Textual description of firstImageUrl

A verdade sobre os cabos de rede


Até quantos metros funciona um cabo de rede LAN? Quais as diferenças e semelhanças entre o padrão Ethernet Cat5, Cat6, CAT7 e CAT8? Qual a diferença de velocidade entre os tipos de cabos de rede?


Vamos por etapas é claro, são muitas perguntas e muitas respostas extensas, mas não vou me alongar muito. Vou simplificar o quanto puder este artigo e tentar ajudar ao máximo quem está com dúvidas sobre qual cabo de rede utilizar em sua rede. (artigo atualizado em 16-10-2023)

verdade-sobre-cabos-rede

Há vários tipos principais de cabos de rede, Cat5, Cat6, CAT7 e CAT8, eles também são os mais utilizados hoje em dia, são os que eu uso e recomendo também.

Não tem paciência pra ler? Assista o vídeo abaixo:




Se você encontrou este artigo, deve estar com dúvidas sobre:

  • Qual o comprimento máximo do cabo rede ?
  • Qual a máxima velocidade dos cabos de rede ?
  • Quais os tipos de cabos de rede ?
  • Qual o cabo  de rede padrão RJ45 ?
  • Qual o tamanho mínimo de cabo de rede ?
  • Até quantos metros funciona um cabo de rede ?
  • Como fazer um cabo de rede ?
Como escolher o cabo de rede ideal?

Existem no mercado 4 tipos de cabo de rede, os mais comuns são : Cat5, Cat6, Cat7, e Cat8. A escolha  do cabo vai depender da qualidade e da quantidade de dados necessários que trafegarão em sua rede.

Diferenças de cabos de rede Cat5, Cat6, CAT7 e CAT8:

Vamos dar uma olhada abaixo nas semelhanças e diferenças destes cabos de rede cat5, cat6, cat7, cat8, e aproveito para citar, que até as empresas de TV a cabo utilizam este padrão de cabos de rede também.

CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 5:

Um cabo de rede de categoria 5 funciona com velocidades de até 100Mbits em um cabo de rede com comprimento máximo de até 100 metros. A maioria dos cabos de rede de categoria 5 ou Cat5 Simples foram projetados para redes antigas, com outros padrões da época onde não existiam ainda cabos de rede Gigabit na rede local e placas de rede que suportassem um padrão rj45 mais novo como o Gigabit. Os cabos ethernet Cat5 usam apenas dois pares (4 fios) trançados para enviar e receber dados. Vale ressaltar que estes cabos continuam a constituir a maior parte da infraestrutura de várias empresas no mundo, mas estão sendo substituídos por CAT6, CAT7 ou até CAT8.

cabo-rede-utp
Padrão cabo de rede - até quantos metros funciona um cabo de rede ?

CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 5e:

A Cat5e (e = enhanced) é uma especificação melhorada da categoria 5. Ao reduzir o ruído e a interferência de sinal, o cabo de rede ethernet Cat5e foi capaz de aumentar a velocidade de transferência para até 350 Mbits acima de 100 metros de comprimento de cabo, o que abre muitas possibilidades localmente e de forma barata. O novo padrão RJ45 de rede ethernet que estava sendo lançado na época também exigia que todos os cabos ethernet incluíssem quatro pares trançados (todos os oito fios eram usados) para o cabeamento de redes.

Quantos metros de cabo de rede posso usar no roteador ou no switch?

Entenda que esta categoria (CAT5e) de cabos de rede ethernet permitem até 50 metros de comprimento de cabo de rede Categoria 5e para se executar o padrão Gigabit Ethernet 1000BASE-T, mesmo assim a velocidade máxima da rede fica em 350Mbits, mesmo usando placas de rede Gigabit basta você medir a velocidade. Ressalto que em uma rede local onde você navega também na internet, assiste vídeos, troca arquivos como planilhas, documentos e fotos, eu acho que 350Mbits lhe atenderiam muito bem não é?

Pense assim: quantas pessoas você conhece com acesso a internet igual ou superior a 350Mbps? É lógico que o mercado de provedores começa a ter velocidades bem superiores a 350Mbits, mas ainda é caro para algumas pessoas, não é a realidade de todos, então não é pra todo mundo! Certo?

acesso-100-Megabits
Padrão cabo de rede - Cabo de rede blindado

CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 6:

Hoje é comum encontrar e comprar no mercado cabos de rede Cat6, mas nem sempre foi assim. A adoção do padrão ethernet Gigabit 1000BASE-T exigiu novos padrões de cabos capazes de transmitir a uma frequência maior. O cabo categoria 6 usa fios de bitolas mais grossas, e possui a blindagem aumentada para reduzir o ruído e a interferência do sinal. As especificações garantem que cabos de rede Cat6 suportem até 100 metros de comprimento com velocidades de transferência de 1000Mbps.

O tamanho do cabo de rede interfere na velocidade?

Velocidades maiores só são possíveis de se atingir quando se reduz o comprimento dos cabos para menos de 50 metros.

Como fazer a crimpagem de cabo de rede ethernet? Como crimpar um cabo ethernet? Como crimpar cabo ethernet gigabit?

  • Para montar o cabo de rede você precisará de:
  • Alicate de crimpagem / Alicate para crimpar cabo de rede.
  • Testador de cabos de rede.
  • Conectores RJ45.
  • Cabo de rede ethernet.
  • Seguir a sequência de cores corretas (siga a sequência de cores do cabo de rede na figura abaixo para montar o cabo de rede padrão RJ45 UTP 568A ou 568B.
Como fazer cabo de rede, ou como posso montar um cabo de rede sozinho?

A sequência T-568A é para confecção de um cabo ethernet comum, aqueles usados para ligar seu PC a um modem de banda larga ou direto ao roteador/switch. Lembre-se que as duas extremidades do cabo devem ser iguais.

Qual a sequência que eu deveria seguir na hora de Crimpar um cabo de rede?

A ordem das cores do cabo de rede ethernet padrão 568A dentro dos conectores RJ45 são:
  1. Branco Verde
  2. Verde
  3. Branco Laranja
  4. Azul
  5. Branco Azul
  6. Laranja
  7. Branco Marrom
  8. Marrom
Este padrão acima é o padrão internacional de montagem cabos de rede!

Observe bem a figura abaixo para crimpar seu cabo de rede ethernet de forma correta, tanto o padrão 568a de cabo rede quanto o padrão 568b de cabo rede.

Abaixo o padrão 568A e 568B de crimpagem de cabos de rede 10/100/1000


padrao-568A-568B-crimpagem-cabos-10-100-1000
Padrão de cabo de rede RJ45 - Como crimpar cabo de rede RJ45 ?
Posições corretas das cores no conector RJ-45 para cabos de rede

CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 6e:

Categoria 6e é uma especificação melhorada dos cabos Cat6 que foi projetada para duplicar a frequência de transmissão. Ao envolver a Categoria 6e em blindagem de folha aterrada, velocidades de 10-Gigabit Ethernet podem ser alcançadas sem sacrificar o comprimento máximo do cabo de 100 metros. As empresas de TV começaram a substituir estes cabos de rede por fibra ótica nas cidades, isso já faz um bom tempo. Mesmo assim, em vários pontos de rede como residências e prédios comercias onde será feita a distribuição do sinal, ainda são encontrados cabos CAT5x e CAT6x.

cabo-conector-categoria6
Padrão cabo de rede - Imagem de cabo de rede


CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 7:

A categoria 7 (CAT7) pode transmitir dados até 10 gigabits por segundo (Gbps) a uma distância de 100 metros utilizando uma frequência de 600 megahertz (MHz). Isso significa que o CAT7 pode enviar e receber muitas dados/informações em pouco tempo.

Mas o que torna a CAT7 esse cabo tão especial? A resposta está na sua estrutura interna. O cabo CAT7 tem quatro pares de fios, que são enrolados uns nos outros para evitar interferências. Além disso, cada par de fios tem uma camada de alumínio que o protege de ruídos externos. E para completar, o cabo todo tem uma rede trançada de fios de alumínio que o envolve, formando uma blindagem extra. Essa blindagem precisa ser ligada ao aterramento, por isso os conectores do cabo são de metal.

Essa proteção toda faz com que o cabo CAT7 seja muito mais resistente a interferências eletromagnéticas que poderiam prejudicar a qualidade do sinal da internet. Por exemplo, se o cabo passar perto de fios elétricos ele não será afetado, pois o alumínio bloqueia as ondas eletromagnéticas. Isso garante uma internet mais estável e rápida.

É claro que o CAT7 tem seus "probleminhas", porque nem é tudo é perfeito 😎. O cabo CAT7 por causa da sua estrutura reforçada é mais grosso e mais rígido do que os cabos de outras categorias. Isso significa que ele vai ocupar mais espaço e é muito mais difícil de dobrar e instalar. Então, dependendo do local onde ele vai passar ele poderá não caber ou até ficar muito apertado dentro dos dutos. Além disso, tenha em mente que ele é bem mais caro do que os cabos mais simples das outras categorias.

No entanto, o cabo CAT7 é uma ótima opção para quem precisa de uma internet muito rápida e segura, mas precisará de algumas observações na hora de instalar. Ele é ideal para ambientes com muitas interferências eletromagnéticas, mas pode não ser necessário para usos mais simples, entende?

CABO DE REDE ETHERNET CATEGORIA 8:

A categoria 8 (CAT8) é a mais avançada e rápida que existe no momento. Ela pode transmitir até 40 gigabits por segundo (Gbps) usando uma frequência de 2000 megahertz (MHz). Isso significa que ela pode enviar e receber muitas informações em frações de segundos, quase como se fosse um cabo de fibra ótica.

Porém (tudo tem um porém) esse cabo tem um limite: ele só funciona bem em distâncias curtas, de até 30 metros, isso mesmo: 30 metros de cabos no máximo). Se você precisar de um cabo mais longo do que isso vai perder qualidade e velocidade. Nesse caso, é melhor usar um cabo de categoria 7 (CAT7), que também é muito bom e rápido, mas pode funcionar em distâncias maiores.

Então, o cabo CAT8 é uma ótima opção para quem precisa de uma internet muito rápida e de alta qualidade, mas só se o cabo for curto como eu disse acima. Ele é ideal para conectar dispositivos que estão perto uns dos outros, como servidores, roteadores e switches. Mas se você precisar de um cabo mais longo, é melhor escolher outro tipo de cabo.

Observação a blindagem dos cabos de rede:

Dependendo do ambiente onde estarão os cabos, será necessário uma análise previa do ambiente, afim de identificar possíveis fontes de interferência na transmissão dos dados.

Note bem que cabos sem blindagens - UTP (Unshielded Twisted Pair), normalmente são mais flexíveis e fáceis de crimpar, também são mais baratos e mais populares.

Em outra mão, cabos blindados - FTP (Foiled Twisted Pair), são excelentes para ambientes sujeitos a interferências eletromagnéticas.

Note bem que a utilização de cabos blindados deveria ser em conjunto a conectores RJ-45 blindados, pois ele protege a parte do cabo que vai dentro do conector.

Conclusão:

Como descrito acima, os cabos de rede que eu mais recomendo que sejam usados são os CAT6e que são um pouco mais caros, ligeiramente mais grossos e menos flexíveis. Porém são cabos que suportam velocidades incríveis e certamente você vai ficar com eles durante muito tempo ainda.

Se você optar pelo CAT5e que é mais barato, e, seus switches e placas de rede suportarem o padrão Gigabit Ethernet (1000Mbits), a taxa de transmissão e recepção serão muito boas também. Vejo a maioria das redes neste padrão. Ambas as categorias possuem vantagens.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

12 comentários :

  1. obrigado, ótimas informações, me esclareceu minhas dúvidas, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Artigo esclarecedor. Muito útil. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com montagem de rede e uso cabos cat 5e ou cat6 uso mais cat5e pela facilitar o trabalho mas todos certificados pela Anatel

    ResponderExcluir
  4. Foi muito proveitoso o expran amento não sabia que o cat6 para maior velocidade de transmissão de redis a 50 metros

    ResponderExcluir
  5. muito bom o artigo, linguagem simples e clara.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes esclarecimentos mesmo 3 anos após a publicação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Sou leigo em matéria de computação não entendo NADA mesmo

    ResponderExcluir
  8. sanou todas as minhas dúvidas. parabens

    ResponderExcluir
  9. Finalmente descobri a diferença entre cat5 e cat5e ou seja quatro fios de diferença correto?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/9/22 07:04

    Muito esclarecedor o artigo!parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa explicação. Reforço a importância de seguir os padrões de crimpagem, para não haver perda de velocidade. Montei um cabo vendo uma instrução que dizia não fazer diferença as cores desde que ficassem iguais nas duas pontas, mas isso não é verdade. Houve perda de velocidade. Minha rede tem 400mb e só chegava 10. Após conferir aqui nessa página, observei que estava com o padrão errado. Corrigi, conforme o padrão e funcionou perfeitamente com um cabo CAT5e de 50m com tráfego de 400mb.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/5/23 08:53

    Muito bom o artigo! Tem como aumentar a distância de alcance acima dos 100 metros?

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !