Textual description of firstImageUrl

O 5G está apenas começando !


Como o padrão 5G de redes poderá revolucionar a forma como nos conectamos.


As velocidades atuais da internet em nossos smartphones são ótimas não é verdade ? Porém o 5G pode vir a mudar radicalmente o modo como se dirige um carro, como se faz compras, ou até se visita um médico.

o-5g-esta-apenas-comecando

O 5G pode vir a causar um grande impacto na forma como fazemos as coisas, pois significa velocidades super altas em nossos smartphones e computadores.

Eu tenho lido e visto na internet como carros e robôs tem se beneficiado das conexões 5G alterando radicalmente a forma como vivemos e trabalhamos.

O que chamou mais a minha atenção em relação ao 5G é a velocidade que fica entre 10 e 100 vezes mais rápido do que as típicas conexões 4G de nossos celulares, além de ser muito mais responsivo do que o 4G, e das conexões a cabo também !

O 5G veio oferecer mais capacidade na rede permitindo que muito mais dispositivos sejam conectados simultaneamente, sendo sua idéia inicial que tudo fique em torno de dispositivos móveis (não mais) , permitindo-nos baixar gigabits de dados em segundos, além de transmitir vídeo ao vivo em alta definição.

Uma simples interpretação do 5G ser bem mais rápido que o 4G é uma verdade, pois a maioria das estimativas sugerem que a velocidade média ficará entre 1 e 10Gbps.

Pensem bem em como esse aumento de velocidade impactará no modo como interagimos com a tecnologia de uma maneira totalmente nova, inclusive conectando pessoas a Internet das Coisas (IoT)...

comparativo-3g-4g-5g-wireless
Segundo as promessas dos fabricantes; isso iria possibilitar fazermos transmissões quase que instantaneamente, podendo trazer uma grande variedade de serviços que nem sequer imaginamos no momento.

Algumas coisas fantásticas hoje já são feitas pelo 4G, porém onde o 5G fará a diferença serão em momentos de missão crítica em que a rede tem que responder muito mais rápido, além de transportar muito mais dados que as conexões 4G comportam.

Mas eu acho que o padrão 5G de conexão vai bem além dos telefones...

Banda larga fixa sem fio e residencial

Hoje a maioria das conexões domésticas com a internet é feita por uma empresa que instala algum tipo de cabo até nossas residências, daí nós ligamos um roteador e enviamos o sinal para nossos diversos dispositivos via Wi-Fi.

Em outros casos de conexão, uma empresa transmite um sinal para uma antena no telhado ou perto do telhado de um prédio, a conexão chega por um cabo até o cliente, e em seguida, se conecta a um roteador que transmite o Wi-Fi para os demais dispositivos, porém o 5G poderá impulsionar isso tudo!







Com o 5G a capacidade de permitir a conectividade de uma maneira muito mais fácil e ágil é total, o provedor não precisará ir até sua casa ou empresa instalar nada, assim como a rede 4G para celulares.

Espera-se que com o 5G, a tecnologia sem fio possa ter a mesma baixa latência e alta confiabilidade que uma conexão com fio oferece, pois as redes 5G são projetadas para responder em menos de um milissegundo em comparação com vários milissegundos para 4G e Wi-Fi, dependendo do uso e da rede.

Além disso, com a tecnologia sem fio 5G nós podemos mover equipamentos rapidamente sem ter que desconectar e reconectar cabos de rede.

Acho que nós poderemos criar nossas próprias redes 5G com latência super baixa e por consequência redes estáveis sem fio.

A promessa do 5G de ir além dos telefones está realmente se tornando realidade, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.



Ainda falta resolver o problema acima relacionado as antenas parabólicas; aqui no país nós temos muitas, principalmente aonde não tem conexão de interne via cabo !

💌Cadastre-se para receber nossos artigos !

Com o desejo de saber mais sobre tudo que nos rodeia, eu sou um pesquisador entusiasta, e escritor com grande interesse em expandir meus conhecimentos em uma tentativa de entender bem o mundo tecnológico. Através deste blog, eu expresso e compartilho meus conhecimentos, idéias, e pensamentos para pessoas que pensam ou não como eu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !