Textual description of firstImageUrl

Gerenciador de credenciais do Firefox


O que é o gerenciador de credenciais do Firefox ? É realmente seguro ? Como utilizar ?


O gerenciador de credenciais (gerenciador senhas) embutido no Firefox é um aplicativo baseado no próprio navegador, que nos fornece a capacidade de armazenar e criptografar nossos logins e senhas de sites.

gerenciador-de-credenciais-do-firefox

O Gerenciador de senhas do Firefox é uma ótima ferramenta para quem procura simplicidade; porém você precisa acrescentar uma camada de segurança a mais para evitar problemas futuros.

Gerenciador de senhas do FireFox

Comparado a certos gerenciadores de credenciais ou gerenciadores de senhas disponíveis na internet, sendo alguns grátis e outros pagos, o gerenciador de senhas do Firefox é bem simples, não oferecendo uma grande variedade de recursos como outros softwares.

O gerenciador de senhas do FireFox é bom ?

Entenda que  o gerenciador de senhas do Firefox é o melhor gerenciador de senhas disponível embutido no navegador.

O Firefox é tido como um dos melhores navegadores em termos de segurança e privacidade, muita gente utiliza, inclusive eu que vos escrevo.

O motivo do Firefox de ser um dos melhores no quesito privacidade e segurança, ocorre porque o Firefox é um aplicativo open source que prima em não transmitir dados pessoais para terceiros, e nem para sua própria criadora que é a Mozilla como fazem muitos outros navegadores.

Posso confiar no gerenciador de senhas do FireFox ?

Se você leu até aqui, então você deve estar procurando um navegador que preza pela sua sua privacidade e segurança, certo ?

Entenda que o Firefox também tem suas limitações, pois ele apenas armazenará usuários e senhas baseados na web, o que significa que você não será capaz de usar o gerenciador de senhas com programas e/ou informações que não acessíveis no próprio navegador.

O Gerenciador de senhas do Firefox usa criptografia ?

Continuando; se você usa o gerenciador de senhas como eu, aconselho você a criar uma senha mestra complexa com nível de segurança cifrado em AES 256-bit.

Isso porque se você for usar o Firefox Sync (como eu) as sincronizações podem não ser tão seguras em se tratando de segurança e criptografia.







Lembro a vocês, que no passado o Firefox Sync utilizou um sistema bem forte para proteger seus dados.

Porém, no ano de 2014 a Mozilla oficialmente mudou para uma solução de sincronização baseada em nuvem mais tradicional.

É claro que isso foi pensado e executado para fornecer uma melhor experiência de usuário, pois o antecessor sistema de sync do Firefox não permitia que os usuários recuperassem ou redefinissem senhas perdidas e/ou esquecidas.

Por que usar uma senha mestra com criptografia AES 256-bit ?

Lembram daquele caso do banqueiro Daniel Dantas em 2010 ? pois é, sabia que depois de mais de anos de tentativas, o FBI ainda não conseguiu descriptografar o HD do banqueiro ?

Sabe por que ? ele utilizou criptografia AES 256 bits e o TrueCrypt em seu sistema.

Por isso eu recomendo usar uma senha forte com letras maiúsclas e minúsculas, números, e símbolos.

Todas as transações de sincronização de senhas do Firefox Sync são criptografadas com criptografia de ponta a ponta, uma chave criptográfica é gerada a partir do nome de usuário e senha para a realização do sincronismo com segurança.

Esta chave criptográfica é armazenada on-line nos servidres da Mozilla, podendo ser utilizada pelos usuários para redefinir nomes de usuário e/ou senhas perdidas.

Como definir a senha mestre para o gerenciador de senhas do Firefox ?

Efetuando os 6 passos abaixo você vai ver que é bem fácil.
  1. Clique no menu hamburguer do Firefox, aquele lá no canto superior direito que são 3 linhas horizontais.
  2. Navegue no menu aberto até Opções se você está no Windows, ou Preferências se usa Linux.
  3. Clique em Privacidade e Segurança no painel esquerdo.
  4. Navegue no painel direito até Contas e Senhas.
  5. Clique em: Usar uma senha mestra  !
  6. Basta inseir uma senha forte na janela aberta, depois clique em ok, conforme a figura abaixo.

definir-senha-mestre-firefox

Dica: Use uma senha complexa com símbolos, números, e letras maiúsculas e minúsculas.

O Gerenciador de senhas do Firefox usa um sistema de criptografia forte, o que o coloca de certa forma em uma posição acima de outros gerenciadores de senhas baseados em navegador.

Eu ainda não vi nenhum (até o momento) outro navegador que ofereça a capacidade de criptografar todas as suas senhas e usuários salvos com uma senha mestra.

Ok, sei que no Chrome se você for tentar ver as credenciais salvas por ele, o Chrome solicitará sua senha de "Login do Computador" que está logado, ótimo isto também funciona, mas não fornece um meio de separarmos estes ítens - imagem abaixo.

chrome-usuarios-senhas-sites

Sem esta opção de senha mestra, eu acho que os outros navegadores que possuem também gerenciadores de senha embutidos, constituem um risco iminente de segurança de dados, você concorda comigo ?

Eu aguardo e espero sinceramente que os navegadores rivais passem a ter também esta função de senha mestra em separado como no firefox.

Que fique bem claro que você é quem sabe qual o melhor navegador para seu uso diário. Talvêz você nem use o Gerenciador de senhas do Firefox...

Conclusão :

Você pode usar um outro app como alternativa para gerenciar seus logins e senhas nos sites que acessa, porém; se o seu objetivo é utilizar algo fácil de usar, simples, direto, e que está embutido no seu navegador, o Gerenciador de senhas do Firefox provavelmente lhe atenderá bem.

🎯 Meus e-Books grátis:
💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !