Textual description of firstImageUrl

10 dicas sobre cibersegurança


10 dicas importantes para garantir a cibersegurança.


Para ajudar os gerentes de segurança de TI durante esta época na qual os ataques online ocorrem diariamente, compilamos uma lista das coisas em que seus usuários devem pensar sempre que estiverem usando a Internet.

10-dicas-sobre-ciberseguranca.html

Eles provavelmente já ouviram muitas ou todas essas dicas antes, mas a repetição não estraga a oração.

Se você leva a sério a segurança, já está usando alguns aplicativos como uma VPN para proteger sua rede contra malwares, redes de bots e outras ameaças avançadas.

E se você é um gestor de segurança online inteligente, sabe que a melhor coisa a fazer é educar os seus usuários. Compartilhe esta lista com eles, este mês e todos os meses.

Leia nossas dez principais dicas de segurança cibernética abaixo:

1. Você é um alvo.

Perceba que você é um alvo atraente para hackers e é sempre melhor prevenir do que remediar. Nunca diga "Isso não vai acontecer comigo".

2. Oito caracteres não são suficientes.

Pratique um bom gerenciamento de senhas. Use uma forte mistura de caracteres e não use a mesma senha para vários sites. Não compartilhe sua senha com outras pessoas, não a anote e, definitivamente, não a anote em um post-it anexado ao seu monitor.

3. Bloqueie seus dispositivos.

Nunca deixe seus dispositivos sem vigilância. Se você precisar deixar o computador, o telefone ou o tablet por um período por menor que seja, bloqueie-os para que ninguém possa usá-los enquanto você estiver fora. Se você mantiver informações confidenciais em uma unidade flash ou disco rígido externo, adicione uma senha aos arquivos através do Winrar ou outro aplicativo que permita tal função.





4. Pratique o clique seguro.

Sempre tenha cuidado ao clicar em anexos ou links no email. Se for inesperado ou suspeito, por qualquer motivo, não clique nele. Verifique duas vezes a URL do site para o qual o link leva. Hackers e invasores costumam tirar proveito de erros ortográficos para direcioná-lo para um domínio prejudicial. Pense: será que você pode identificar se o link e o site são seguros?

5. Cuidado com a navegação.

A navegação sensível, como bancos ou compras, só deve ser feita em um dispositivo que pertence a você, em uma rede em que você confia ou com um aplicativo VPN ligado (Rede Privada Virtual).

Seja o telefone de um amigo, um computador público ou o Wi-Fi gratuito de um café - seus dados podem ser copiados ou roubados. Um ataque tipo Man-In-The-Middle é muito fácil de realizar através de uma rede Wi-Fi pública.

6. Faça backup.

Faça backup dos seus dados regularmente e verifique se o seu software antivírus está sempre atualizado. Considere também utilizar um serviço de armazenamento em nuvem seguro.

7. Segurança cibernética física.

Seja consciente do que você conecta ao seu computador. O malware pode ser espalhado através de unidades flash infectadas, discos rígidos externos e até smartphones.

8. Compartilhe informações menos sensíveis.

Assista ao que você está compartilhando nas redes sociais. Os criminosos podem fazer amizade com você e obter facilmente acesso a uma quantidade chocante de informações - onde você estuda, trabalha, quando está de férias - que pode ajudá-los a obter acesso a dados mais valiosos.

9. Evite o "homem do meio".

Quando não estiver utilizando o computador, tenha cuidado com a engenharia social, onde alguém tenta obter informações suas através da manipulação. Se alguém ligar ou enviar um email pedindo informações confidenciais, não há problema em dizer não. Você sempre pode ligar diretamente para a empresa para verificar as credenciais antes de fornecer qualquer informação.





10. Fique por dentro de suas contas.

Seja uma conta bancária, de rede social ou trabalho, certifique-se de monitorá-las para qualquer atividade suspeita. Se você vir algo desconhecido, pode ser um sinal de que você foi comprometido.


O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !