Textual description of firstImageUrl

Não preciso e não uso antivirus


Porque você NÃO precisa de um software antivírus em sistemas operacionais Linux e Android !


Já é de domínio público que programas antivírus são softwares obrigatórios para usuários Microsoft Windows, e que precisam ser atualizados e sempre que possível monitorados.
nao-uso-antivirus
Esta cultura remonta dos tempos antigos do DOS, que foi o primeiro sistema operacional da Microsoft anterior ao Windows. Naquela época, antes de carregar ou ler o conteúdo de um disquete que alguém havia lhe trazido, tinha que passar o antivírus manualmente.

Digo manualmente porque você tinha de abrir o antivírus e mandar escanear o disquete. Ah, isso tudo sem mouse !

Continuando meu raciocínio, muitas vezes as pessoas se assustam quando eu digo para desinstalar o antivírus de seus celulares e tablets porque eles só estão ocupando espaço na memória e usando mais tempo do processador que poderia ser útil para outras coisas.

Várias pessoas que converso acham que os hackers da internet têm a preferência por criação de vírus para sistemas operacionais populares no mercado, porque sendo assim atingiriam uma maior quantidade de dispositivos.

Logo, há interesse reduzido em criar software malicioso para sistemas operacionais pouco usados como Linux Android

Talvêz isto possa ser até verdade. Porém, eu vejo um probleminha neste tipo de argumento quando se ignora que o Sistema Operacional Android (Linux) é o sistema operacional mais usado no mundo, faz mais de 7 anos por tablets e celulares do mundo inteiro.

Basta olhar a quantidade de celulares e tablets no mercado, vendido pelas marcas mais populares.

Mesmo havendo um alarde gigantesco por parte das empresas e também do público, eu não vejo aumento proporcional na quantidade de ameaças ao Android Linux.

Voltando ao assunto principal !

O que torna difícil a entrada de vírus dentro do ambiente

Android e Linux ?


Basicamente falando, as ações que podem impactar no sistema são restritas a usuários com privilégios administrativos (root), e só o root pode instalar programas de fontes não confiáveis ou não homologadas.
Cadastre-se e receba os artigos por email
Saiba que não é necessário se logar como root para instalar programas em um sistema Android/Linux, mas entenda que você precisará possuír privilégios de alto nível para modificar funções e arquivos de alguns diretórios de seu smartphone ou tablet. Você já se deparou com isso algumas vezes não é ?

Não que o sistema da Microsoft, o Windows não seja seguro, eu mesmo uso o Windows em meu dia-a-dia, mas também uso o Linux tanto em computadores quanto em meu smartphone e também me preocupo com a segurança de meu sistema, como qualquer outro usuário. 

Minhas próprias políticas de segurança começam por eu mesmo não usar o sistema com altos privilégios.

Eu sempre uso o sistema e navego na Internet a partir de uma conta de usuário comum, sem altos privilégios.

Eu também tenho o hábito de manter meu sistema sempre atualizado, só instalando programas de fontes confiáveis e homologadas pelo sistema.

Conclusão:
Vale lembrar que como qualquer outro programa, vírus estão presos às plataformas de sistemas operacionais para as quais foram projetados.

Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !