Textual description of firstImageUrl

5 ferramentas de segurança de redes


Software de segurança de redes em código aberto (open source) que você pode usar com garantia de monitoramento de verdade.


Na área de redes de computadores e na área de segurança de redes é necessário prover o monitoramento e o acesso não autorizado de recursos da rede.

5-ferramentas-de-seguranca-de-redes

Há centenas de ferramentas de segurança de código aberto, todas com capacidades de segurança defensivas e ofensivas.

Desta forma eu vou recomendar 5 softwares de monitoramento de rede que eu pessoalmente uso em meus clientes e trabalhos esporádicos.

Alguns deles eu uso com mais frequência do que outros, mas sempre procuro variar para ter certeza dos resultados.

5 ferramentas de segurança de redes de código aberto.

A seguir, cinco ferramentas de segurança essenciais que ajudarão você a proteger seus sistemas e redes.

1. OSSEC:
OSSEC é um sistema de detecção de intrusão (HIDS) de código aberto totalmente gratuito e baseado em host.

Ele realiza análise de logs, verificação de integridade da rede, monitoramento de registro do Windows, alerta baseado em tempo, e resposta ativa a eventos.

O OSSEC fornece detecção de intrusão para a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Linux como o OpenBSD, FreeBSD, OS X, Solaris e Windows.

O OSSEC possui uma infraestrutura centralizada e multiplataforma permitindo que vários sistemas sejam facilmente monitorados e gerenciados.



2. OpenVAS:
O OpenVAS é uma suíte de varredura de vulnerabilidade , ele também é open source ou seja: de código aberto.

O OPENVAS cresceu a partir de e do motor Nessus quando ele se tornou comercial.

O OPenVAS gerencia todos os aspectos de um sistema de gerenciamento de vulnerabilidades de segurança a partir de dashboards baseados na Web - gosto muito deste e utilizo bastante no formato appliance dentro do VirtualBox.


3. Security Onion:
O Security Onion é uma distribuição Linux de monitoramento de segurança de rede que pode substituir softwares comerciais caros por uma solução open source tranquilamente.

O Security Onion é bem fácil de configurar. Com o mínimo esforço você já começa a detectar eventos relacionados a segurança em sua rede.

Eu acho que com o Security Onion você consegue detectar tudo, desde ataques de força bruta até aqueles ou aquelas APT's desagradáveis - eu uso muito por sua facilidade de configuração e resultados.


4. Metasploit Framework:
O Metasploit Framework Project é um projeto de segurança de computador que fornece informações sobre vulnerabilidades de segurança e auxilia em testes de penetração e desenvolvimento de assinaturas de IDS - Intrusion Detection Systems.

O Metasploit Framework é uma ferramenta para desenvolver e executar código de exploração contra uma máquina alvo remota.

Outros sub-projetos importantes incluem o Banco de Dados Opcode, o arquivo Shellcode e outras pesquisas relacionadas - Usei uma vez, achei complicado demais para mim e desisti, mas quem gosta deste tipo de desafio e tem tempo, está aí se quiser baixar.


5. Nmap:
Eu não podia deixar de falar sobre o Nmap, ele me ajuda a efetuar varredura de portas abertas na rede 

Eu acho que esta ferramenta é minha número um quando penso em efetuar varredura de portas abertas na rede.

As novas versões do Nmap agora possuem scripts NSE fortíssimos que podem detectar vulnerabilidades, configurações errôneas e informações relacionadas a segurança em torno dos serviços de rede.

Depois de ter o nmap instalado dá uma olhada também na ferramenta Ncat incluída no pacote pois vai te surpreender - uso em demasiado o Nmap tendo instalado em meu notebook velho de guerra que é um AMD Dual core de 2,3Ghz com 6GB de RAM e SSD de 120GB tela de 11,6" .


Aqui vão 8 dicas para garantir a segurança de uma rede empresarial:
  1. Estabeleça níveis de acesso para todos os usuários.
  2. Proteja e monitore as conexões wi-fi.
  3. Realize backups FULL constantemente e eficientemente.
  4. Previna-se dos ataques cibernéticos com ferramentas seguras.
  5. Mantenha todos os sistemas atualizados: Linux, Mac, Windows, Android, IOS, etc...
  6. Treine todos os funcionários regularmente.
  7. Monitore a rede regularmente a procura de ameaças.
  8. Se você for o dono da empresa, terceirize estes serviços de segurança.
Conclusão:
O motivo deste artigo foi de apontar um norte em ferramentas de monitoramento de rede e segurança de redes de computadores inclusive em ambientes cooperativos, não tive a intenção de criar um tutorial extenso. Acredito que os técnicos que leem este artigo são técnicos experientes ou administradores de sistemas com experiência em criptografia e segurança de redes.


O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !