Textual description of firstImageUrl

O MP3 morreu, você vai ao funeral ?


O MP3 morreu e está sendo substituído pelo formato AAC.


Criado na década de 1990, o MP3 é um dos formatos de arquivos mais usados para armazenar música e outros arquivos de audio.

mp3-morreu-voce-vai-ao-funeral

Ao longo de quase 30 anos que acompanho este formato de audio, vejo que ele quase não teve evoluções significativas, e agora noto também que ele está perdendo lugar para novos formatos que foram surgindo através dos anos.

O MP3 é um formato que sempre foi associado a indústria da música. Os seus criadores anunciaram agora uma mudança, que, na prática, significa o fim desde formato de áudio, abrindo caminho ao AAC.

Numa decisão que parece ser irrevogável, os criadores do MP3 lá do Fraunhofer Institute for Integrated Circuits, resolveram encerrar a atribuição de patentes associadas ao MP3, o que na prática representa realmente o seu fim neste mundo.

Ainda, segundo o Instituto Fraunhofer, as razões para esta decisão estão apoiados na certeza de que existem formas mais eficientes de armazenar arquivos de música, dando acesso a novas funcionalidades que foram surgindo desde sua criação.

Só para dar um exemplo sobre estas alternativas mais atuais, e,  na realidade também com mais qualidade de audio, o Instituto Fraunhofer IIS ressalta e recomenda o formato Advanced Audio Coding (AAC), que curiosamente pertence também ao instituto.
MP3-vs-AAC
O AAC está tomando o lugar do MP3 rapidamente e já é seu herdeiro natural, já é usado na indústria e na própria Internet a um bom tempo.

Eu tenho visto isto acontecer de perto, e é fácil de verificar que a maioria das televisões e rádios usa o AAC em suas transmissões via Internet.

O lugar do MP3 na história deste planeta está garantido. Talvez seja hora de usarmos codecs mais atuais que poderão nos dar uma maior qualidade de áudio, mas com um bitrate menor.

É aqui que entra o AAC, que parece ter seu futuro garantido. Será ? Vamos aguardar...

Conclusão:
Apesar de afirmarem que o formato de arquivo AAC é menor e com qualidade de audio superior ao MP3, eu já comparei os dois e não vi mudanças que me fizessem recodificar toda a minha coleção de MP3 para o AAC.

Mesmo assim poderei vir a usar este formato como meu padrão já que o MP3 será descontinuado. 

Sem desespero, podem ficar com vossas coleções de MP3. O MP3 ainda será suportado pelos players durante muitos anos assim como o antigo formato WAV ainda é !

Fonte deste artigo: Fraunhofer IIS

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !