaixo.

Configure exatamente conforme a figura abaixo, apenas substitua o nome do usuário pelo seu usuário.

historico-atividades

💻Como ativar a sincronização da linha do tempo em vários dispositivos do Windows 10?

A Linha do Tempo pode funcionar em vários dispositivos e sincronizar suas atividades de um PC do Windows 10 para outro.

Se você quiser que suas atividades sejam visualizadas em outros dispositivos do Windows 10, você deverá marcar a caixa "Enviar meu histórico de atividades a Microsoft - figura abaixo.

historico-de-atividades-nuvem-microsoft

💻Como acessar a linha do tempo no Windows 10?

Bem, se você deseja visualizar a Linha do tempo no Windows 10 de uma forma bem fácil, basta clicar em seu ícone respectivo localizado na barra de tarefas - figura abaixo.

barra-de-tarefas-linha-dotempo-windows10Assim que você clicar no ícone aparecerá uma série de quadrados vazios (ou cheios) com uma barra de rolagem localizada ao lado direito da caixa de pesquisa da Cortana - figura abaixo.

visualizador-de-atividades

Outra maneira fácil de abrir a Linha do tempo é utilizar a combinação de teclas de atalho Windows + Tab no seu teclado.





Eu pessoalmente penso na Linha do Tempo como uma melhoria ou atualização do antigo recurso Visualizador de tarefas do Windows 10.

Você pode aprender sobre a visualização de tarefas e desktops virtuais no Windows 10 aqui.

💻Como navegar pela sua linha do tempo e ver suas atividades antigas?

A Linha do Tempo é uma coleção de suas atividades passadas, tanto no computador atual quanto nos outros dispositivos sincronizados na nuvem da Microsoft.

Para fazer isso, a Linha do Tempo monitora aplicativos que você usa e arquivos com os quais você trabalha, depois a Linha do Tempo mantém estes registros de suas atividades diárias.

Suas atividades antigas são exibidas como um conjunto de blocos, usando títulos, ou capturas de tela desses arquivos.

historico-atividades-3

Se você rolar pela Linha do tempo através da barra de rolagem localizada a direita na janela, verá que depois das seções, a Linha do tempo começa a usar cabeçalhos de data para organizar os blocos.

A barra de rolagem no lado direito da tela é muito útil para navegar na sua Linha do Tempo, porém não é uma barra de rolagem comum: experimente clicar ou tocar nela e mover o cursor para cima ou para baixo e você verá que ela também mostra as datas em que a Linha do Tempo registrou suas atividades.

Fica fácil ir para as atividades de um dia específico.

Depois de localizar a atividade que você deseja, clique ou toque no bloco respectivo, em seguida, o Windows 10 abre esse arquivo ou documento e permite continuar editando-o de onde você o deixou.

💻Como pesquisar atividades antigas na sua Linha do Tempo?

Sabe quando você procura um documento, ou um arquivo que você não lembra o nome ?

Pois é, a Linha do Tempo é uma ótima opção quando você precisa pesquisar atividades antigas por causa dos blocos que nos ajudam a lembrar do conteúdo.

Basta você utilizar o botão Pesquisar Atividades (Lupa) no canto superior direito da tela da Linha do tempo, e digitar o que deseja encontrar, ou parte do nome - figura abaixo.

pesquisar-na-linha-do-tempo

Os resultados serão exibidos imediatamente no lado esquerdo da tela, todos agrupados pelas datas em que você trabalhou.

💻Como remover uma atividade ou um grupo de atividades da sua Timeline?

Algumas vezes e por motivos de privacidade, talvez você queira remover uma atividade específica ou até mesmo um grupo inteiro de atividades da sua Linha do tempo.

remover-atividade-timeline-windows10

Se você quiser remover uma única atividade da sua Linha do Tempo, clique com o botão direito do mouse ou toque em algum bloco, e em seguida, clique em remover no menu flutuante.

Agora, se você quiser remover um grupo inteiro de atividades da sua Linha do tempo, ou seja: de uma determinada data, navegue até essa data, clique com o botão direito do mouse ou toque e segure em qualquer um dos blocos do grupo, depois clique ou toque na opção "Limpar tudo de... ".

Por exemplo, se você quiser remover todas as atividades da sua Linha do tempo do dia 16/11/2018, clique ou toque em "Limpar tudo de 16/11/2018".





Dê uma olhada no vídeo exemplo abaixo:




🔔Conclusão:

A Linha do tempo é um novo recurso que eu acho útil no Windows 10, acredito que muitos usuários provavelmente gostarão dela. Isso dependerá também do interesse dos desenvolvedores de aplicativos. Você acredita que a Linha do tempo pode aumentar sua produtividade ? A linha do tempo funciona como você esperava ? Por favor, utilize os comentários abaixo para compartilhar suas experiências, vamos discutir isso !

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !