Textual description of firstImageUrl

Vai migrar o Windows Server 2003 ou não ?


As empresas estão  se arriscando muito ao atrasar a migração ou a atualização do Windows Server 2003 para as versões mais atuais. Estranho este título não é ?


A Microsoft já cansou de avisar que o suporte ao Windows Server 2003 que é o mais popular servidor da Microsoft terminou, e isto foi em 2014 senão me engano.

vai-migrar-o-windows-server-2003-ou-nao

O  Microsoft Windows Server 2003 reinou durante muito tempo, e foi o sistema operacional mais usado em servidores, mas ele precisa ser atualizado.

Acontece que eu como Consultor de Infraestrutura e Gestor Técnico, tenho visto de perto algumas empresas se arriscando ao deixar de atualizar para as versões mais recentes seus servidores.

Eu visito empresas e vejo este cenário de possuir Windows Server 2003 desatualizado pelo menos 1 vez ao mês, o que me espanta, me lembra a época dos Servidores Windows NT 4.0 !!!

Quer que eu vá até a sua empresa, e emita um relatório grátis apontando problemas técnicos e soluções ?

Eu ainda mantenho algumas cópias em CD do Windows Server 2003, por que é normal encontrar servidores Windows 2003 por aí em pleno uso. Como Técnico de computadores fazendo manutenção preventiva, é o melhor a se fazer. Concorda comigo ?

Eu li, não lembro mais aonde foi, que a Microsoft encerrou a muito tempo o suporte do Windows Server 2003, acho que foi em 2014. E aí ? E daí ?

Depois do fim do suporte do Microsoft Windows Server 2003 nenhuma atualização foi desenvolvida ou lançada pela Microsoft para essas plataformas.

Isso significa que o produto está completamente vulnerável !


Ainda continuam usando o Microsoft Windows Server 2003 ?
Sim apesar dos avisos !


Este sistema operacional foi lançado em meados do ano 2000, mas ainda há uma boa quantidade de máquinas rodando o Windows Server 2003 por aí com os discos lotados de softwares.


Dependendo do que estiver nesses servidores, a carga de trabalho para a migração ou atualização pode representar uma tarefa quase que impossível. Conte com a sorte então !

Lembrando que servidores são peças fundamentais e críticas em uma empresa porque rodam aplicações muito importantes para o negócio, muitas delas podem precisar ser reescritas ou substituídas por versões mais novas em hardware novo também. Isso demanda grana, uma boa grana em investimentos.
Atualizar ou migrar um servidor não é a mesma coisa que atualizar seu PC Desktop ou até seu Notebook. Eu sei pois já fiz muitas atualizações e migrações de servidores Windows.

O que fazer então se o cliente não pode ou não quer migrar tudo ?


Bem, o uso de um servidor vai muito além do sistema operacional apenas. Na grande maioria dos casos há programas que são responsáveis em dar continuidade a outros processos no servidor e em muitos casos o fornecedor ou programador dessas aplicações pode nem mais estar ativo, ou a equipe que fez a aplicação não trabalha mais na empresa... Aí meu caro, senta e chora !

Em qualquer um dos casos citados acima pode ser impossível fazer o upgrade ou update dos programas para rodar em um novo sistema operacional de servidor como o Windows Server 2012 e o atual Windows Server 2016. Neste caso que não é raro, todo o ambiente fica comprometido.
O que você tem de fazer numa situação de missão crítica como esta é fazer o levamento rápido de sua base de servidores, softwares e aplicações instalados nele, e fazer a migração do que for possível no prazo mais rápido que puder, priorizando as aplicações mais críticas, e mantendo rodando apenas o que não é possível migrar até achar uma solução que seja víavel.

Eu lhe desejo boa sorte !

tags: migrar servidor de arquivos, migrar servidor dns windows 2003 a 2008, migrar servidor arquivos 2003 para 2008, migrar servidor 2003 para 2012, como migrar servidor de dominio

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !