Textual description of firstImageUrl

Alterar nome do perfil de rede windows


Como eu mesmo posso alterar o nome do perfil de rede do Windows 10 ?


Sempre que um computador ou dispositivo Windows conecta-se a uma rede nova ou desconhecida, ele automaticamente fornece um nome a essa nova rede ou conexão.
alterar-nome-do-perfil-de-rede-windows
Daí, quando você quer mudar o nome da rede ou renomear a conexão de rede, começam a aparecer nomes como rede2, conexão2 ou empresa2, assim por diante. No tutorial abaixo, eu demonstro duas formas como podemos alterar de forma fácil o nome do perfil de rede no Windows.

Qual o caminho para alterar o nome da rede ?

Observe o exemplo abaixo, o nome Conexão 2 abaixo de Exibir redes ativas foi definido automaticamente após conectar um cabo de rede a uma rede diferente da anterior do Windows. Antes era uma rede Wireless, chamada pelo público como rede Wi-Fi.
central-de-rede-e-compartilhamento
Central de rede e compartilhamento

O sistema operacional nos fornece duas formas de alterar o Nome da Rede ou Alterar o nome do Perfil de Rede

A primeira forma é usar o Editor de Políticas de Segurança Local ou SECPOL, só que esta forma só pode ser usada quando você tem algum Windows Professional.

A segunda forma é a que eu mais gosto de usar, ela utiliza o Editor de Registro do Sistema Operacional REGEDIT.

De qualquer forma você precisará de uma conta com poderes administrativos ou uma conta de administrador de sistema para realizar as alterações no sistema operacional.

Vamos ver abaixo como alteramos o nome do perfil de rede com o SECPOL.

1 - Política de Segurança Local:
Primeiro de tudo você tem de ir até o menu iniciar do Windows e simplesmente digitar secpol.msc e teclar Enter.

Ou, você pode alternativamente executar um prompt de comandos com permissões de administrador do sistema e digitar nele secpol.msc depois teclar Enter, conforme o exemplo abaixo.
prompt-de-comandos
Prompt de comandos do Windows 
Abrirá uma janela conforme a figura abaixo.

Clique em Configurações de Segurança e depois clique em Políticas do Gerenciador de Listas de Redes, será mostrada a conexão usada pelo computador na mesma janela ao lado direito, no meu caso GestorTecnico.net é o nome de minha rede
secpol

Clique duas vezes sobre o nome de sua rede para abrir as propriedades da mesma.

Marque a Opção Nome e digite o nome desejado.
Agora clique em Aplicar e depois em OK, conforme a figura acima.

Pronto, a mudança do nome de rede ou perfil da rede foi efetuada.

Agora vamos fazer a mesma coisa usando o editor de registro do Windows, que é a forma que eu mais uso quando atuo como suporte técnico particular ou quando encontro versões de Windows Home.
suporte-tecnico-personalizado
2 - Editor de registro do Windows:
Primeiro de tudo você tem de ir até o menu iniciar do Windows e simplesmente digitar Regedit e teclar Enter.

Ou, você pode alternativamente executar um prompt de comandos com permissões de administrador do sistema e digitar nele Regedit depois teclar Enter, conforme o exemplo anterior.

observação: também usamos o registro do windows por que algumas vezes recebemos mensagens de erro ao renomear adaptadores de rede.

Quando o editor de registros do Windows Regedit estiver aberto, navegue até  a chave do registro:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsNT\CurrentVersion\NetworkList\Profiles.

Expanda esta chave, e você verá que dentro desta chave estão subchaves com Identificadores Globais chamados de GUIDs (Global Unique Identifier) pertencentes a cada conexão definida previamente pelo Windows. Tal qual mostrado na figura abaixo.
regedit-perfil-de-rede
Repare que o caminho navegado é exibido na barra de status

Clique nos GUIDs (painel esquerdo) e verifique qual o nome de rede que aparece no painel a direita, verifique o nome ou perfil que deseja alterar, depois clique 2x em ProfileName conforme a figura abaixo, e altere o nome do Perfil de Rede.

Regedit-Network-Profile-Name
Editor do Registro do Windows - Regedit

Preencha no campo Dados do Valor o nome desejado, conforme a figura abaixo, e depois reinicie o computador para que as mudanças tomem efeito.

Editor-regedit-registro-windows

Conclusão:
Não é tão difícil fazer esta alteração tanto na conexão por fios tanto para renomear conexões de rede wi-fi. Mesmo assim, a Microsoft poderia criar uma painel para efetuarmos estas mudanças de forma mais amigável, acho que nas próximas versões do Windows 10 isto será possível.

Deixe seus comentários abaixo por favor !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !