Textual description of firstImageUrl

Método de desbloqueio Android é inseguro


O padrão de desbloqueio do Android é considerado seguro ?


De acordo com um estudo realizado por investigadores, o tradicional método de bloqueio dos dispositivos Android é considerado deveras inseguro para os tempos de ataques cibernéticos que vivemos.
metodo-de-desbloqueio-android-e-inseguro
O método em questão seria o padrão que você desenha na tela através de pontos.

Este padrão é consideravelmente mais simples de ser ludibriado do que caso fosse utilizado um código pin, uma senha numérica ou algum meio de autenticação biométrica como impressões digitais...

Segundo um estudo da US Naval Academy em parceria com a Universidade de Maryland Baltimore Country, o principal motivo para esta facilidade na descoberta do padrão encontra-se num método relativamente simples: a observação !

O estudo da US Naval Academy sugere que numa distancia entre 1,5 a 1,8 metros, dois em cada três usuários são capazes de ver e/ou adivinhar o padrão de desenho de um dispositivo, sendo apenas necessário ver apenas uma vez o desenho ser introduzido.

Aproveite e leia: Como Blindar seu Smartphone Android contra virus e cibercriminosos.

Este valor aumenta para um em cada dez usuários quando é utilizado o PIN numérico, consideravelmente bem mais difícil de adivinhar devido a posição das teclas.

O estudo aponta ainda que o padrão desenhado no Android é mais facilmente reconhecido pelo cérebro humano, motivo pelo qual é mais fácil para terceiros ver e decorar este tipo de desenho padrão.

Em contrapartida, códigos PIN ou senhas são bem mais difíceis de se identificar, podendo consistir numa infinidade de opções a serem introduzidas.

Portanto, caso utilize atualmente um bloqueio via padrão de desenho no seu dispositivo Android, experimente começar a utilizar um código PIN como alternativa, sobretudo se estiver muitas vezes em ambientes onde se possa descobrir e ver facilmente o padrão desenhado.

Eu utilizo os dois métodos só por precaução, pois quem já teve o smartphone furtado como eu, sabe do que falo !

Fonte deste artigo: Wired

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !