Textual description of firstImageUrl

Partição reservada ao sistema windows


Afinal, o que é a partição reservada pelo sistema operacional Windows 7, Windows 8 e Windows 10?


Estive solucionando algumas dúvidas de alguns amigos que me questionavam sobre uma partição FANTASMA no Windows 7 (que medo).

particao-reservada-sistema-win10

É completamente normal o Windows 7, 8 ou Windows 10 criarem uma partição especial chamada Reservada pelo Sistema quando o sistema operacional é instalado em um disco rígido (HDD), SSD  formatado ou re-formatado.

O Windows não atribui uma letra para essa partição, por isso, só possível visualizá-la por meio do utilitário Gerenciamento de Discos do Windows que se encontra em:

Partição reservada pelo sistema

Painel de controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador / Gerenciamento de Disco, ou alguma outra ferramenta semelhante que você instale em seu computador.

Reservado-pelo-sistema-operacional
Esta partição especial chamada de: Reservada pelo Sistema foi criada a partir do Windows 7, as versões anteriores do sistema operacional Windows não possuíam esta partição.


Afinal para que serve esta partição especial
Reservada pelo Sistema?


particao-reservada-ao-sistema-windows

Bem, esta partição tem duas funções principais:


1 - Gerenciar o boot.
2 - Gerenciar dados de configuração de inicialização.

Particao-do-sistema-operacional-reservada-pelo-sistema

Mas quando o Windows cria essa partição? É necessário mantê-la? Posso formatar a partição reservada pelo sistema? Posso excluir a partição reservada pelo sistema?

Vamos com calma: esta partição consome apenas 100MB de espaço em disco no Windows 7, 350MB no Windows 8 e No Windows 10 apenas 100MB.

Esta partição especial reservada pelo sistema operacional é criada durante o processo de instalação do Windows, quando a instalação particiona automaticamente seu HDD ou SSD.







Quando você usa o gerenciador de discos do Windows nota-se que existe um espaço não alocado, como na imagem acima.

E se eu quiser, é possível excluir essa partição?

Sim é possível ! Existem muitas formas de excluir essa partição, porém não entrarei nesse assunto por  4 motivos que informo abaixo:

1 - O espaço ganho após a exclusão da partição é tão pouco que não vale a pena.

2 - Esta partição é essencial para algumas funções importantes, como criptografia de unidades.

3 - Você nem se dará conta que esta partição existe, então deixe-a lá quieta.

4 - Você irá precisar dela quando seu computador não inicializar direito por algum motivo.

Bem, se você chegou até aqui e quer saber como criar uma partição reservada pelo sistema com o DISKPART, aconselho você a ir para o artigo: Como usar o Diskpart do Windows, ou Comandos do Diskpart do Windows - lá tem tudo o que precisa para utilizar o DISKPART pelo prompt de comandos, ou até como usar o diskpart para formatar hd, ssd, e pendrive.

Se você quiser saber como excluir a partição reservada pelo sistema, ou como ativar partição pleo diskpart talvez o artigo Como usar o Diskpart do Windows te ajude !

Conclusão:

Várias dúvidas tem recaído sobre a partição especial reservada pelo sistema operacional, acredito que este tutorial tenha lhe ajudado a dirimir suas dúvidas, conta pra gente.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !