Textual description of firstImageUrl

A frase mortal do NET Virtua bloqueado


A net virtua bloqueou todas as conexões e portas de entrada no seu modem sem seu consentimento ? E daí ? Vai ficar assim mesmo !


O net virtua bloqueou algumas portas internet comuns usadas, tais como: http, ftp, rdc e vpn entre outras.
a-frase-mortal-do-net-virtua-bloqueado
Desta forma eu, e, um monte de outras pessoas não estamos mais conseguindo acessar empresa por vpn como exemplo, ou até fazer acesso a sistema de vigilância CFTV.

Eu como Administrador de Sistemas e técnico de computadores também, abri portas no meu roteador net para alguns serviços, mas sinto muito, isso já era !

A NET fez bloqueio de internet em algumas portas de serviços lá no Datacenter.

Eu me lembro que quando eu solicitei na época ao net virtua suporte que fossem abertas portas do meu roteador, o suporte informou que não fazia este tipo de serviço, isso tem muito tempo. Já não lembro de quando foi, mas sei que foram anos atrás.
usuario-vpn-bloqueado
A NET fez bloqueio de internet em algumas portas de serviços lá no Datacenter.
Lógico que haviam portas liberadas, e também haviam algumas portas que estavam bloqueadas, como por exemplo as portas: FTP:21, HTTP:80, HTTPS:443, SMB:445, RDP:3389, sendo que estas portas são essenciais para alguns serviços.

Note bem que sempre uso a palavra "serviços", continue lendo para entender.

Agora a net inventou que não possuem mais um endereço IP válido na internet, pois estão recebendo um IP "fictício" (mudança de IPV4 para IPV6) impedindo totalmente o usuário de abrir portas em seu roteador ou firewall.

Um detalhe importante:
Mesmo que você abra as portas em seu roteador como eu mesmo fiz no meu, de nada adiantará. O problema com o bloquear internet (serviços) está sendo feito dentro do Data Center da NET.

Nós não temos como alterar isso, não há como invadir ou forçar esta mudança, somente a NET pode fazer isso !

A frase mortal do NET Virtua bloqueado



Eu estava conversando com um colega que trabalha na NET, ele me disse que os novos modems estão vindo bloqueados por padrão, e que para liberar a função de direcionamento de portas seria necessário eu abrir um chamado técnico e informar que eu preciso destes serviços.

Eu tentei algumas soluções ligando para o SAC NET Atendimento ao Cliente, conforme exemplos abaixo:
call-center-internet
Pelo telefone:
Liguei para o técnico de suporte relatando sobre o fato que estava ocorrendo em meus acessos, e ela me disse que precisaria apenas registrar uma informação para liberar de vez a função no meu modem roteador. A técnica (feminina) liberou por telefone em cerca de 10 minutos.

Beleza, agora está tudo perfeito, acesso a vpn da empresa tranquilo. Valeu !
bloqueio-acesso-vpn

No dia seguinte, o problema com o bloqueio de acesso a serviços específicos como VPN estava bloqueado novamente. Olha só a imagem acima ! Eu pensei: Sim, o Net Virtua está com portas bloqueadas sim senhor !

vpn-bloqueada-novamente

Pelo telefone novamente:
Solicitei uma visita técnica e quando o técnico estava em minha residência, pedi para ele entrar em contato com o DataCenter da NET e fazer um rollback nas minhas configurações.

Eu queria saber quais são as portas liberadas pelo net virtua, ou como liberar as portas no meu net virtua, ou se preferir: abrir porta net virtua - só isso !

Esta situação do bloqueio de portas net virtua é um incômodo gigante pra nós todos, técnicos ou não !

Somente um técnico da NET pode fazer rollback no datacenter deles. Eu também não posso efetuar rollback no meu modem net virtua, somente a operadora, talvez nem eles, vai saber !

Eu sabia que o net virtua estava com a porta 80 bloqueada para certos tipos de tráfego, então não adiantava eu tentar desbloquear serviços net por esta porta.

Rollback  é um termo usado em TI para encerrar transações, desfazer alterações de updates, deletes realizados durante um processo ou atualização qualquer, assim como por exemplo um Windows Updates que deu problema e você precisa retornar o sistema para um ponto que funcionava sem problemas.

Beleza, agora está tudo perfeito, acesso a vpn da empresa tranquilo. Valeu !

No dia seguinte, o problema com o bloqueio de acesso a serviços específicos como VPN estava bloqueado novamente.

Pelo telefone novamente, a saga continua:
Liguei para o Call Center da NET, a empresa alegou que bloqueou minhas portas novamente, pois estes serviços de acesso por VPN entre outros só estão disponíveis para outra classe de assinante, que seria Pessoa Jurídica. 
sem-classe-suficiente
Eu não tenho classe suficiente, deve ser isso !
Somente clientes do plano NET Empresas podem solicitar desbloqueio total de portas pois possuem um endereço IP fixo necessitando disto geralmente para instalação de servidores web, vpn, email, etc..

O atendente também sinalizou que caso eu tenha problemas novamente, é melhor eu buscar a solução pelo “google” uma vez que a NET possui serviços de IP Fixo, então: suporte a esse tipo de evento com IP Dinâmico não é coberto por esse tipo de assinatura. 

Entenderam agora o que está acontecendo ? Só pessoa jurídica, você precisa assinar um pacote de pessoa jurídica ! 

Conclusão:
Eu não quero assinar o NET Empresas, mesmo sendo uma empresa de tecnologia da informação em SOHO. Eu acho que vou registrar uma reclamação na Anatel por causa da alteração contratual sem aviso prévio. Com o NET Virtua bloqueado meu trabalho é afetado. O que vocês acham ?

tags: net internet teste, banda larga, velox, modem, configurar roteador net virtua

Deixe seus comentários abaixo por favor !

Gostou do que você leu ? Então compartilhe agora !

OS 10 ARTIGOS MAIS LIDOS NO SITE !