Textual description of firstImageUrl

Malware FruitFly abala computadores Mac


Um malware feito para Mac não foi detectado por vários anos: com o FruitFly Around, os fãs da maçã não estão tão seguros como acham que estão.


Um malware misterioso conhecido como FruitFly tem infectado computadores Mac por pelo menos cinco anos consecutivamente, destruindo a fama de que o sistema da Apple geralmente é mais seguro do que outros sistemas operacionais, e, por consequência livres dos tais problemas de segurança.
   
malware-fruitfly-abala-computadores-mac
 
Veja bem, o malware FruitFly não se destacou tanto quanto o malware CopyCat que infectou mais de 14 milhões de dispositivos Android, o Pansi Ransomware que evocou memórias do WannaCry, ou o malware Xavier que foi detectado em mais de 800 aplicativos da Google Play Store. Porém...

Ainda assim é um problema de segurança muito grave para a Apple e usuários de seus computadores Macs.

O que é o Malware FruitFly ?

O malware FruitFly  foi descoberto em janeiro pela empresa Malwarebytes.

É uma praga virtual assim como o Malware Fireball, Wannacry, ou o Copycat

A empresa de segurança cibernética observou que há indícios de que o FruitFly circulou sem ser detectado por um longo período de tempo.

Foi recentemente detectado porque provavelmente só estava sendo usado em ataques muito bem definidos e direcionados aos computadores Apple.

malware-fruitfly-abala-computadores-mac-2

O pesquisador de segurança da Synack, Patrick Wardle, forneceu mais detalhes sobre o malware misterioso, informando a Mashable os resultados de suas investigações sobre o FruitFly .





Depois de criar um servidor que poderia se comunicar com o malware, Patrick Wardle descobriu uma lista de todos os endereços IP e nomes de computadores de todos os Macs que atacou.

Malware FruitFly abala computadores Mac-3

Um detalhe: para a maioria dos Macs, o nome do computador é o nome do seu proprietário.

Patrick Wardle então descobriu, que o Malware FruitFly permitiu que ele ligasse remotamente as webcams e os microfones dos computadores Mac que estavam infectados.

Ele também teve a capacidade de assumir o controle dos mouses dos computadores Mac, mudar seus arquivos e também receber notificações quando os proprietários usavam ou não seus computadores Apple.

malware-fruitfly-abala-computadores-mac-4

Bem, normalmente você vê isso no governo observou o ex-funcionário da NSA. No entanto, as vítimas do FruitFly não eram governos ou funcionários, mas sim usuários comuns.

Talvez o mais perturbador ou assustador disso tudo seja que o FruitFly não foi criado para forçar as vítimas a pagar montantes de resgate ou a roubar informações confidenciais.

De acordo com Patrick Wardle, o FruitFly foi criado para fins de vigilância...

Um hacker construiu isso para espionar os usuários por razões provavelmente não amigáveis !

Como o malware FruitFly evitou ser detectado por anos ?

O principal servidor de controle de comandos do FruitFly já havia sido desligado, razão pela qual Patrick Wardle  teve que criar seu próprio servidor para se comunicar com o malware.

No entanto, muitos dos Macs comprometidos ainda estavam e estão infectados !

O FruitFly usou funções que foram aposentadas há muito tempo, usando métodos grosseiros para permanecer dentro de um computador Mac infectado uma vez que a infecção ocorre.





Comparado com um malware mais novo e mais avançado, o FruitFly é realmente mais fácil de ser detectado, mas Patrick Wardle disse, que o malware continuou a voar sob o radar devido às falhas de de segurança dos computadores Mac.

Patrick Wardle observou que, enquanto os computadores Macs são bons em detectar ameaças conhecidas, os computadores da Apple não são bons para identificar novas ameaças.

Na verdade, o FruitFly foi apenas descoberto recentemente, os sistemas de segurança dos Mac nunca souberam o que procurar realmente...

É claro, que a Apple já liberou atualizações para bloquear o malware, então eu acredito que você não deve estar desprotegido se atualizou seu Mac atualmente.

Conclusão:

Não existe sistema operacional que seja 100% seguro. Um dos piores problemas relacionados a segurança de computadores, é não manter seu sistema operacional atualizado, não importa qual seja o sistema que você use.


O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !