Textual description of firstImageUrl

Memória RAM não carrega no sistema


Por que você não consegue usar toda a memória RAM de seu computador, mesmo que você tenha mais de 4GB instalados.


Um cliente e amigo me informou o seguinte: eu tenho um PC com 8 GB de Memória RAM, mas o Windows está utilizando apenas 3.49GB de memória RAM. O que aconteceu com o resto ? Está com defeito ? Vou na loja e devolvo ? O que eu faço ? Tem solução  ?

a-memoria-ram-nao-carrega-no-sistema

Bem, parece (provavelmente) que você está executando uma versão do Windows de 32 bits.

Um sistema operacional de 32 bits tem apenas endereços suficientes para lidar com menos de 4 GB de memória ram, e uma vez que você tenha mais que isso, ele (o windows) simplesmente não sabe o que fazer com o resto de memória ram que você possui.

Você pode averiguar isto no seu Windows clicando em Iniciar, depois clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Abrirá uma janela igual a figura abaixo.
memoria-ram-nao-carrega-no-sistema
No Windows 8.1 e Windows 10, o caminho é um pouco diferente, vá até o menu iniciar, clique em configurações, clique em sistema e depois clique em sobre. A figura abaixo ilustra o que vamos encontrar no Windows 8.1 e Windows 10.

memoria-ram-nao-carrega-no-sistema2

Então ? Agora já deu pra saber se você usa um computador ou sistema de 32 bits ou 64 bits ?


Para conseguir tirar o máximo proveito de 4GB de memória ram ou mais você precisa de um sistema operacional de 64 bits. Todas as versões atuais do Windows vem em ambos os tipos: 32 e 64 bits.

Então, ficou muito claro que você precisa de um computador de 64 bits para instalar um sistema operacional de 64 bits e usufruir de toda a memória RAM que passar dos 3,75GB.

Se você possui uma versão de 32bits do Windows instalado, você precisará fazer uma instalação completamente nova do Windows 64bits, não há como converter o Windows de 32bits para 64bits, só com uma instalação nova.

Você também terá que reinstalar todos os seus programas, e ainda baixar softwares que funcionem no Windows de 64bits pois alguns softwares de 32bits não funcionam na versão de 64bits.

Conclusão:
A vantagem principal dos sistemas operacionais versões 64-bits é que eles podem utilizar tanta memória quanto disponível. Sistemas de 32-bits podem acessar apenas uma quantidade limitada de RAM, que depende também do processador e do sistema operacional.

Gostou deste artigo ? Compartilhe sua opinião !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !