Textual description of firstImageUrl

Erro de conexão ao RDP do Windows Server


Quando você tenta se conectar a um servidor remoto, recebe a mensagem: Este computador não pode se conectar ao computador remoto - aí você pensa: é, o rdp deu pau!


Quando você precisa resolver um problema com RDP (Remote Desktop Protocol) em um servidor Windows Server, e o problema relatado é que de uma hora para outra o serviço de administração remota parou de funcionar sem aviso nenhum...

RDP-Windows-Server

A conexão via protocolo RDP a um Servidor Windows pode falhar por vários motivos.

O problema pode ser com o serviço da Área de Trabalho Remota no servidor, com a conexão de rede, ou o próprio cliente de Área de Trabalho Remota no computador que inicia o acesso.

Além disso pode haver outros fatores como:

❶ - Um conflito de atribuição de porta devido a algum serviço novo instalado.
❷ - Uma configuração de criptografia e de autenticação nova configurada incorretamente.
❸ - Um certificado corrompido no servidor ou na estação.

Atualizações de segurança da área de trabalho remota no desktop:

A área de trabalho remota ou o remote desktop sofreram grandes atualizações em 2019, devido à diferença na nova versão do provedor de autenticação (CredSSP) talvez o que funcionava antes não funcione mais - aconteceu comigo. Utilize o comando abaixo para atualizar o registro do Windows 1 ou Windows 10:

REG ADD HKLM\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System\CredSSP\Parameters\ /v AllowEncryptionOracle /t REG_DWORD /d 2

Se houver esta chave, peça para atualizar a mesma.


Você pode usar o RDP (Remote Desktop Protocol) do Windows Server:

⓵ - Como Gateway de Área de Trabalho Remota ou Serviços da Área de Trabalho Remota que é uma função que permite que usuários remotos se conectem a recursos em uma rede externa ou interna.

⓶ - Para gerenciar instalações do Windows no servidor, você pode usar a Conexão da Área de Trabalho Remota (RDC) da Microsoft para isso e muito mais.

Apesar de erros de autenticação de conexão remota serem um problema chato muitas vezes, segundo me informaram neste caso, o problema era só a possibilidade de acessar remotamente o console ou terminal do servidor, isto incluía o acesso interno falhando.

Neste caso é necessário pedir alguém para acessar como de costume para se ter uma ideia da mensagem de erro ou recusa do servidor.

"Este computador não pode se conectar ao computador remoto"


Bem, depois da mensagem acima, será necessário ir a outro computador e tentar conectar-se com outra conta com permissões administrativas.

Você pode receber a mensagem acima novamente ou você receber a mensagem: Erro interno MSTSC - Erro interno da area de trabalho remota.

Mas então, como estabelecer uma conexão RDP com o servidor? Como acessar a área de trabalho remota com o Microsoft remote desktop? Como resolver o erro 691 - conexão remota foi negada?

Bem, se os usuários utilizam a área de trabalho remota apenas para objetivos administrativos de configurações ou desligamento do servidor a noite; sim, neste caso o servidor era desligado remotamente a noite ou após seu uso no fim de semana.

Como resolver o erro a conexão remota foi negada?

Vá até o console do seu Servidor Windows, certifique-se se o servidor é um Controlador de Domínio, se for nem precisa olhar se a opção de acesso remoto está marcada pois isso é padrão em um controlador de domínio Windows e não pode ser desfeito.

Você precisa verificar se o erro na conexão de area de trabalho remota pode ser causado por causa do protocolo de licenciamento.

Verifique os logs, pois é certo você se deparar com informações sobre licenciamento da área de trabalho remota no seu Servidor Windows, o log de eventos certamente irá indicar que o servidor de licenças pode ter expirado e que novas CAL´s (Client Access License) serão necessárias.

Quero dizer também que pode haver mensagens não tão explanatórias nos logs do sistema, mas precisam ser analisadas, pois a solução muitas vezes é simples, mensagens estas que podem ser tais como:

✓ - "este computador não pode se conectar ao computador remoto"
✓ - "erro interno acesso de remoto"
✓ - "a conexão remota não foi possível pois o nome do servidor de acesso remoto não foi resolvido"
✓ - "impossível acesso remoto windows server 2012"
✓ - "controlador remoto de pc indisponível"
✓ - "acesso remoto windows server negado"
✓ - "computador remoto inalcançável"
✓ - "o nome remoto não pôde ser resolvido"
✓ - "suporte remoto desabilitado ou não foi possível"
✓ - "suas credenciais não funcionaram no acesso remoto"
✓ - "desktop remoto do windows não instalado"
✓ - "conexão remota erro no protocolo de licenciamento "

Voê também pode tentar imediatamente a solução abaixo:

Como alterar a porta padrão do Remote Desktop 3389?

  1. Abra o regedit
  2. Navegue até:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Terminal Server\WinStations\RDP-Tcp\PortNumber
  3. Alterar a base para Decimal, e no campo Value data basta alterar para a porta desejada.
  4. Após a alteração, reinicie o servidor.

Aproveite e leia:
"Como criar backups do estado do sistema ou system state do Windows 2012 usando a linha de comandos quando o sistema falha ao carregar a interface gráfica (GUI)."


Verifique os logs de eventos com bastante atenção, talvez você tenha que abrir o Gerenciador de Servidores e desinstalar o "Serviço de Licenciamento da Área de Trabalho Remota" e também o serviço "Serviços de Terminal" para o servidor voltar a permitir a conexão.

Pode ser também que no caso de ser uma empresa com um controlador de domínio, o número de conexões RDP possa estar limitado por erros de configuração de diretiva de grupo ou propriedades do RDP-TCP (Protocolo) na configuração de serviços da área de trabalho remota. Neste caso específico:
  1. Abra o regedit.exe no servidor.
  2. Navegue até:
    \hkey_local_machine\System\CurrentControlSet\Control\Terminal Server
  3. Adicione esta chave: MaxOutstandingConnections com DWORD32bits valor 10000 .

👀 Observação:

Se você usa apenas a área de trabalho remota do seu servidor para fins administrativos, você não precisa ter instalado o "Serviço de Licenciamento da Área de Trabalho Remota" no seu servidor.

Como num passe de mágica, seu problema de acesso remoto será resolvido.

Ajude o blog com um PIX de R$2,00 ou R$5,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !