Textual description of firstImageUrl

Como deixar meu computador mais rápido


4 dicas simples que podem deixar seu pc ou notebook com Windows bem mais rápido, ou pelo menos melhorar o desempenho do seu PC.


Sempre que eu recebo alguma pergunta eu tento responder com a maior paciência possível, uma destas perguntas constantes é: Como deixar meu computador mais rápido ?  ou como melhorar o desempenho do PC ?

como-deixar-meu-computador-mais-rapido

Um amigo me ligou e informou que seu computador sempre foi rápido, mas de uns tempos pra cá seu notebook está ficando mais lento gradativamente.

Como deixar seu computador mais rápido:
Se você não efetuar certos cuidados como uma manutenção de computadores básica quinzenal ou mensal, fazer com que seu computador execute da melhor forma possível pode até se tornar uma tarefa impossível.

Isto é igual ao celular lento, só que no caso de computadores há muito mais ferramentas que podem pelo menos melhorar a performance.

É normal o Windows acumular vários arquivos inúteis e erros na sua configuração ao passar do tempo, tornando-o mais lento ao executar algumas tarefas que você sempre executava com boa performance, tornando o acesso a rede e internet lentos, e até mesmo ao iniciar seu computador.
Nota-se que a cada versão o Microsoft Windows torna-se mais estável, seguro e mais rápido, a Microsoft sempre prima por resolver vários problemas relacionados ao acúmulo de arquivos desnecessários e uma inicialização cada vez mais rápida, isto pode ser notado facilmente.

Tentarei dar exemplos fáceis de algumas ferramentas para você mesmo fazer a faxina no computador ou pelo menos saber que existem, se não se sentir seguro executando estas ações, chame um técnico de computador ou técnico de notebook.

COMO DEIXAR MEU PC OU MEU NOTEBOOK MAIS RÁPIDO

deixar-computador-mais-rapido

1 - Nunca desfragmente o disco rígido ou HD:
Ok, seu computador está ficando lento para inicializar, abrir arquivos ou programas não é ? Não desfragmente seu Disco Rígido (HDD). Com o sistema de arquivos NTFS, você nunca precisa desfragmentar um desktop.

Atualmente eu prefiro criar uma imagem do sistema e de como eu gostaria de tê-lo sempre funcionando. Quando eu preciso ou torna-se necessário por algum motivo, eu simplesmente restauro esta imagem do sistema, logo: eu nunca desfragmento meu HDD.

Se você é como eu que usa a hibernação do Windows direto todos os dias, é normal que você faça uso de imagens de sistema como eu faço.

Desfragmentar é pura perda de tempo nos dias atuais, isso era bom com sistemas de arquivos antigos como o FAT, com o sistema atual que é o NTFS isto torna-se desnecessário. Passe para as dicas abaixo.

Ah, lembre-se também em como os HDDs SSD estão ganhando espaço no dia a dia. Desfragmentar ? Jamais ! Com o Windows 10 atualmente, formatar virou coisa do passado.

2 - Limpe o registro do Windows:
Atente que com o passar do tempo algumas anormalidades passam acontecer com seu computador ou notebook e isso contribui com alguns erros a mais que poderão ser tratados com a limpeza do registro do Sistema Operacional Windows, que é uma fonte de códigos de programas que são instalados e desinstalados através do tempo.

Leia agora: Remova o antivírus menos o Windows Defender !


Uma boa ferramenta grátis é o CCleanerque limpa, desfragmenta e otimiza o registro, use de 15 em 15 dias que ajuda bastante, mas também não saia instalando qualquer programa só para testar ou porque você achou que te servia em determinado momento.

É comum eu atender clientes que possuem vários programas que fazem a mesma coisa e acabam por deixar o notebook ou desktop entupidos com lixo e propaganda inútil, vale para os celulares também.

A manutenção preventiva é a melhor forma de você manter seu sistema estável por muito tempo ou até por toda a vida útil do equipamento.

3 - Use e abuse das Atualizações automáticas:
Eu acho que hoje em dia não dá mais pra ficar longe das atualizações automáticas da Microsoft. As atualizações mantém o sistema seguro e atualizado tornando-o compatível com novas tecnologias e melhorias no desempenho. Vem ativado por padrão e você deve manter desta forma.

4 - Mantenha seu software antivírus atualizado:
Eu recomendo a você a manter o windows com firewall e antivírus ativos, não importa qual o software que você use para isso. Eu mesmo uso o Windows Defender no Windows 7 x64 que é o próprio AV da microsoft, e até hoje não tive problemas graves com vírus.

Leia agora: Configurando o Windows Defender no Windows 10


Conclusão:
Execute varreduras por vírus constantemente, o próprio software agenda verificações automaticamente depois de instalado. Já vi casos em que o AV não detecta nenhum vírus, mas o sistema está infectado e comprometido, cautela com a fonte dos programas que você instala ok ?

Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !