Textual description of firstImageUrl

9 passos até a cibersegurança


9 passos fundamentais para implantar um plano de Cibersegurança dentro da empresa.


Fala-se muito em cibersegurança hoje em dia, pois a complexidade do ambiente corporativo facilita o surgimento de buracos e infecções, então; a segurança do ciberespaço é essencial para os negócios no que diz respeito ao bloqueio de ameaças cibernéticas.

9-passos-ciberseguranca

A inteligência cibernética vai além de programas específicos, isto significa, ir muito além da coleta de informações no mundo cibernético.

Boas praticas de segurança da informação:

Ameaças cibernéticas são evitadas com conhecimento baseado em evidências, o que pode incluir: mecanismos, indicadores, implicações e conselhos sobre sintomas existentes ou que podem vir a emergir no ambiente empresarial.

Política de Segurança Cibernética:

Vejo muitas vezes empresas acabarem por esperar por momentos de crise para realizar algum tipo de implementação de segurança de informações, somente depois de acontecer algum tipo de incidente.

Não preciso dizer que este tipo de estratégia não é vantajoso porque não apresenta uma solução efetiva e definitiva acerca das ocorrências acontecidas, visto que você apenas apagou o incêndio, mas não sabe sobre as causas do mesmo.

Um problema assustador que preocupa bastante neste assunto, é que os responsáveis pela segurança nas empresas acreditam que suas empresas estão seguras contra ataques cibernéticos pois tem antivírus atualizado e firewall habilitado em algum roteador.

Estas estratégias de cibersegurança que são colocadas em prática dentro das empresas não conseguem proteger efetivamente as informações das empresas, podendo levar até a perda de dados e de valores monetários significativos.

Ok, mas como é possível abordar e implantar ações eficazes de cibersegurança nas empresas e segurança nos computadores?

9 ítens fundamentais para implementar um programa de cibersegurança na empresa.

1 - Segurança de rede:

Proteger sua rede contra ataques internos e externos. Gerenciar o perímetro de rede, filtrar acesso não autorizado de conteúdo malicioso. Monitorar e testar ambiente contínuamente.

2 - Proteção contra malware:

Produzir políticas relevantes estabelecendo defesas contra malware que são aplicáveis e relevantes ao negócio. Politizar e escanear ambiente.

3 - Monitoramento Contínuo:

Criar uma estratégia de monitoramento contínuo do ambiente. Analisar logs afim de verificar atividades suspeitas que possam indicar ou até prever ataques.

4 - Gerenciamento de incidentes:

Establecer plano de resposta a incidentes e recuperação de desastres. Fornecer treinamento especializado. Testar recuperação de ambiente.

5 - Gerenciar privilégios de usuários:

Monitorar o acesso dos usuários com políticas de auditoria. Limitar e monitorar acessos de usuários a qualquer tipo de conteúdo ou local.







6 - Controle de mídia removível:

Criar política de controle de mídia removível. Limitar o uso e tipo de mídia na empresa. Escanear toda e qualquer mídia para detetcar conteúdo nocivo ao ambiente.

7 - Configuração segura e confiável:

Aplicar atualizações de segurança em todos os sistemas envolvidos na empresa. Monitorar patches de correção aplicados afim de detectar anormalidades no ambiente operacional.

8 - Dispositivos móveis:

Desenvolver política de uso e acesso de dispositivos móveis na empresa. Proteger ambiente isolando dispositivos móveis em rede isolada.

9 - Conscientização e educação:

Produzir políticas de segurança que afetem diretamente os usuários e colaboradores da empresa. Conscientizar usuários sobre Cibercrime enfocando como manter-se em segurança.

infografico-passos-ciberseguros

Reafirmando a Cibersegurança:
tabela-passos-ate-ciberseguranca
Se você chegou até aqui procurando por: empresas de segurança da informação, especialista em segurança da informação, ou gestão de segurança da informação, entre em contato conosco por favor!

Conclusão:

Para tornar efetivo a cibersegurança dentro da empresa, você precisará implantar, monitorar e refazer todo o processo continuamente. Com processos automatizados de T.I., e gestão da segurança da informação, você consegue isso sem causar muito impacto dentro da empresa.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !