Textual description of firstImageUrl

Como comprar Microsoft Windows Server


Saiba como adquirir licença legal do Windows Server evitando a pirataria desnecessária dentro da empresa.


É normal que todos queiram em algum momento legalizar softwares usados dentro da empresa. Geralmente os clientes querem legalizar mas não sabem como.
Como-comprar-Windows-Server-2012
A dúvida mais comum é: Como legalizar minha cópia do Windows Server ? E é desta legalização que vamos tratar neste artigo.

Primeiro de tudo, algumas perguntas precisam de repostas, eis algumas abaixo:

  1. Qual a versão do Windows Server é a mais indicada para minha empresa ?
  2. Como eu compro o Windows Server 2012 ou 2016 ?
  3. Como eu posso definir a quantidade de Licenças de Acesso do Servidor ou Client Access License (CAL) ?
  4. Como eu licencio o Windows Server na minha empresa de forma correta ?

Desta forma eu achei melhor preparar este pequeno artigo sobre como comprar e licenciar de forma correta o Windows Server.

Embora seja voltado ao Windows Server 2012, ele pode ser aplicado a versões posteriores como o Windows Server 2016 também.

"Versões do Windows Server 2012"


Windows Server 2012 Foundation:
Esta é uma licença muito específica e básica também. É voltada para micro empresas com até 15 funcionários e somente comercializada e pré-instalada em um servidor previamente montado.

Vale ressaltar também que só pode ser utilizado um processador nesta versão que é bem básica, mas muito funcional.

O Windows Server 2012 Foundation é vendido exclusivamente na modalidade OEM, ou seja: só pode ser vendido em conjunto com um servidor/máquina física com software instalado.

Ele já vem com o licenciamento correto para até 15 funcionários e o custo de aquisição é relativamente baixo.


Se a sua empresa tem menos de 15 funcionários, então eu acho que a escolha certa ou mais interessante, seria comprar um servidor pronto com o Windows Server 2012 Foundation.
Licenciar-Windows-Server
Windows Server 2012 Essentials:
Com foco total nas pequenas empresas com até 25 usuários, a versão Essentials substitui a antiga versão do Windows Small Business Server Essentials. Esta é uma licença mais abrangente que a anterior.

O servidor já vem previamente configurado para uso da empresa. Assim como o Windows Server Foundation, é vendido um servidor previamente configurado.

Então, acho que ficou bem entendido que se a sua empresa possui no máximo 25 funcionários, e, você acha que não passará de mais de 25 funcionários, então eu acho que o Windows Server 2012 Essentials seria a escolha certa para você.

O Windows Server Essentials é uma versão simplificada do Windows Server 2012, bem mais fácil de instalar, configurar e usar.

Windows Server 2012 Standard:
Atualmente esta é a versão mais vendida do Windows Server 2012. Esta versão é indicada para ambientes não virtualizados ou com 1 ou 2 máquinas virtuais.

Ressalto aqui o suporte de até 02 processadores físicos na mesma placa mãe, e o direito a virtualizar 2 máquinas.


É a versão que eu mesmo mais encontro nas empresas hoje em dia, embora eu me depare com alguns Windows Server 2003 funcionando a pleno vapor também.

Windows Server 2012 Datacenter:
Como próprio nome invoca, esta licença é indicada para empresas com várias máquinas virtuais. O Windows Server 2012 Datacenter foi projetado para ambientes de nuvem privada com ambientes voltados a virtualização.

A versão 2012 datacenter é licenciada conforme o número de processadores, sendo que 1 licença é necessária para cada 2 processadores, se você tiver 4 processadores físicos em seu servidor, precisará de mais uma licença. Porém, o Windows Server 2012 Datacenter executa um número ilimitado de Máquinas Virtuais.

Este servidor suporta máquinas virtuais com até 4TB de memória e 320 processadores lógicos (LP), por exemplo, 32 processadores com 10 núcleos cada. Coisa a beça, nunca usei ainda. (risos).
windows-server-2012-CAL
Agora que já conheceu as versões, vamos ver qual a versão do Windows Server você deve comprar. Primeiro, é importante verificar quantos funcionários ou máquinas irão usar a rede, e se este número irá crescer mais tarde.

Se a sua empresa possui mais de 25 funcionários ou identificou que falta algum recurso nas versões Essentials ou Foundation, então a escolha deverá ser comprar o Windows Server Standard ou o Windows Server Datacenter.


Embora esteja tudo bem fácil de entender acima, o licenciamento do Windows Server tem alguns detalhes que precisam de atenção:

Número um:
A Microsoft exige que a empresa compre as licenças do Windows Server 2012 para os seus servidores, mas também exige que também se compre as licenças de acesso a rede para seus usuários ou dispositivos, o que torna tudo um pouco mais caro.

Número dois:
Numa empresa em que todos os computadores foram comprados pré-instalados ou você mesmo comprou a caixinha com os softwares como Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10 mais recentemente, você pode achar que já está tudo certo.

Segundo a Microsoft, não está ! Será necessário comprar CAL´s

Número três:
A gigantesca Microsoft exige que seja comprado uma licença de servidor e uma outra licença chamada Client Access License ou CAL para cada usuário ou dispositivo que acesse o seu domínio interno da empresa.

Sim, assim vai ficar um pouco mais caro isso...


Alguns me perguntam como comprar o Windows Server 2008, eu informo que este produto não é mais comercializado pela Microsoft, embora ainda esteja no ciclo de suporte e updates do mesmo.

Se você precisa licenciar um Windows Server 2008 por algum motivo, deverá comprar um licença do Windows Server 2012, podendo manter seu Servidor 2008 instalado e funcionando.

Conclusão:
Assim como me facilita, espero que este artigo compacto e resumido facilite as pessoas que estão precisando comprar um Windows Server mas não encontram informações confiáveis sobre como licenciar o produto.

Se você precisa de algum tipo de ajuda, um Gestor Técnico pode ajudá-lo a encontrar o pacote de licenciamento mais em conta, entre em contato por favor !

Abraços !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !