Textual description of firstImageUrl

Erro de conexão ao RDP do Windows Server


Quando você tenta se conectar a um servidor remoto, recebe a mensagem : Este computador não pode se conectar ao computador remoto - aí você pensa: é, o rdp deu pau !


Eu fui requisitado a resolver um problema com RDP (Remote Desktop Protocol) em um servidor Windows Server 2012 STD X64, o problema relatado é que de uma hora para outra o serviço de administração remota havia parado de funcionar sem aviso nenhum.
RDP-Windows-Server
A conexão via protocolo RDP a um Servidor Windows pode falhar por vários motivos. O problema poderia ser com o serviço da Área de Trabalho Remota no servidor, com a conexão de rede, ou o próprio cliente de Área de Trabalho Remota no computador que inicia o acesso.

Além disso poderiam haver outros fatores como:
1 - Um conflito de atribuição de porta devido a algum serviço novo instalado.
2 - Uma configuração de criptografia e de autenticação nova configurada incorretamente.
3 - Um certificado corrompido no servidor ou na estação.

Você pode usar o RDP (Remote Desktop Protocol) do Windows 2008:
- Como Gateway de Área de Trabalho Remota ou Serviços da Área de Trabalho Remota que é uma função que permite que usuários remotos se conectem a recursos em uma rede externa ou interna.
- Para gerenciar instalações do Windows no servidor, você pode usar a Conexão da Área de Trabalho Remota (RDC) da Microsoft para isso e muito mais.


Sem problemas, pois segundo me informaram, o problema era só a possibilidade de acessar remotamente o console ou terminal do servidor, isto incluía o acesso interno falhando. Pedi para acessarem como de costume para eu ver a mensagem de erro ou recusa do servidor.

"Este computador não pode se conectar ao computador remoto"


Fui a outro computador e tentei conectar com outra conta com permissões administrativas e a mensagem acima se repetiu.

Mas então, como estabelecer uma conexão RDP ? Como acessar a área de trabalho remota com o microsoft remote desktop ?

Perguntei-lhes sobre como usavam a área de trabalho remota e me informaram que apenas para objetivos administrativos de configurações ou desligamento do servidor a noite, sim, o servidor era desligado remotamente a noite ou após seu uso no fim-de-semana.
 Migre toda a sua empresa para a nuvem
Fui fisicamente até o console do Servidor Windows 2012 Std, o servidor era um Controlador de Domínio, então; nem olhei se a opção de acesso remoto estava marcada pois isso é padrão em um controlador de domínio Windows e não pode ser desfeito.
Olhando os logs do sistema, dei logo de cara com informações sobre licenciamento da área de trabalho remota no Servidor Windows 2012, o log indicava que o servidor de licenças havia expirado e que novas CAL´s (Client Access License) deveriam ser adquiridas.

Quero dizer também que poderiam haver mensagens não tão explanatórias nos logs do sistema, mas precisam ser analisadas pois a solução muitas vezes é simples, mensagens estas que podem ser tais como:

- "este computador não pode se conectar ao computador remoto"
-  "erro interno acesso de remoto"
- "a conexão remota não foi possível pois o nome do servidor de acesso remoto não foi resolvido"
- "impossível acesso remoto windows server 2012"
- "controlador remoto de pc indisponível"
- "acesso remoto windows server negado"
- "computador remoto inalcançável"
- "o nome remoto não pôde ser resolvido"
- "suporte remoto desabilitado ou não foi possível"
- "suas credenciais não funcionaram no acesso remoto"
- "desktop remoto do windows não instalado"

Aproveite e leia:
"Como criar backups do estado do sistema ou system state do Windows 2012 usando a linha de comandos quando o sistema falha ao carregar a interface gráfica (GUI)."


Olhei mais uma vez os logs, abri o Gerenciador de Servidores e desinstalei o "Serviço de Licenciamento da Área de Trabalho Remota" e também o serviço "Serviços de Terminal".

Como num passe de mágica, o problema de acesso remoto estava resolvido e todos felizes, inclusive eu.

Conclusão:
Certamente é necessário olhar para os problemas com uma diferente visão ou perspectiva. Quando lhe reportam um problema, acredite que ele realmente está acontecendo, não culpando o usuário por todos os problemas.

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !