Textual description of firstImageUrl

Melhorando a proteção wi-fi na empresa ou em casa !


Com tantos casos de roubo de senhas wi-fi, há alguma maneira para melhorar a configuração de segurança do roteador wi-fi?


Se você está preocupado com a segurança Wi-Fi de sua residência ou empresa por causa dos vários casos de vulnerabilidade, os roteadores oferecem algumas opções de proteção, porém será necessário um pouco de paciência para configurar.
 
melhorando-protecao-wi-fi 
Estas configurações de segurança se bem definidas, além de tornar a proteção mais efetiva ao seu wi-fi, de forma nenhuma degrada sua performance; na verdade: podem até melhorar o desempenho do seu roteador Wi-Fi.

COMO MELHORAR A PROTEÇÃO WI-FI COM SOMENTE 3 PASSOS ?

1- Wi-Fi Protected Setup:

A função WPS (Wi-Fi Protected Setup) na figura abaixo lhe ajuda a adicionar um novo dispositivo a sua rede wi-fi rapidamente através de um PIN number, se o dispositivo que você quer adicionar suportar esta função é claro.

obs: Saiba que seu roteador pode ser diferente deste que usei, mas geralmente as funções são muito semelhantes.

O problema é que este processo de número PIN não oferece uma camada extra de proteção, além de seu nível de criptografia ser nebuloso com poucas informações disponíveis.

Este processo de autenticação não é seguro o suficiente, não recomendo sua utilização - desabilite.

Deixando esta função desabilitada, você garante que só conseguirão logar em sua rede wireless, os dispositivos que você der permissão explícita.

wifi-protected-setup
 
2 - Guest Network Wireless Settings:

Por quê criar uma rede Wi-Fi para convidados em separado para sua empresa ou casa é uma medida de segurança wi-fi ?

Você pode (e deve) definir configurações sem fio separadas para sua rede pessoal e a rede wi-fi de convidados, veja na figura abaixo.

Criar uma rede Wi-Fi para convidados tem benefícios no aumento da segurança da rede, mantendo o controle do acesso a rede., além de ser uma técnica simples e excelente de proteção de redes Wi-Fi.

Quando você deixa inativa esta função, você está permitindo a qualquer um que consiga acessar sua rede ter acesso a sua rede local, estes supostos convidados poderão acessar tudo que estiver disponível na rede, como pastas, impressoras, etc...





Dê uma olhada no exemplo de configuração de uma rede wireless para convidados na figura abaixo, repare bem como está configurado para isolar os convidados.
  • Você pode definir o nome da rede guest wi-fi diferente de sua rede pessoal ou da empresa.
  • Você pode definir a largura de banda utilizada pelos convidados, para não sugarem toda a sua banda contratada ou não atrapalhar serviços.
  • Você pode definir qual o horário que será permitido acessar a rede guest, sendo que após o horário definido, a rede é desconectada automaticamente.

Guest-Network-Wireless-Settings
   
3 - Address Reservation:

Entenda que sua rede wi-fi recebe endereços IP de um Servidor DHCP, ou pode ser que você use configurações de IP Fixos, então: nem leia esta parte sobre reserva de endereços IP.

Quando você cria uma reserva de endereço IP (vide figura abaixo), significa que: um endereço IP específico será fornecido sempre a um determinado dispositivo, e a nenhum outro, mesmo que ele não esteja conetado sempre.

Há vários motivos para se criar uma Reserva de Endereço (Address Reservation), mas eu não vou entram em detalhes aqui.

Para definir uma reserva de endereços (Address Reservation) você precisa:
  1. do endereço MAC do dispositivo que você deseja atribuir/reservar o endereço IP.
  2. definir no roteador o IP que quer atribuir/reservar.
Geralmente para se concluir esta ação, o roteador precisa efetuar um reboot.

Address-Reservation
 
Conclusão:

Com estas 3 ações além de uma boa senha de segurança na sua rede Wi-Fi, você estará dificultando em muito o trabalho dos hackers que podem tentar invadir sua rede wifi residencial ou wifi empresarial.

Aproveite e leia: Qual o melhor canal wireless ?

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !