Textual description of firstImageUrl

15 bilhões de ataques cibernéticos


O Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos apenas no segundo trimestre deste ano.


O malware Wannacry muito usado em 2017, indica que ainda existem sistemas não atualizados em empresas Brasileiras, também mostra a necessidade imediata de se investir em segurança cibernética.

15-bilhoes-de-ataques-ciberneticos

A Fortinet, líder global em soluções completas, integradas e automatizadas de segurança cibernética, anunciou resultados de sua mais recente pesquisa sobre ameaças, revelando que o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses, entre março e junho de 2019.

Em todo o mundo, 86% das corporações foram atacadas, e a tendência, ao analisarmos pesquisas mais recentes sobre o tema, é que os números cresçam ainda mais em curto prazo.

O malware Wannacry muito usado em 2017, indica que ainda existem sistemas não atualizados em empresas Brasileiras, também mostra a necessidade imediata de se investir em segurança cibernética.

De acordo com Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil:

"A segurança cibernética passou de um elemento complementar para uma necessidade crítica para todas as empresas em seu processo de transformação digital. A questão não é mais "o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético?", mas seria "o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético?".

Atualmente, a segurança cibernética é uma questão global e o Brasil também ocupa um lugar importante no mundo como um alvo para os criminosos cibernéticos.

"Vemos ameaças que aumentam em um ritmo alarmante, tanto em quantidade quanto em sofisticação".







O Brasil é o segundo país com maior número de ameaças de sequestro de dados na internet, se tornou alvo preferencial do cibercrime.

De acordo com levantamento da companhia de segurança digital Trend Micro, concentramos 10,75% dos casos globais, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que reúne 11,5% dos episódios.

ataques-ciberneticos-global

WhatsApp:

Estes últimos dias apareceram na mídia, notícias de várias vulnerabilidades de segurança encontradas no WhatsApp que permitem a hackers manipularem mensagens enviadas em conversas públicas ou privadas.

Estes problemas foram reportados e demonstrados, na quarta-feira pela empresa Check Point Research durante a conferência de cibersegurança Black Hat, em Las Vegas, nos EUA.

Ah, se você utiliza o WhatsApp Web, não está livre disso no PC, Notebook, ou Mac.

Casos de phishing saltaram 64,5% em apenas dois meses no Brasil !

O número de casos de phishing aumentou expressivamente no Brasil, é o que mostra relatório de cibersegurança da Axur, empresa de segurança com foco em monitoramento e reações a riscos digitais.

phishing-aumentou-no-brasil

Relatório Atividade Criminosa On-line:

O Relatório Atividade Criminosa On-line no Brasil, constatou 5.297 casos únicos de phishing no período de 1º de abril a 30 de junho, um crescimento de 64,5% em comparação com os três primeiros meses do ano.

Para Fabio Ramos, CEO da Axur, o setor do comércio eletrônico foi o responsável pelo considerável aumento nas detecções.

Dados como documentos, credenciais (e-mails com login e senha), informações de cartões de crédito, códigos de programação, e outros tipos sensíveis foram expostos em redes sociais e repositórios de textos e arquivos na Dark Web.


dever-saber-sobre-malware

Só neste ano, quase um milhão de usuários foram alvo de roubo de senhas.

Segundo um estudo da Kaspersky Labs, houve um aumento de 60% de ataques de malware para roubar senhas durante o primeiro semestre de 2019.

Este estudo da Kaspersky Labs informa também que os países mais afetados por este tipo de malware foram a Rússia, Índia, nosso querido Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Através de software mal intencionado (malware), hackers estão conseguindo obter dados diretamente dos navegadores (browsers) de suas vítimas.

Estes hackers estão utilizando diferentes técnicas que na maioria das vezes captam informações sensíveis, incluindo dados de acesso a serviços online, e de instituições financeiras.



Como podem ver, até na Rede Globo saíu a notícia !

Por isso falei sobre o uso da senha mestra no Firefox, lembram ?

Conclusão

Eu recomendo que você nunca compartilhe suas credenciais de acessos com outras pessoas; efetue as atualizações de seus softwares e sistema operacional, e instale algum software de proteção que você ache melhor. Isto não resolve o problema, mas ameniza a situação.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.
#CTA-Analytics

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !