Textual description of firstImageUrl

Erro no Cobian Backup


Couldn't create the destination directory, The filename, directory name, or volume label syntax is incorrect !


Recebemos um chamado de suporte técnico acerca de um Servidor Windows que efetuava backup para um dispositivo NAS na rede local, este dispositivo NAS possuía 4 discos de 1,3 TB em RAID 5 que exibia as seguintes mensagens na tela do Servidor Windows: Couldn't create the destination directory. The filename, directory name, or volume label syntax is incorrect !
erro-no-cobian-backup
Cobian Backup estava correndo como serviço, e executando cópias de sombra, aliás como sempre esteve executando no Windows Server 2008 R2 x64, até aí, nada demais.

Sei que alguns Administradores de Sistemas informam que o Cobian Backup rodando como serviço emite alguns erros esquisitos. Ok, erros são passíveis de acontecer, mas eu ainda não tinha visto nenhum deles acontecer comigo.

O caminho de rede informado no log do servidor windows era \\Servidor_NAS\Backup, o que está acontecendo de errado ? Pensamos logo no direito de leitura e escrita no Servidor NAS Backup, verificamos as permissões e tentamos criar uma pasta qualquer.

Perfeito, criamos a pasta, copiamos arquivos para ela e apagamos os arquivos e pastas.

Bem, eu tenho permissões suficientes de leitura e escrita. Isto tudo foi feito direto na console do servidor que executa o Cobian Backup 11 Gravity acessando o Dispositivo NAS Backup Server.
Quer receber os artigos por e-mail ?
Tentamos executar o backup novamente e recebemos a mesma mensagem informando que o Cobian Backup não podia criar a pasta ou diretório de destino e que o nome de arquivo, nome do volume ou a sintaxe estava incorreta.

As vezes nós obtivemos a mensagem: "erro cobian backup mecanismo não encontrado".

Foi então que lembramos de nossos tempos de DOS e de MSDOS onde recebíamos muitos destes erros por causa da nomenclatura 8.3 = oito caracteres no nome do arquivo sem espaços e sem acentos e 3 caracteres para nomear a extensão do arquivo...




Depois de tentarmos criar uma estrutura de pastas com nomes menores sem sucesso, decidimos tentar algumas coisas mais.

Desativamos o Cobian Backup como serviço e o colocamos como um aplicativo, rodamos o backup e novamente sem sucesso:  "O Cobian Backup não pode criar a pasta ou diretório de destino, o nome de arquivo, nome do volume ou a sintaxe estão incorretos."


Recebíamos também (menos frequente) a mensagem: "erro no backup caminho informado para backup não encontrado".
Suporte-Tecnico-paritcular-especializado
E também recebemos mensagens estranhas e desconexas de erro de backup como:
- Erro do provedor de cópias de sombra !

- Corrigir um problema no qual o backup falha e exibe mensagem de erro ou você recebe um código de erro tipo 0x800...

- Mensagens de erro quando tentava fazer backup em computadores Desktop Windows.

Levantamos, fomos dar uma volta, pesquisamos algumas soluções (muitas), e uma delas nos chamou a atenção dentro de um fórum que nem sei mais o endereço: "usar o endereço ip do Servidor NAS se você possui muitas pastas para fazer backup, ao invés do nome do servidor" que era Servidor_NAS.

E as mensagens de erro ao fazer backup no windows ? ou erro no cobian backup o mecanismo não foi encontrado ?

Apesar de não fazer muito sentido isso, pensamos: vamos testar isso agora, não temos nada a perder. 

Acessamos o console do servidor windows 2008, abrimos o aplicativo Cobian Backup, trocamos o caminho de destino do backup para o Endereço IP do Servidor NAS. Rodamos o backup e, pronto, sucesso total !

Refizemos todas as outras configurações de Backup apontando para o endereço IP do Servidor NAS e está tudo correndo perfeitamente bem, todos os dias.

Dica Bônus:
Se você continua recebendo erros sobre credenciais de login, backup não pode criar a pasta de destino no backup, ou mecanismo não foi encontrado. Confira abaixo a solução definitiva.

Solução:
Tente mapear uma unidade de rede que aponte para seu dispositivo de backup e deixe marcado a opção para salvar a conexão. Se possível mapeie a unidade através de endereço IP.

Quando você salvar este mapeamento, o Cobian Backup demonstrará o mapeamento como \\ip_do_servidor_pasta, e não como letra de mapeamento ou unidade. Não se preocupe com isso ok ?

Conclusão:
Não é incomum receber outros erros como: "O mecanismo não foi encontrado, por favor veja a faq do cobian backup" ou o erro "cobian backup erro copia sombra de volume", neste caso recomendo você dar uma lida nos artigos: "Caminho de rede não encontrado" e "Como corrigir erros comuns em backup". Com certeza vão ajudar !

Gostou deste artigo ? Então comente, curta e compartilhe por favor !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !