Textual description of firstImageUrl

Hub, Switch ou Roteador


O que eu devo comprar, Hub, Switch ou Roteador ? Na hora da dúvida, é melhor se informar muito bem antes de enfiar a mão no bolso !


Eu entendo que muitos usuários estejam com dúvidas a respeito da compra destes equipamentos, este artigo não é um artigo técnico e o foco dele é o usuário final, exemplificando da forma mais simples possível o que cada equipamento executa.

Hub-Switch-Roteador

O termo roteador vem sendo utilizado em demasiado pelos vendedores e técnicos de computadores e algumas vezes até pelos técnicos de redes de computadores, algumas empresas de telecomunicações e é comum ser usado na verdade por todos, isto é uma coisa que não me agrada.

Há diferenças berrantes entre esses aparelhos. Embora todos sejam equipamentos para redes, é importante saber que existem diferenciais e que isto torna cada equipamento destes único. Mas então o que cada um possui de diferente ?

O QUE É UM HUB ?

Um hub é responsável por conectar vários computadores entre si em uma mesma rede local de computadores. Toda a informação enviada e recebida nesta rede passa pelo hub antes de ser encaminhada para os computadores conectados a ele.

Um Hub não consegue identificar os computadores conectados a ele, e por não conseguir distinguir os computadores conectados a ele e repassar cada informação enviada ou requisitada a ele, o mesmo envia tudo que recebe para absolutamente todos os computadores da rede, ficando a cargo de cada computador identificar se aquele recebimento é seu ou não, isso gera um monte de tráfego de dados desnecessário a rede.

Atualmente foram substituídos pelos switches e acredito que não sejam mais fabricados.

Cadastre-se e receba os artigos por e-mail

O QUE É UM SWITCH ?

Os switches são dispositivos inteligentes que conectam vários computadores em uma rede, eles mantêm uma tabela que relaciona cada computador a porta que ele está conectado ao switch, desta forma ele consegue direcionar os dados para um destinatário  específico sem afetar os outros computadores na rede.

O grande diferencial de um switch em relação a um hub é que o switch mantém uma tabela com os endereços da placa de rede de cada computador conectado a ele.

Consultando esta tabela e mantendo-a atualizada, o switch sempre sabe para quem será destinada e recebida toda a informação atravessada por ele sem gerar congestionamentos na rede, e seu principal fundamento é esse: não deixar a rede congestionar.


O QUE É UM  ROTEADOR ?

Os roteadores possibilitam a conexão entre a rede local (LAN) e a internet (WAN). A idéia de um roteador (no modo mais simples) é: tudo que for requisitado e não estiver em sua rede local ele pesquisa do lado de fora e reenvia ao destinatário da solicitação.

Modelos mais modernos de roteadores incorporam funções de firewall e também de switch. Ao contrário dos hubs e switches, o roteador é um equipamento capaz de enviar requisições de dados entre redes completamente diferentes, e não só através da rede local.

Um dado interessante sobre roteadores é que se eles não conseguirem a informação que você precisa, ele reenvia a um roteador mais próximo e assim sucessivamente.

Acho que agora você pode comprar seu equipamento tranquilamente sem o risco de enganos e sem gastos desnecessários. 

Gostou deste artigo ? Deixe seus comentários por favor !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !