Textual description of firstImageUrl

Pare de usar clientes de e-mail agora !


Resumo com 7 motivos por que você deveria parar de usar clientes de e-mail instalados no seu computador, e partir para o e-mail baseado na web !


Eu pergunto a você: como você acessa seus e-mails diariamente quando você usa um desktop pc ou notebook ?

pare-de-usar-clientes-de-e-mail-agora
Você faz uso de um app ou você utiliza seu navegador web preferido ?

Para início de conversa, o modo como você acessa seus e-mails tanto no computador como na nuvem tem seus prós e contras.

Falando em termos gerais, um cliente de e-mail que é baseado na Web tem vantagens sobre um cliente baseado em desktop.

Separei 7 motivos que farão você pensar se deve ou não usar um cliente de e-mail baseado em desktop.

1 - Eficiência e portabilidade !

Pode ser doloroso se adaptar a layouts diferentes quando você usa diferentes computadores, suas configurações não estarão nos mesmos lugares, as suas barras de ferramentas personalizadas não estarão prontas para uso e por aí vai.

Certamente isso tudo resultará em frustração pessoal, tempo perdido, e diminuição de sua produtividade.

No entanto, se você utiliza um cliente de e-mail baseado em um navegador web, isso não acontece, pois suas configurações estão todas na nuvem, logo: você terá a mesma experiência sempre quando fizer login em sua conta de e-mail, não importa a máquina que esteja usando, ou no país que você estiver.

Na contramão disso, se você é adepto de clientes de e-mail baseado em desktop, e precisar acessar seus e-mails quando estiver em viagem ou longe de seu pc ou notebook, talvez  seja necessário executar algumas configurações para ter uma experiência semelhante ao que você tem no seu computador.

Mas não será igual !





2 - Confiança e segurança ?

Notadamente, se o seu laptop for furtado, ou for usado por outras pessoas, a possibilidade de danos aos seus e-mails são muitas !

Não é muito difícil um sistema operacional, aplicativo, hdd, ou ssd danificar e você perder tudo, desde anexos, a textos inteiros em e-mails salvos.

Ok, você pode ter um backup e eu recomendo que tenha, mas sabe aquele probleminha de baixar as mensagens todas novamente, e muitas das mensagens lidas se tornam não lidas novamente ?

Com um e-mail baseado em navegador web, isto não acontece !

3 - Computador do trabalho e de casa ?

Se você possui um computador de trabalho separado do computador de casa, as coisas serão mais complicadas ainda.

Você terá de configurar o app desktop em cada computador.

Eu sei que um cliente de e-mail desktop é altamente personalizável, contendo categorias, filtros, regras, assinaturas, etc...

Porém se você compra um computador novo, ou possui um computador de trabalho e de casa separados, terá de refazer tudo isso do zero, o que vai te levar umas boas horas, sem contar que algum detalhe será esquecido.

4 - Linux, Mac, Windows, e Chromebooks !

Se você é como eu que utiliza vários sistemas diariamente, configurar a todo momento um cliente de e-mail baseado no desktop, é muito doloroso e cansativo, principalmente por que  alguns clientes não existem em todas as plataformas de sistemas operacionais.

Presumivelmente, o problema se torna pior quando você está usando um Chromebook, ou Windows S, pois eles nem sempre permitem a instalação de aplicativos desktops.

Desta forma você não tem escolha a não ser usar seu navegador web para acessar seu e-mail

5 - Spam, e Phishing !

A maioria dos clientes de e-mail que são feitos para desktop não conseguem lidar efetivamente com spam e phishing, isso é um fato !

Tudo bem que você pode filtrar as mensagens de fontes duvidosas, porém, há uma grande chance do endereço de e-mail do remetente de spam ou phishing  não estar sincronizado com a lista de spam do seu provedor de e-mail.

Isoo acontece com frequência, e quando o spammer ou Phisher envia outra mensagem para você, provavelmente ela vai direto pra sua sua caixa de entrada.

Uma exceção acontece quando seu provedor de e-mail é o mesmo do app de e-mail, então quando você marca uma mensagem como suspeita no aplicativo de e-mail ela será sincronizada com sua lista de bloqueios do provedor.

Pense nisso quando você tem diferentes e-mails de diferentes provedores, a coisa vai complicar sua vida.

Aproveite e leia 7 dicas contra ataques de Phishing !

6 - Suporte e tempo de vida...

Sim, aqui é onde as coisas realmente se tornam bem chatas. Quantos clientes de e-mails você já viu aparecer e sumir do mapa ? Outros não fornecem mais o suporte e atualizações necessárias...

Tudo bem que há outros clientes de e-mail que estão ativos até hoje, mas muitos desapareceram do mapa mesmo, ou ficaram defasados.

Clientes de e-mail baseados na Web não possuem esses problemas; a atualização é constante.





7 - Valor agregado...

Acho que já deu para perceber o valor agregado de se utilizar um cliente de e-mail baseado na web, certo ?

Normalmente se você quer funções premium em um cliente de e-mail baseado no desktop, ou incluir várias contas nele, provavelmente terá de pagar um pouco a mais por isso, não que isso não aconteça com e-mail baseado no navegador web, mas é mais difícil de acontecer.

Aproveite e leia: 3 e-mails seguros online !

Conclusão:

Eu gostaria muito de saber se você concorda com minhas conclusões. Ou, você acha que ainda vale a pena usar clientes de e-mail para desktops ? Informe nos comentários, logo abaixo.

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !