Textual description of firstImageUrl

Pra que serve o Firewall SPI no roteador ?


Devo manter o recurso de Firewall SPI habilitado ou desabilitado em meu roteador ?


O recurso de proteção Firewall SPI rastreia estado de conexões de rede que passam por ele. Este recurso protege uma conexão de rede contra ataques de Internet e de Negação de Serviços como DoS.
pra-que-serve-o-firewall-spi-no-roteador
O recurso SPI Firewall de Segurança que vem embutido em um roteador, é baseado no protocolo SPI Stateful Packet Inspection, garantindo proteção contra ataques de negação de serviços como o DoS - Denial of Service através de uma função que registra e impede ataques de crackers ao seu ambiente de rede, servidor ou computador desktop.

Na verdade, o SPI é um protocolo que inspeciona conteúdos de cabeçalhos de pacotes selecionando o tráfego que pode ou não pode fluir pela rede de dados.

Este controle de acesso utiliza uma função de filtragem de pacotes que se baseia em portas e nas direções de Endereços MAC ou Endereços IP de destino e origem. Na minha humilde opinião eu aconselho deixar ativado sempre !
enderecos-MAC-IP-destino-origem
Quando ativado, o recurso SPI bloqueia conexões de rede que não reconhecidas tratando cada pacote de dados como uma conexão isolada, em outras palavras: isso é bem diferente de um firewall estático que você configura para bloquear pacotes ou permitir passar pacotes de dados.

O que o roteador verifica quando você ativa o SPI Firewall ?
Quando você ativa o firewall SPI no seu roteador, seu roteador verifica várias informações sobre cada pacote de dados que chega até sua rede.
firewall-ddos-spi
Estas informações verificadas são muito maiores que as informações verificadas por dispositivos que não possuem o firewall SPI ou o deixam desativado.

Entenda que o firewall SPI é um recurso inteligente, ele não é apenas um filtro de pacotes estático, realmente ele valida as informações do cabeçalho de um pacote.

Estas informações incluem o endereço da porta, o endereço IP e o número da sequência + código de confirmação de cada pacote. Coisa fina isso, não acham ?


Devo manter o SPI ativado ou desativado no meu Roteador ?
Continue lendo, mas talvez você precise fazer ajustes no seu firewall para habilitar o SPI.

Por que o SPI veio desativado no meu roteador então ?
Bem, pela minha experiência, tenho visto que por padrão o firewall SPI não vem ativado de fábrica em um roteador. Se você realmente quiser usar esta função você precisa ativá-la manualmente.
filtragem-de-pacotes-firewall-spi
Mas entenda que embora ativar a função SPI Firewall aumente a segurança da rede e internet, pode ser que se você sirva algum serviço interno em sua rede você precisará configurar seu firewall para permitir acessos da parte externa para a parte interna de sua rede.

Aproveite e entenda qual é o melhor canal do roteador Wi-Fi !


Se você optar por manter o SPI desabilitado você poderá ter mais facilidades usando algumas aplicações que exigem comunicação p2p Peer to Peer ou Ponto-a-Ponto, tais como jogos e torrents.

Conclusão:
Na minha humilde opinião nestes dias turbulentos de ransomware, deixe o Firewall SPI ativado, se alguma coisa parar de funcionar como deve ser, você pode recorrer a algum técnico de suporte especializado em redes de computadores para lhe ajudar.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !