Textual description of firstImageUrl

Indo do Windows para o Linux - Parte II


Alguns (11) fatos importantes que você deveria considerar sobre o Linux para evitar estresse na mudança ou migração de sistema.


Pra começar este relato, é claro que todo processo de mudança ou transição nem sempre é suave, e em se tratando de tecnologia, isso piora um pouco.

indo-do-windows-para-o-linux-parte-ii
 
Sempre que se fala em mudanças dentro de uma empresa o negócio complica, e às vezes o que faz a diferença é o fator humano.

Durante um processo de migração de dois servidores Windows 2008 e 2012 respectivamente, eu recebi muitas perguntas de usuários e técnicos sobre o funcionamento destes novos servidores Linux, e dúvidas sobre os recursos enquanto a migração acontecia.

Eu precisaria instalar um servidor Linux, substituir alguns desktops e notebooks, impressoras, além de fornecer informações que garantissem que a transição do cliente para um ambiente com estações Linux fosse bem sucedida.

Eu também queria que eles não precisassem me ligar a toda hora depois da implantação e migração, e até agora enquanto escrevo pra vocês, está tudo bem - que continue assim.

11 perguntas sobre Linux que você deveria estar preparado para responder a qualquer momento !


1 - Linux também é um sistema operacional ?

Sim é um sistema operacional, mas que fique bem claro que o sistema operacional se torna menos importante quando você utiliza programas voltados para a web direto no navegador, e este era o caso.

Refletindo bem sobre esta pergunta, hoje quase todo o trabalho é feito através de um navegador web, então, a relevância do sistema operacional é quase nula.

A questão é que hoje podemos utilizar quase todos os navegadores da web em todos os sistemas, até a Microsoft está querendo lançar o Edge Chromium para Linux, o que eu acho ótimo.

A transição tem um peso maior quando se usa programas proprietários que não possuam versões para diferentes sistemas, então neste caso, é necessário planejar com antecedência.

2 - O Linux é melhor que o Windows ?

Essa é de praxe, a maioria dos usuários que sempre usaram Windows não sabem e nem saberão que há uma diferença entre Windows, Linux e Mac.

Na verdade o que eles precisam saber e entender, é que assim como seus smartphones Android ou IOS, o comportamento do sistema é razoavelmente semelhante ao Windows.

Quando um usuário espera que um sistema operacional seja melhor ou igual a outro sistema operacional...

Bem, certamente haverão problemas.

Resumir o que é básico entre os sistemas é uma boa idéia, não há melhor nem pior !





3 - Não estou conseguindo achar meu drive "C" !

Sim, e nem vai !!! Nós usuários do Windows estamos acostumados a uma estrutura de sistema de arquivos que é totalmente diferente do Linux.

O Linux possui uma estrutura de diretórios completamente diferente do Windows, essa é uma das questões que os usuários precisarão entender.

Neste caso bem específico o que eu sempre mostro a eles é o seu próprio diretório /home que é aonde eles vão guardar todo o tipo de arquivos que precisarem.

Assim como no Windows existe a pasta \User ou \Usuários que é a pasta principal para Documentos, Imagens, Músicas, e Vídeos, o Linux possui a pasta Home com a mesma funcionalidade.

Isto basta para os usuários saberem onde irão salvar seus arquivos, sejam eles quais forem.

4 - Instalar software no Linux é muito complicado ?

Não, na verdade é bem fácil ! Eu já recorri muito para instalar software pelo terminal, mas hoje eu mesmo instalo os programas que preciso através da interface gráfica com poucos cliques.

Ok, de xs em quando eu ainda recorro ao terminal 😁

O que acontece é que o usuário de Windows está acostumado a procurar software na internet, baixar um arquivo executável, clicar duas vezes nele, e aguardar o processo e conclusão da instalação do programa.

Em Linux isso até acontece de forma semelhante, mas o que é preciso entender é que no Linux o processo apesar de semelhante é um pouco diferente, estou falando aqui de Debian e derivados.

O Linux tem sua própria ferramenta que basicamente faz tudo acontecer !

No Debian e distribuições derivadas, tudo o que o usuário precisa fazer é abrir a ferramenta Adicionar / Remover Software, que é uma ferramenta nativa do sistema chamada de Software Center, procurar um software e clicar em instalar.

Geralmente as pessoas ficam maravilhadas com esta funcionalidade e tendem a ficar horas instalando e desinstalando softwares.

Acho bem engraçado isso !

5 - Eu preciso aprender comandos no terminal do Linux ?

A resposta é não ! Hoje o Linux está preparado de maneira que usuários possam utilizar o sistema sem nunca tocar na linha de comando.

Esta pegunta foi feita por alguns técnicos de suporte, e eu acredito em minha resposta !

Porém se você precisar recorrer a alguma coisa a mais, você tem um terminal a sua espera, lembrando que no Windows também tem !

Então, pode ficar tranquilo que você não precisará aprender apt, ls, mkdir, chmod, etc..

Dá pra fazer tudo pela interface gráfica !





6 - Qual o melhor antivírus para instalar no Linux ?

Ok, não é que não precise se preocupar com vírus e malware, mas Linux não é Windows.

Toda a preocupação com vírus e malware é mais amena, você não tem um Windows Defender no Linux, mas seu computador não estará em risco sem ele.

São sistemas diferentes, e o Linux é menos vulnerável a efeitos de malware.

É claro você precisa de atenção ao seu computador Linux, digo com anexos de e-mail, e outros arquivos de fontes duvidosas ou não conhecidas.

Basta cautela no uso, e você tem a proteção necessária !

7 - Se o Linux é grátis, por que eu tenho que te pagar ?

Eu sempre dou risadas por dentro com esta pergunta, mas ela é séria ! O conceito de código aberto e a maioria dos softwares de código aberto não tem custo associado a eles, porém a consultoria e o suporte tem.

Podemos confiar em software grátis (software livre) ? Sim podemos e devemos confiar nisso, muitos softwares de código aberto (Open Source) não são apenas melhores, mas muito melhores que softwares pagos/proprietários.

Precisa-se entender que apesar dos softwares (a maioria) ser livre de royalties, o suporte é pago, e isto é bem fácil de explicar, inclusive tornando o ambiente do cliente mais barato por não precisar pagar por licenças.

8 - Nós podemos personalizar os desktops e notebooks Linux ?

É claro que sim, e é um conceito que deve ficar bem claro que a liberdade é total, pois o sistema não é de código proprietário, é código aberto.

Tudo bem que o usuário comum não fará nada disso por não ter conhecimento do sistema, mas o fato dele saber que há uma possibilidade, abre horizontes.

Demonstrar as pessoas que há vários tipos de desktops disponíveis é uma boa opção, mas recomendo padronizar seu ambiente empresarial.





9 - Hardware é fácil de instalar no Linux ?

Com minha experiência no mundo Linux, nem todo novo hardware atual funciona corretamente.

Não o hardware básico dos Desktops e Notebooks, digo o hardware como impressoras multifuncionais,  placas de rede wi-fi, e alguns dispositivos mais...

Muitas vezes você vai precisar ir até o site do fabricante e procurar por drivers específicos para o Linux que você usa.

Confesso que já tive maiores problemas, mas hoje instalar drivers no Linux está quase tão fácil quanto no Windows, e a tendência é melhorar mais ainda.

10 - Navegar na Web do Linux é igual ao Windows ?

Veja bem, o Google, o Bing, e o Yahoo, são os mesmos do seu smartphone, você não terá nenhum problema com isso.

Se precisar de alguma coisa, basta abrir o navegador e pesquisar, ou buscar direto da barra de busca do Linux.

11 - Há documentação e ajuda no Linux como no Windows ?

Há muita documentação ! Quando digo muita documentação, quero dizer que existem centenas de sites com muita documentação online.

Quando você experimentar alguns problemas no Linux, provavelmente algum outro usuário ou técnico já vivenciou este problema ou semelhante, vá no seu buscador predileto e pergunte pelo problema.

Conclusão:

Nós todos tememos mudanças, isso é inerente ao ser humano. Porém uma mudança não precisa ser dolorosa ou evitada, com a consultoria e o suporte correto, o novo usuário Linux terá uma experiência positiva e provavelmente não sentirá falta do passado.

🎯 Meus e-Books grátis:
💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !