Textual description of firstImageUrl

Aprenda a controlar a temperatura de seu PC


O seu computador está esquentando demais ? Então você precisa ler este texto para não cair em promessas falsas ou ser ludibriado por qualquer um.


Primeiro de tudo, queria dizer que qualquer computador ou notebook aquecem. Este aquecimento dos computadores é normal até um certo ponto.

aprenda-controlar-temperatura-de-seu-pc

Dependendo das tarefas que você esteja executando em seu computador, a temperatura pode ser bem elevada, porém se o PC ou notebook começarem a travar ou desligar sozinho, isso pode ser um problema com superaquecimento.

Vamos entender sobre os componentes que geram mais calor:
A CPU que é a unidade de processamento central, geralmente executa e administra tarefas como calcular larga quantidade de dados numéricos como se fosse uma grande de planilha do excel. Cada instrução requer um monte de energia para ser executada.

Por outro lado temos uma GPU que é a unidade de processamento gráfico, vulgo placa de vídeo, que normalmente gera mais calor que uma CPU.

Temos também o HDD que é o disco rígido, contendo um disco que gira em uma rotação absurda, e isso gera muito calor.

Ok, mas como eu controlo essa temperatura sem recorrer a um técnico de computadores ou de informática ?


Na verdade isto não é nada fácil de mensurar, porque nem todos os computadores têm os mesmos componentes. Os novos processadores por exemplo, consomem menos energia do que os antigos processadores ou CPUs.
Migre toda a sua infraestrutura para a nuvem
Os novos HDs SSD quase não geram calor pois não possuem discos com altas rotações, aseemlhando-se muito a um pendrive.

Ok, mas qual a temperatura ideal para manter meu PC ou Notebook estável ?


Em meus testes e leituras também, existe uma média que todos os técnicos estão de acordo. Esta temperatura deveria ficar entre 30 a 62 graus Celsius, mais que isso entra-se em estado de alerta.

O que você pode fazer para melhorar a corrente de ar do PC ou Notebook:
Desbloqueie todas as aberturas que seu computador ou notebook possuir. Se estas aberturas estão bloqueadas por algum motivo, arrume um jeito de desbloquear essa abertura para uma melhor ventilação. 

Não encoste o gabinete do computador ao encontro de uma parede, ou num espaço fechado sem ventilação.

Nunca use o notebook em cima de uma almofada, sofá ou colcha. Notebooks esquentam mais que um PC Desktop por causa do tamanho menor do gabinete. Se for possível ou necessário, instale um ar-condicionado para manter o ambiente fresco.

Aproveite e limpe a poeira do computador com uma flanela seca, e, desobstrua as frestas que podem acumular pó, evitando assim a interferência do fluxo de ar impedindo a dispersão de calor.
Cadastre-se e receba os artigos por e-mail
Isso aqui é muito importante:
Ajuste as opções de energia do computador ou notebook para otimizar o desempenho da CPU e da GPU para reduzir o calor despendido por estes componentes.

Não existe mágica nem softwares especiais que façam este trabalho, desconfie das promessas de softwares que oferecem através da internet prometendo reduzir a temperatura do seu computador em caso de superaquecimento.

Não existe nenhum programa capaz de reduzir a temperatura do computador. Pode ser até um vírus disfarçado lhe prometendo milagres.

Abraços,
Luiz Ernesto

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !