Textual description of firstImageUrl

Monitor de desempenho do Windows


Seria bom você saber utilizar o Monitor de desempenho do Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7 para solucionar problemas com performance.


O Monitor de Desempenho do Windows é uma ferramenta complexa usada para fazer exatamente o que parece: monitorar o desempenho de seu computador ou dispositivo Windows.

monitor-de-desempenho-no-windows2

Com ele você pode ver como seu computador gerencia seus recursos, e, com estas informações você poderá tomar decisões sobre escolhas de software e hardware.

Algumas vezes eu o uso para verificar e solucionar problemas relativos ao desempenho ou performance do meu computador ou até de vários computadores em uma rede, mas também uso o gerenciador de tarefas para monitorar os recursos do sistema.

Através dos relatórios, o Monitor de Desempenho indica o que está funcionando corretamente e o que está impedindo o computador funcionar melhor.

Portanto, se você acha que seu computador está pesado, começou a engasgar, ou até travando a todo instante, o Monitor de Desempenho do Windows pode ajudar você.


Como iniciar o Monitor de desempenho no Windows?


monitor-de-desempenho-no-windows
Há muitas maneiras de iniciar o Monitor de Desempenho no Windows 7, 8.1 e Windows 10. A forma que eu mais uso em todas as versões e que vamos abordar aqui é a utilização da barra de pesquisa do Windows.

Simplesmente clique no menu iniciar do Windows, depois digite dentro da caixa de pesquisa o texto "monitor de desempenho" e tecle Enter a seguir.

monitor-de-desempenho-cortana

Você também pode executar o comando "perfmon.msc" ou o comando "perfmon /report" na Caixa Executar. Desta forma O Monitor de Desempenho também é iniciado.

comando-perfmon-report-lista-status-hardware-local
Obs: Se você optar por utilizar direto o comando "perfmon /report" ele gerará um relatório detalhado do status de recursos de hardware local, sobre os tempos de resposta do sistema e sobre os processos no computador local, isto inclui informações sobre o sistema e dados de configuração.

Esse relatório inclui sugestões e formas de otimizar o desempenho do Windows e simplificar a operação do sistema - exemplo na figura acima.

Para executar o comando "perfmon /report" você precisa possuir privilégios administrativos.

Ok, mas para que serve o monitor de desempenho do windows ?

Eu uso este aplicativo que vem embutido no sistema operacional windows, desde o Windows 2000.

Na verdade não tenho certeza de quanto tempo uso, pode ser antes do Windows 2k, em todo o caso já perdi as contas, mesmo assim uma coisa é certa: sempre foi igual em todas as versões !







Uma boa dica de uso deste aplicativo é quando você quer medir a performance de jogos ou softwares que exijam muito uso do processador e placa de video, e você nota que certo software está deixando o PC muito lento ou até travando.

Com o Monitor de Desempenho do Windows, o usuário consegue averiguar como o computador está reagindo a determinadas mudanças de sistema e se isso está afetando a performance ou não.

Um exemplo real que eu posso lhe dar é: Eu estava prestando consultoria a um cliente que tentava converter um video em formato DVD para MP4.

O arquivo gerado em formato MP4 ao final da conversão apresentava erros ou o som do filme não executava com clareza.

Utilizei o monitor de desempenho durante o processo de conversão do vídeo, e pude verificar junto ao cliente que o processamento da CPU e memória RAM estavam sendo utilizados em 100% do tempo de conversão.

Recomendei que fizesse upgrade de CPU pois o computador era um Dual Core e não suportava a carga de conversão.

Testamos em outro computador com CPU Quad Core e o processo de conversão foi mais rápido e sem problema algum.

Mas vamos deixar o papo furado de lado e vamos ao que interessa ?

Como analisar o desempenho do sistema com o Monitor de desempenho?

Com o aplicativo aberto clique em Ferramentas de monitoramento no painel principal do programa, e depois clique em Desempenho do Sistema no painel esquerdo conforme indicado abaixo.

ferramentas-de-monitoramento

Se você quiser analisar como seu computador utiliza um determinado conjunto de aplicativos e programas, abra-os agora para que os contadores gráficos sejam informados do seu impacto nos recursos do sistema.

Por padrão, o gráfico mostrado pelo Monitor de desempenho mede o tempo do processador, que é a quantidade de tempo que o processador está ocupado trabalhando na execução de programas ativos (mostrados em porcentagens).

Isso lhe dá uma medida básica de como seu processador está funcionando, conforme a imagem abaixo:

monitorar-desempenho-do-sistema

Este gráfico pode ser personalizado com colunas adicionais e várias outras opções.







Para uma análise mais aprofundada, você pode adicionar contadores ao gráfico que detalhará outros dados.

adicionar-contadores-desempenho

Para fazer isso, clique no sinal de adição verde ao lado esquerdo do x vermelho acima do gráfico exibido, veja a imagem acima para referência.

A janela Adicionar Contadores é aberta. Aqui você pode selecionar uma lista interminável de contadores de monitoramento em tempo real. Veja abaixo.

adicionar-contadores-de-desempenho

Eles são organizados por tipo. Se você clicar duas vezes no nome de um contador, você verá vários sub-objetos individuais e você poderá selecionar monitorar qualquer um deles, bem como todos eles ao mesmo tempo.

Quando você terminar de selecionar os contadores e os objetos que você deseja monitorar, clique ou toque no Botão Adicionar como mostrado na imagem acima.

Depois, você verá os contadores adicionados no lado direito da janela. Quando você terminar sua seleção, basta clicar em OK, e os contadores serão adicionados ao gráfico que é exibido pelo Monitor de desempenho.

Como exemplo eu usei um conjunto pré-definido de Contadores do Processador.

Eles mostram dados técnicos, porém muito úteis, como tempo de uso do processador e tempo de uso do usuário que informa a quantidade total de tempo que foi gasto em operações do usuário. Veja a imagem abaixo.

adicionar-contadores-de-desempenho-base

Estes eventos são gerados por componentes de hardware, neste caso a CPU de seu computador e o usuário que o utiliza naquele momento específico.







Agora você pode prosseguir e executar as atividades que deseja monitorar clicando em OK, verifique na imagem abaixo como o monitoramento é exibido.

monitorando-desempenho-base-cpu

Você também pode alternar a exibição do gráfico acima pressionando CTRL + G no teclado. Experimente !

Observando o gráfico acima enquanto o video (que dei de exemplo num dos parágrafos acima) era convertido, eu pude ver quanto do processador (CPU) era utilizado no processamento de conversão do vídeo ao invés de dar palpites aleatórios.

Se você está procurando solucionar problemas respectivos ao gerenciador de tarefas usando o disco a 100% ou uso do disco em 100% no gerenciador de tarefas, dá uma lida aqui nesta solução: Como corrigir o uso do disco no gerenciador de tarefas que acusa 100% de uso !

Conclusão:
Eu acho que já deu para saber como usar o monitor de desempenho do Windows. Este tutorial mostra como abrir e obter uma leitura básica dos relatórios do Monitor de Desempenhos do Windows e como aplicar um conjunto básico de contadores para monitorar a atividade e performance do seu sistema.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !