Textual description of firstImageUrl

O Brasil está sendo-alvo-de-malware


O Brasil está sendo alvo de malware para IoT. Roteadores e câmeras IP também estão na mira dos cibercriminosos.


A empresa Trend Micro que é uma multinacional especializada na defesa de ameaças digitais e segurança, detectou um malware do tipo Mirai em atividade na China.

esta-sendo-alvo-de-malware

Porém, neste mesmo período de 31 de março a 03 de abril, a Trend Micro detectou um fluxo intenso do Malware tipo Mirai vindo de mais de 3.423 endereços de IP escaneadores.

Tudo indica que o Brasil aparentemente é o alvo do escaneamento de dispositivos em rede, incluindo roteadores e câmeras IP.

O comportamento desta atividade é similar ao botnet Mirai - malware de backdoor com código aberto que causou ataques de Negação de Serviço (DDoS).

Especialistas da Trend Micro explicam que a sua cadeia de infecção envolve a busca contínua na Internet por dispositivos potencialmente vulneráveis e posteriormente utiliza credenciais padrão para sequestrá-los. 

Endereços IP registrados em históricos, 167 roteadores, 16 câmeras IP, e quatro gravadores de vídeo digital (DVRs) estão envolvidos na atividade de escaneamento.

A maioria dos roteadores robôs identificados eram dispositivos com base em Broadcom com senhas padrão de fábrica.

A Trend Micro recomenda que:
  • Evite o uso de palavras comuns encontradas no dicionário, nomes familiares, ou informações pessoalmente identificáveis em seus dispositivos.
  • Crie senhas com pelo menos 15 caracteres entre combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais em todos os seus equipamentos.
  • Nos dispositivos IoT, implemente uma segmentação de rede e isole estes dispositivos de redes públicas, além de restringir o tráfego para portas específicas.



Conclusão:
Os fabricantes precisam ter a responsabilidade de assegurar aos usuários de seus dispositivos uma segurança mais abrangente que seja implementada em seus equipamentos, além de oferecer patches sempre que necessário.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !