Textual description of firstImageUrl

Proteja-se do ransomware: previna-se!


Como se recuperar de um ataque de Ransomware.


Se você quer evitar ataques de ransomware, existem algumas medidas de segurança que você pode tomar. Certifique-se de manter seu software atualizado e use um bom software antivírus. Seja cuidadoso com emails de phishing e evite clicar em links suspeitos.

proteja-se-do-ransomware-previna-se.

Faça backup regularmente de seus arquivos importantes e armazene-os em um local seguro. Eduque-se e sua equipe sobre os riscos de segurança cibernética e a importância de práticas seguras online. Tomando essas medidas preventivas, você pode ajudar a proteger-se contra ataques de ransomware e manter seus dados seguros.

Ransomware é uma das formas mais nefastas de ataque cibernético pois pode levar a sérias perdas financeiras, além de interrupções no fluxo de trabalho diário.

As organizações devem tomar medidas proativas para se proteger contra ataques de ransomware, implementando fortes medidas de segurança, educando os funcionários sobre práticas de computação seguras e fazendo backup de dados importantes. Ao tomar tais medidas, as empresas estarão mais bem preparadas ao tornarem-se vítimas de um ataque.

Neste artigo eu vou dar uma visão geral de um ataque de Ransomware, como ele funciona e as etapas que podemos seguir para preparar-nos e também para responder a um ataque. Eu também discuto algumas opções disponíveis para recuperação de dados após uma crise deste tipo, incluindo a restauração de backups e o uso de ferramentas de descriptografia. Palavras de quem já sentiu na pele o peso da responsabilidade.

Afinal como o Ransomware funciona?
O  Ransomware geralmente é espalhado através de e-mails maliciosos ou links em sites falsos. Uma vez que ele se infiltra em um sistema, ele criptografa todos os arquivos no computador ou na rede e, em seguida, apresenta uma mensagem exigindo o pagamento pela chave de descriptografia para recuperar o acesso aos dados, entendam que um ataque de Ransomware é algo nefasto e marginal, por favor não romantizem bandidos.

Quais os tipos de Ransomware?
Existem muitos tipos diferentes de ransomware por aí, conhecer as diferenças entre eles pode ajudá-lo a proteger seus dados e a si mesmo desses ataques maliciosos, veja abaixo:

O que é um Criptoransomware?
Um dos tipos mais comuns de ransomware é conhecido como ransomware cripto. O ransomware cripto usa técnicas avançadas de criptografia para bloquear os arquivos dos usuários até que eles paguem uma taxa, geralmente em criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum, pela chave de descriptografia. Esta forma de ransomware é particularmente perigosa porque, uma vez que se infiltra em um sistema, pode ser quase impossível descriptografar sem pagar o valor do resgate.

O que é um Scareware?
Outro tipo de ransomware é chamado de scareware ou malware "pop-up". Este tipo geralmente assume a forma de falsos programas antivírus que prometem "consertar" seu computador depois de examiná-lo em busca de problemas; no entanto, esta verificação irá realmente instalar software malicioso em seu sistema que bloqueia todos os seus dados até que você pague um resgate por sua remoção. Algumas variantes podem até tentar enganar as vítimas a pagar duas vezes, oferecendo uma versão gratuita e uma versão atualizada com recursos adicionais - que também vem com uma taxa adicional.

O que é Malware/Spyware?
O terceiro tipo de ransomware é conhecido como malware ou spyware que rouba dados. Esse tipo de ransomware infectará seu computador e começará a roubar todos os seus dados, como senhas ou informações da conta bancária, sem que você saiba. Algumas variantes também são capazes de tirar capturas de tela e gravar pressionamentos de teclas, que podem ser usados para acessar informações confidenciais ou assumir contas.

O que é Ransomworm?
Finalmente, há o tipo de ransomware "ransomworm" que se espalha para outros computadores através de anexos de e-mail ou sites maliciosos. Ele funciona criptografando os dados em um computador e, em seguida, enviando cópias de si mesmo para outros computadores, em um esforço para espalhar seu alcance e aumentar as chances de as vítimas pagarem a demanda de resgate.

Não importa que tipo de ransomware você encontre, é importante lembrar que a prevenção é fundamental. Certifique-se de manter seu sistema atualizado com os patches de segurança mais recentes e use um software antivírus forte para uma proteção ideal contra essas ameaças. Além disso, certifique-se de nunca abrir e-mails suspeitos ou clicar em links desconhecidos, pois eles geralmente podem conter scripts maliciosos que se infiltrarão em seu sistema com código ransomware.

Vetores de Ataque de Ransomware:
Com o mundo cada vez mais digitalizado, os ataques de ransomware se tornaram uma das maiores ameaças de segurança que as empresas e organizações enfrentam hoje. Infelizmente, devido à complexidade do ransomware e seus muitos vetores de ataque, pode ser difícil de detectar e conter. Entender o que é um ou o ransomware seus vários vetores de ataque e como evitá-los, é essencial para uma proteção eficaz da segurança cibernética.

Ransomware de qualquer tipo é um tipo de software malicioso no estilo malware que criptografa dados ou bloqueia seu computador até que se pague um "resgate" para recuperar o acesso. Normalmente, ele é espalhado através de anexos de e-mail maliciosos ou links de sites comprometidos, mas também pode ser encontrado em qualquer dispositivo conectado à Internet. Os invasores também podem usar técnicas de engenharia social, como e-mails de phishing ou sites falsos, para distribuir ransomware.

Um vetor de ataque comum para ransomware envolve a exploração de sistemas vulneráveis ou desatualizados. Ao procurar pontos fracos em aplicativos de software e sistemas operacionais, os invasores podem obter acesso a redes onde podem implantar malware, como ransomware. Além disso, os invasores podem usar scripts mal-intencionados, como macros ou explorações de protocolo de área de trabalho remota (RDP) para se infiltrar nas redes com facilidade.

Outro vetor comum que os invasores usam para espalhar ransomware é pegando carona em serviços legítimos, como campanhas de e-mail ou anúncios on-line. Os invasores enviarão e-mails disfarçados de informações legítimas de uma fonte confiável – como uma atualização do seu banco – contendo um link que leva os usuários a conteúdo mal-intencionado quando clicado. Os anúncios patrocinados também são outra maneira de os invasores espalharem suas cargas úteis por meio de sites benignos que parecem completamente legítimos à primeira vista, mas na verdade contêm código malicioso dentro deles que infectará os computadores dos usuários ao visitá-los.

A melhor maneira de se proteger contra esses tipos de ataques é ter fortes medidas de segurança cibernética em vigor antes que eles ocorram: correção regular de todos os dispositivos conectados à Internet; protocolos de autenticação adequados, como a autenticação de dois fatores; treinamento de funcionários sobre a identificação de atividades suspeitas; backups regulares de dados importantes; e desativar os recursos de execução automática em todas as unidades USB usadas no local de trabalho são todas as medidas necessárias que devem ser tomadas para se proteger contra ataques cibernéticos bem-sucedidos em geral - não apenas aqueles que envolvem ransomware especificamente.

Como você deve se preparar e defender contra ataques de Ransomware:
O ransomware pode causar perdas financeiras significativas e interrupções operacionais, tornando essencial que as organizações se preparem e se defendam contra ataques de ransomware.

O primeiro passo que as organizações devem dar para se defender contra ransomware é garantir que seus sistemas estejam atualizados com os patches e atualizações de segurança mais recentes. Os cibercriminosos geralmente visam vulnerabilidades em softwares desatualizados, portanto, mantendo todos os sistemas atualizados, as organizações podem reduzir suas chances de se tornarem vítimas de um ataque de ransomware. Além disso, as organizações devem garantir que tenham amplos backups de seus dados armazenados em locais seguros, tanto no local quanto na nuvem, para que os dados possam ser facilmente restaurados se o pior acontecer. Testar regularmente esses backups ajudará a garantir que eles estejam intactos e prontos para serem usados em caso de emergência.

As organizações também devem considerar a implementação de soluções de segurança abrangentes, como firewalls de próxima geração que na sigla em inglês é: NGFW - Next Generation Firewall, estes podem detectar comportamentos suspeitos de ameaças recebidas antes de acessarem redes corporativas ou dados confidenciais. Além disso, soluções de segurança de e-mail, como a proteção avançada contra ameaças, podem ajudar a filtrar e-mails perigosos contendo software mal-intencionado ou links que podem potencialmente desencadear um ataque de ransomware. Finalmente, as organizações devem educar a equipe sobre as melhores práticas de conscientização sobre segurança cibernética, como reconhecer e-mails de phishing ou evitar conexões Wi-Fi públicas ao lidar com informações confidenciais, mas isto é o que a maioria das pessoas faz, então fica difícil combater após o estrago feito.

Embora nenhuma empresa esteja completamente imune a ataques cibernéticos, tomar medidas proativas para se preparar para possíveis ocorrências é fundamental para proteger contra infecções por ransomware e minimizar os danos se um ataque ocorrer. As organizações devem permanecer vigilantes quando se trata de medidas de segurança cibernética, como corrigir software desatualizado, ter backups regulares de dados valiosos armazenados com segurança, utilizar soluções de segurança abrangentes e educar pessoas sobre as melhores práticas, a fim de minimizar o risco de serem alvo de cibercriminosos que procuram alvos fáceis.

Como responder a um ataque de Ransomware?
Embora nenhuma organização esteja imune a um ataque de códigos maliciosos ransomware, existem medidas que todos e também as empresas podem tomar para reduzir o risco de se tornarem vítimas de um ataque maléfico e mitigar o impacto se o fizerem.

O primeiro passo para responder a um ataque de ransomware é entender o que aconteceu e de onde veio. As organizações devem procurar pistas em seus logs de rede, dispositivos de segurança e atividade do servidor em relação a datas e horários do ataque. Saber quem foi alvo dentro da organização e quais sistemas foram afetados é crucial para entender todo o escopo do ataque. As organizações também devem identificar quaisquer links ou anexos suspeitos que possam ter sido enviados por e-mail ou outros canais para determinar como o invasor obteve acesso ao seu ambiente.

Uma vez que as organizações e usuários entendam como foram alvo, eles precisam avaliar os possíveis danos causados pelo ataque. Isso deve envolver a avaliação de considerações técnicas, como quais arquivos de dados foram comprometidos, bem como considerações de negócios, como por quanto tempo as operações serão interrompidas devido a interrupções tecnológicas ou interrupções de serviço. As organizações também devem avaliar sua capacidade de restaurar os sistemas afetados de volta às condições normais de operação sem pagar taxas de resgate exigidas pelos invasores ou dar-lhes acesso adicional a redes organizacionais ou computadores.

As organizações devem então agir rapidamente depois de terem identificado uma infecção ativa por ransomware em seus sistemas, tomando medidas imediatas para evitar que ela se espalhe ainda mais por outras partes de sua rede ou servidores. Isso envolve isolar as redes infectadas de outras partes da arquitetura de rede até que todo o software mal-intencionado seja removido e limpo; também inclui a implantação de camadas adicionais de segurança, como firewalls, sistemas de detecção de intrusão (IDS), soluções de endpoint e soluções de criptografia, quando possível. Além disso, as organizações devem ter certeza de fazer backup de informações críticas regularmente caso a restauração seja difícil devido à falta de backups limpos disponíveis após um ataque bem-sucedido.

Finalmente, embora sob nenhuma circunstância uma organização deva pagar uma taxa de resgate solicitada pelos invasores se eles quiserem acessar de volta ao seu ambiente novamente – isso apenas incentiva os criminosos – as organizações podem querer considerar trabalhar com profissionais de segurança cibernética que são familiarizados com esses tipos de ataques se a restauração de dados por conta própria se mostrar impossível devido a processos de backup inadequados ou soluções tecnológicas disponíveis no momento.

É importante que as empresas não apenas invistam em soluções de segurança cibernética, mas também treinem os funcionários no reconhecimento de links / anexos ou e-mails suspeitos antes de clicar neles efetuando aberturas acidentais para "backdoors" que os hackers usam para obter acesso a sistemas corporativos sem serem detectados, garantindo que os planos de recuperação sejam devidamente testados antes que ocorram desastres na pior hora possível - é claro que nenhuma preparação pode garantir completamente o sucesso da proteção durante ataques cibernéticos inesperados, como ransomware.  Então, o melhor a a fazer é: equipar-se com as melhores armas para sobreviver a esse cenário que aumenta muito a cada ano.

As empresas precisam planejar com antecedência – investindo na contratação de pessoal de tecnologias apropriadas – para que, quando o inevitável acontecer (como as estatísticas cada vez mais indicam), não fiquem lutando desesperadamente tentando descobrir o que exatamente aconteceu, contando danos espalhados e desastrosos, interrompendo funções operacionais, e questões confidenciais.

Como me recupero de um ataque de Ransomware?
Os ataques de ransomware podem causar danos significativos à infraestrutura de TI de uma organização e a dados são inestimáveis. Com o custo global do ransomware custando mais de US$ 20 bilhões por ano, é importante que as organizações entendam como podem se recuperar de um ataque de ransomware. Aqui estão algumas etapas que eu recomendo:

Isole os dispositivos e redes afetados!
Imediatamente após o ataque, o primeiro passo deve ser isolar os dispositivos e redes afetados para minimizar mais danos. Isso ajudará a evitar que quaisquer dados confidenciais sejam transferidos para fora do local ou roubados por agentes mal-intencionados.

Faça backup de dados regularmente!
As organizações devem ter uma política de backup robusta, garantindo que todos os dados vitais sejam copiados regularmente para que, em caso de tal ataque, os sistemas afetados possam ser restaurados com o mínimo de interrupção. Os backups externos também devem ser considerados para proteger contra desastres locais.

Use algum software antivírus!
O software antivírus e outros softwares de proteção contra ransomware devem ser instalados em todos os computadores e redes para proteger contra infecções por malware que podem levar a um ataque de ransomware. Também é importante garantir que os funcionários estejam cientes dos protocolos de segurança cibernética e saibam a melhor forma de responder se tomarem conhecimento de atividades suspeitas ou e-mails contendo links / anexos maliciosos.

Eduque os funcionários!
Todos os funcionários devem receber treinamento regular de segurança cibernética para que entendam como os e-mails de phishing funcionam, bem como as melhores práticas quando se trata de segurança on-line.

Entre em contato com um especialista!
As organizações também devem considerar contar com a ajuda de um especialista em segurança cibernética experiente ou software especializado em remoção de ransomware para ajudar no processo de recuperação. Ao tomar essas medidas, as organizações podem se proteger de futuros ataques e se recuperar rapidamente de quaisquer incidentes que ocorram. O custo de um ataque de ransomware é alto, por isso é vital que as organizações entendam como responder e se proteger de agentes mal-intencionados.

Como os funcionários podem ser treinados para evitar ataques de ransomware?
Organizações em todo o mundo estão cada vez mais reconhecendo a necessidade de melhorar suas práticas de segurança digital para proteger dados e sistemas valiosos contra ransomware. Ransomware é um tipo de software malicioso projetado para criptografar dados em um sistema, tornando-o inacessível até que um pagamento de resgate seja feito. Como tal, as organizações foram solicitadas a tomar medidas para educar seus funcionários sobre práticas de computação seguras, a fim de reduzir o risco representado pelo ransomware.

Uma das maneiras mais eficazes de uma organização educar seus funcionários é por meio de sessões de treinamento de conscientização de segurança. Ao agendar regularmente sessões de treinamento, os funcionários podem se manter atualizados sobre as ameaças mais recentes e as práticas recomendadas para se manterem seguros on-line. Durante esses treinamentos, as organizações devem se concentrar não apenas em detalhes técnicos, como software antivírus e firewalls, mas também na melhor forma de reconhecer e-mails de phishing ou outras táticas de engenharia social usadas por cibercriminosos.

Além disso, as organizações devem considerar utilizar ferramentas de mensagens, como aplicativos de e-mail ou mensagens instantâneas, bem como a publicação de panfletos informativos ou cartazes em todo o espaço do escritório que fornecem lembretes sobre práticas e políticas de computação seguras. Isso garante que todos tenham fácil acesso a informações sobre hábitos de computação seguros antes de se depararem com possíveis ameaças à segurança.

Finalmente, a implementação de políticas corporativas relacionadas ao uso de dispositivos de hardware pode ajudar uma organização a reduzir ainda mais o risco de sofrer um ataque de ransomware. Por exemplo, as políticas que exigem criptografia em laptops e unidades portáteis podem garantir que, se esses dispositivos forem perdidos ou roubados, os dados confidenciais da empresa permaneçam seguros.

Organizações também devem considerar a instituição de restrições adicionais, como proibir certos tipos de dispositivos USB de serem usados com computadores de trabalho, a menos que autorizados pela equipe de TI primeiro.

Ao envolver os funcionários em sua própria educação em segurança por meio de sessões regulares de treinamento, postando claramente informações sobre espaços de trabalho e instituindo políticas de uso de dispositivos corporativos, as organizações podem fazer progressos significativos na defesa contra ataques de ransomware, mantendo suas funções de negócios necessárias intactas também.

Espero que tudo corra bem sempre pra nós todos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !