Textual description of firstImageUrl

Como escolher um computador para Design ?


Guia definitivo para quem deseja ou precisa de um bom computador para trabalhar com Design Gráfico, Fotografia ou outras atividades com gráficos pesados.


Geralmente acontece de alguns amigos ou clientes (dá no mesmo), perguntarem qual o melhor computador para isso ou aquilo.

como-escolher-um-computador-para-design

Alguns amigos arquitetos, engenheiros e fotógrafos de algum tipo sempre me questionam sobre qual seria o melhor e mais duradouro computador para trabalharem suas plantas e criações de design.

Então vamos dar uma olhada e algumas dicas de como escolher o computador ideal para trabalhar com designer gráfico, seja lá o que você for criar.

🕵🏽‍♂️Qual o melhor computador para designer gráfico?

Primeiro de tudo eu queria deixar claro que algumas perguntas como:
- Qual a recomendação de PC pra trabalhar com Photoshop ou Affinity Photo?
- Qual é um bom pc para projetos 3d?
- Qual é a melhor indicação de Placa vídeo para usar Photoshop ou Affinity Photo?
- Qual o melhor processador GPU para o Photoshop ou Affinity Photo?

Podem ser facilmente respondidas pelos tópicos abaixo.

🤔A primeira pergunta que recebo é: devo comprar um pc desktop ou notebook?

Acho que se você também possui esta dúvida, será necessário idealizar qual seria a melhor escolha entre um notebook e um desktop.

Qual o computador ideal para trabalhar com designer? Qual configuração de pc seria boa para design gráfico? veja bem, um notebook com uma configuração mais potente pode sair mais caro, porém possui a vantagem de ter mobilidade.

Se você precisa efetuar visitas a clientes para apresentação de trabalhos por exemplo, o notebook é a escolha mais óbvia.

Em outra mão, se você acha que não possui necessidade nenhuma de um computador portátil, um pc desktop pode ser solução mais acertada.




Além de ser um produto um pouco mais barato que notebooks, um PC Desktop também possui a possibilidade de upgrades futuros, desta forma, seria uma máquina que pode te acompanhar por mais tempo sem que a mesma se torne ultrapassada.

🙄Mas afinal qual a configuração de um bom pc para design gráfico? Qual o computador ideal para o Photoshop ou Affinity Photo?

Isso vai depender de alguns fatores, mas será preciso escolher muito bem a memória ram, o processador, o drive ou disco, e a placa de vídeo. Então, continue lendo com atenção!

😕Qual seria melhor para mim: Microsoft Windows ou Apple Mac?

Bem, acho que alguns vão me detonar aqui, mas o que lhe digo é um fato. Eu tenho visto que muitos , arquitetos, engenheiros e designers gráficos preferem computadores Mac para este tipo de trabalho.

MicrosoftWindows-ou-AppleMac

Porém é perfeitamente possível ter um computador com Windows 10, muitas vezes com configurações bem superiores ao Mac. Ah, com o preço bem menor também !

É claro que vários profissionais do design gráfico, e principalmente aqueles de agências de publicidade se acostumaram com a interface do Macintosh.

O que realmente vai pesar na decisão é o seu bolso, o quanto você pode ou está disposto a gastar. Mas aconselho a dar uma olhada nos desktops com Windows 11 que valem muito a pena !

😌E quanto aos componentes internos?

Hummm... eu sei que as ferramentas de criação utilizadas pelos designers gráficos são programas deveras pesados, então eu acho que é necessário o computador possuir um processador bem atual e uma boa quantidade de memória RAM para que as ferramentas não atolem em processamento, deixando tudo lento ou até travando por completo o sistema e hardware também !

😮Tá, beleza, e quanto a memória RAM?

Eu tenho certeza por experiência própria e tenho visto que os requisitos mínimos da maioria dos softwares para design gráfico modernos são 8GB de memória RAM atualmente.

Memoria-RAM

Mas quer saber de uma coisa: eu te recomento pelo menos o mínimo de 16GB de RAM e se puder parta logo para 32GB de RAM imediatamente e nem olhe pra trás !

Seria uma forma dos programas não atolarem recursos de outros processos do sistema.

Tenha em mente que você precisa escolher modelos mais novos de memórias como DDR4 ou 5 ao invés de DDR3 por exemplo; isso pode fazer uma baita diferença, lembrando sempre de checar a compatibilidade com sua placa mãe antes de efetuar a compra.

Qual o melhor pc para design grafico? Você já viu o Microsoft Surface Desktop para Designers?







🙂Ok, vamos escolher agora o Processador - CPU?

Qual cpu escolher para designer gráfico? Como vocês já estão cansados de saber, para um designer gráfico trabalhar com conforto e fluidez de suas imagens e renderizações, o processador deveria ser no mínimo OCTA CORE de 3 GHz - eu disse mínimo.

Porém se você for trabalhar renderizando vídeos e com animações em 3D, o que é comum, lhe recomendo que adquira processadores superiores a OCTA Core com clock superior a 3GHz. Exagero? Não mesmo!

Já vi designers usando o Photoshop ou Affinity Photo com processadores de última geração e 32GB de memória RAM reclamando que estava lento, isto por que o Photoshop ou Affinity Photo trabalham com modelagem 3D, e alguns processos de renderização exigem muitos recursos da máquina, causando assim um gargalo bem grande.

Dependendo do preço desse processador ele pode possuir um custo bem elevado, mas não poupe muito aqui, uma boa CPU com clock alto de GHz vai te ajudar muito na conclusão de suas tarefas de renderização 3D já que você quer um bom computador para designer gráfico.

Se você pensa ou usa o Adobe Photoshop ou Affinity Photo, saiba que eles não lidam muito bem com processadores de muitos núcleos, e nem com a função Hyperthreading da Intel ou a função Turbo Core da AMD.





No entanto o que importa de verdade para o Adobe Photoshop ou Affinity Photo é a velocidade individual de cada núcleo de seu processador, por isso escolha processadores com clocks altos.

Qual o pc ideal para design grafico? Antes de mais nada, se você gosta de Design Gráfico, dá uma olhada na Mesa Digitalizadora Dell Canvas aqui !

😁Montando um computador ideal com processador AMD ou INTEL

Ambos processadores são excelentes, o fator desempenho é sempre um aspecto que depende de uma série de configurações internas e das tecnologias empregadas em cada marca de processador.

Processador-AMD-ou-Processador-INTEL

Vários sites realizam testes com as CPUs mais recentes dos dois fabricantes, os resultados sempre variam muito, sendo que existem atividades nas quais os processadores Intel são mais rápidos, e outras em que os processadores da marca AMD alcançam um desempenho maior.

Isso tudo vai depender do seu bolso ou de seu técnico pessoal de suporte que te ajudará a decidir!

😊A placa de vídeo vai influenciar no desempenho?

A placa de vídeo é uma interface importante para todo o trabalho de um designer gráfico, principalmente para aqueles que trabalham com vídeos e animações é indispensável.

Placa-Vídeo-Offboard

Os computadores mais baratos e mais simples possuem a chamada APU, que é a responsável pelo processamento do vídeo no próprio processador do computador, ou seja usa recursos da própria CPU.


Para trabalhos em 3D, vídeos e animações seria bem interessante não poupar nada investindo em uma Placa de Vídeo Offboard que possui seu próprio Processador (CPU) embutido.

Acho que uma placa de vídeo para este tipo de trabalho deve começar com pelo menos 3GB de Memória RAM. Recomendo uma de 6GB de RAM para ficar tranquilo e com folga.

As placas de vídeo que são comumente usadas para jogos são boas para Design Gráfico ou uso do Photoshop.

Se for escolher uma destas placas de vídeo para jogos, será importante você ficar atento com os núcleos de processamento da placa, pois será importante saber a velocidade de execução de cálculos da mesma.

🤨E quanto ao Disco HDD  para armazenar meus projetos e tal ?

Eu recomendo a você comprar pelos menos dois discos, um disco rígido de pelo menos 2TB, e uma unidade SSD de pelo menos 500GB para instalar o sistema operacional e programas como Photoshop, Corel Draw, etc...

Não esqueça de utilizar uma unidade (externa) como Dispositivo Extra Para Backup Externo de Dados .

hospedagem-gratis-por-1-ano

😃A Placa mãe ou motherboard tem de ser boa?

Uau pensei que você não iria perguntar. É claro que você não pode deixar este item de fora, então eu acho que você deve perguntar ao seu técnico de computadores ou a seu Gestor Técnico qual é a melhor placa para seu caso.

motherboard-gestor-tecnico

Terá de ser uma placa que suporte uma gama de processadores novos e que suporte pelo menos 64 GB de memória RAM por causa de upgrades futuros que você possa vir a fazer.

😯Qual o monitor que devo comprar?

Neste caso eu recomendo comprar não só um monitor, mais sim dois monitores.

Compre um monitor led de 23 polegadas ou maior que suporte pelo menos 1080px FHD e compre outro menor com as mesmas características.

Em um deles você processa o trabalho e no outro pode ver as alterações no design e outras tarefas que lhe convier.

Estes monitores precisam atender a alguns requisitos como tela IPS ou VA que são voltadas para diferentes aplicações de uma mesma tecnologia: o LCD.

Só para você ver como importa a escolha de um monitor com tecnologia VA ou IPS:
  • Se no IPS os tons escuros e pretos da imagem ficam com uma aparência de cores lavadas/desbotadas, sem profundidade, no monitor VA a cor preta é muito mais precisa e próxima do real. O resultado disso é que telas VA garantem níveis de contraste muito maiores, ainda que possam não oferecer a mesma precisão de cores que o IPS - pondere isso.
  • O IPS é bom com fidelidade de cor e ângulos de visão, enquanto o VA capricha em contraste e em tons pretos, tanto que monitores curvos são uma excelente opção.
😖Qual a fonte de alimentação para este computador de designer?

Neste caso não tem como você fugir de uma boa fonte que segure bem esta carga, mas acho que uma fonte a partir de 700 Watts é o que você vai precisar.

fonte-alimentacao-pc-desktop

Se você comprar uma fonte inferior a carga que seu computador precise, pode ser que ele nem ligue, ou seu funcionamento pode ficar comprometido em termos de performance.

🐭Não esqueça de comprar um bom Mouse!

Não deixe de prestar atenção neste ítem, você precisa realmente de um mouse que entregue precisão nos movimentos, ele precisa ter DPI começando pelos 1000 dpi´s, quanto mais alto o valor dos DPI´s melhor pra você.

Pode até ser um mouse simples, mas vejo designers com mouses de vários botões, pois eles utilizam muitos atalhos que são configuráveis nestes modelos, aumentando assim sua produtividade no trabalho.

👌🏽Conclusão:

Eu acho que é possível montar uma boa estação de trabalho para trabalhar com design gráfico independente da marca que escolher. Se optar por Mac não esqueça de verificar e comparar a configuração do Mac com a configuração do PC pois isto vai te surpreender. Sinceramente, espero ter ajudado a elucidar algumas dúvidas de vocês designers.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !