Textual description of firstImageUrl

Como usar o DISKPART do Windows


Use o utilitário DISKPART de linha de comandos para formatar, particionar, excluir ou até para reparar partições ou discos inteiros do Windows.


Um problema que ocorreu comigo algumas vezes com certos discos hdd ou até com pendrives, foi de não conseguir utilizar toda sua capacidade ao formatá-lo no modo normal ou a partição reportar espaço incorreto.
como-usar-o-diskpart-do-windows
Isso aconteceu algumas vezes comigo, e foram casos variados como por exemplo: não deixar eu utilizar um HDD que foi particionado e formatado no linux para instalar o Windows.

Nestes casos eu faço uso do DiskPart que é um utilitário embutido no Windows. O Diskpart é um utilitário simples, porém poderoso, ele serve para gerenciar partições em discos e/ou mídias removíveis como pendrives ou outro qualquer.

O que é o diskpart ?
O diskpart é um utilitário de linha de comando que vem embutido no Windows, é um utilitário simples que serve para gerenciar partições em discos e/ou mídias removíveis como pendrives ou outra mídia qualquer. Também é possível formatar discos com o diskpart, ou formatar o disco hd usando o diskpart.

Mais um detalhe importante: o comando diskpart pode resetar um SSD ou pendrive.

Mas como posso usar o diskpart no windows 10 ou como eu poderia usar o diskpart no windows 7 ? Continue lendo com atenção por favor !

Eu aconselho somente a você usar o comando diskpart se você souber exatamente o que está fazendo, de outra forma você corre o risco de acabar com seu sistema inteiro.

Então; este tutorial não é para o usuário comum, ele é indicado para técnicos ou usuários com conhecimentos avançados.

" Eu não estou brincando com você ! "

"COMO UTILIZAR O DISKPART DO WINDOWS EM 10 PASSOS SIMPLES"

como-usar-o-diskpart-do-windows-21. Abra o prompt de comandos (CMD) e digite o comando “DISKPART“ sem as aspas.

2. Digite então o comando “LIST DISK” para ver os números dos drives presentes em seu PC ou notebook, incluindo seu drive USB caso tenha um espetado neste momento.

3. Digite agora o comando “SELECT DISK X” onde a letra X é o número do disco que pretende realizar a operação com o Diskpart. Verifique a confirmação do DiskPart de que você selecionou o número correto.

4. Agora Digite o comando “LIST PARTITION“ (sem as aspas) para ver as partições presentes no sistema operacional.

5. Digite o comando “SELECT PARTITION X” onde X é o número da partição que deseja executar a tarefa que pretende.
Exemplo dos comandos do DISKPART do Windows
6. Por exemplo: vamos apagar a partição selecionada pelo comando acima. Note que o programa não avisa nem pergunta nada antes de realizar a operação que você designou.

Lembra do que eu disse lá em cima ?

7. Digite o comando “DELETE PARTITION“. Pronto, a partição foi excluída.

8. Vamos recriar agora criar uma partição. Digite o comando “CREATE PARTITION PRIMARY” .

9. Para conferir se a partição foi criada com sucesso, digite o comando “LIST PARTITION” novamente e sem as aspas.

10. Para finalizar, Digite “EXIT” para sair do DiskPart.

Conclusão:
Se você quiser conhecer mais comandos do DISKPART (diskpart comandos), na prompt de comandos do diskpart digite HELP e tecle enter.

Gostou do artigo ? Porque não comenta, curta e compartilha ?

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !