Textual description of firstImageUrl

Medir a velocidade de conexão da internet


Como verificar a velocidade de download e velocidade de upload de sua internet ?


É incrível como os fornecedores de banda larga a internet ainda confundem a mente do consumidor com os pacotes de internet.
medir-velocidade-de-conexao-da-internet
Como eu atendo tanto empresas como clientes residenciais, vou tentar explicar de forma clara, simples e direta, como você mesmo pode medir a velocidade de conexão com a internet de sua casa, ou empresa.

Mas então como medir a velocidade de conexão com a internet ?

medir-velocidade-conexao-internet
Como medir a velocidade da internet ?
Primeiramente convido você a fazer um teste de velocidade com um medidor de velocidade de internet, mas para isso funcionar da forma mais precisa possível, você precisa executar algumas ações em seu computador, notebook, tablet, ou smartphone.

O motivo de escolher o medidor de velocidade abaixo, foi por ser o velocímetro mais preciso que eu encontrei e com poucas variações, funciona tanto para celular, pc, notebook ou tablet.
  1. Feche todas as janelas do seu navegador, exceto a aba ou janela que irá medir a velocidade de conexão da internet.
  2. Desative as extensões do seu navegador, não é para desinstalar e sim desativar, para depois reativar as mesmas.
  3. Verifique se você possui algum download em andamento ou atualizações correndo em segundo plano, se houver, cancele agora ou espere terminar para fazer o teste de velocidade da internet.
  4. Outra questão que é importante: desative o antivirus durante o teste !
  5. Agora acesse o VELOCÍMETRO clicando aqui !
  6. Aguarde o teste de velocidade de internet ser executado e encerrado, demora alguns segundos, estão espere sem acessar nada mais na internet.

Assim que o teste de conexão terminar você obterá um resultado parecido com a figura abaixo

medidor-velocidade-internet-2

Ignore completamente as mensagens que aparecerão na parte esquerda da figura acima, vamos focar apenas na coluna direita da figura.

Você não precisa instalar nenhum programa em seu computador, tablet ou smartphone para medir a velocidade de conexão ou medir a velocidade de internet.

- Velocidade de Download: 38.90 Mbps
- Velocidade de Upload: 4.12 Mbps

Repare que a franquia contratada ou plano de internet é de 50 Mbps e o medidor de velocidade informa Download 38.90 Mbps, um pouco abaixo do contratado.

"1 BYTE AINDA POSSUI 8 BITS"


VELOCIDADE DE DOWNLOAD:
Velocidade de Download é a sua velocidade máxima de navegação e download de arquivos, é definida em bits por segundo, neste caso em Mbps ou Megabits por segundo.

Assim sendo, a velocidade de download ou navegação mostrada acima é de 38.90 Mbps, significando que você poderá fazer downloads ou navegar na velocidade máxima de até 4862,5 KBps (kilobytes por segundo), ou seja: 4862,5 KBps x 8 bits = 38.900 kilobits ou 38.90 Megabits abreviados.

Onze dicas para melhorar a potência e a largura de banda do seu roteador Wi-fi para atingir a máxima velocidade possível. A dica #3 é ótima !


VELOCIDADE DE UPLOAD:
Há uma outra parte do quadro acima que informa que a sua velocidade de upload (envio de arquivos, não é download) é de até 4.12 Mbps ou seja:  4.12 Mbps x 8 bits = 3296 Kilobytes por segundo ou 3.29 KBps abreviando-se.

planilha-velocidade-conexao-download
Obs. Quando contratar um plano de internet, sempre pergunte qual a taxa de upload ou velocidade de upload.

Se esta taxa for muto baixa, qualquer arquivo como fotos e vídeos que você for enviar, será muito, mas muito lento mesmo.

Geralmente as taxas de upload nunca são as mesmas taxas de download e ficam entre 1 e 3 Mbps, abaixo disto fica inviável enviar qualquer arquivo, nos restando apenas a navegar e ler e-mails por exemplo.

Outro exemplo sobre bits, bytes, megabits e megabytes

Vamos supor que você tenha contratado um plano de internet, e esse plano contratado é de 1 Mbps por exemplo, não confundam com Megabyte por favor.

1 Mbps = 1.000 Kbit

Se quisermos verificar a velocidade média da conexão de internet, download e navegação para compararmos com o resultado do VELOCÍMETRO, efetuamos o cálculo abaixo para sabermos nossa velocidade em Kilobytes desse valor, que seria o mais certo do que o vendedor do plano de internet falar em Megabytes.

1.000 Kbps / 8 bits = 125 KBps (Kilobyte por segundo)

Ok, a taxa de transferência ou downloads e navegação é de 125 KB/sec. Lembre-se que poderão haver variações todos os dias, e sempre há, mesmo que você não note, mas seus valores devem ficar em torno dos cálculos efetuados acima.

Entendemos que uma franquia de internet de 1 Mega, na verdade não possui uma velocidade de download igual 1 MB/s (Megabyte), e sim algo em torno de 125 KB/s Kilobytes por segundo.

Os fornecedores de pacotes de internet para celular, residência ou empresa abreviam os números e isto acaba por confundir a cabeça do consumidor. Com estes cálculos, pelo menos você saberá testar a velocidade  e entender o que está comprando e utilizando.

Quer acrescentar algo mais, ou possui alguma dúvida ? Deixe nos comentários !

Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !