Nós usamos todos os dias um servidor DNS mesmo que não saibamos que usamos ou para que servem.
Por todo o mundo junto com a internet estão distribuídos milhares de computadores denominados servidores DNS - primários e secundários.

Todos os servidores DNS devem, e se comunicam entre eles todos os dias sem interrupção para manter seus registros e endereços de sites atualizados. Você sempre precisa e usa, mesmo sem saber da existência e importância deles. Sem DNS não existiria a internet.
Servidores DNS (Domain Name Server ou Domain Name System) são computadores servidores responsáveis por localizar nomes e traduzir em números IP. Também são o coração da internet.
O que são Sistemas de Nomes de Domínio?
Os Sistemas de Nomes de Domínio, são conhecidos pela nomenclatura em Inglês "Domain Name System" (DNS), são sistemas hierárquicos e distribuídos de gerenciamento de nomes para computadores.
Essa nomenclatura e classificação de distribuição de nomes de domínio começou no ano de 1984, e através dela tornou-se possível que os nomes de sites residentes em um banco de dados pudessem ser distribuídos entre vários servidores balanceando assim a carga nos servidores evitando falhas.
Você sabia que existem apenas 13 servidores raíz de DNS no mundo todo, e sem eles a Internet não funcionaria ? Sim, são poucos, mas estes servidores são os responsáveis oficiais designados a manter a internet funcionando no mundo todo.

É claro que os provedores de internet possuem os seus próprios DNSs e algumas empresas com redes de computadores mais complexas também, porém, apenas 13 servidores oficiais controlam a internet.
Quem controla isso tudo?
Existe uma organização mundial que é responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPs mundialmente.
Trata-se do ICANN que é a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.
Algumas vezes encontramos servidores DNS espalhados pela internet congestionados ou com problemas de segurança, que é o que aconteceu na última semana e deixou alguns de meus clientes pensando que o problema de dns era nosso, digo: internamente na empresa.
Por quê um servidor DNS falha, e o que acontece quando ele falha?
Vamos partir do princípio que servidores de DNS são computadores e como tal estão sujeitos a falhas e manutenções como dito no parágrafo anterior.

Geralmente esta falha acontece com mais frequência em servidores de provedores de internet, isto tem haver com manutenção, problemas de hardware, e reconfigurações do sistema. Até o backup entrar no ar podem acontecer interrupções nos serviços.
Estes serviços são restabelecidos automaticamente por outros servidores que ficam de prontidão no backup, como servidores dns secundários.
Toda a troca de informações com servidores DNS são feitas através de endereços IP.

Mesmo que você digite no seu navegador www.gestortecnico.net , os servidores DNS traduzirão e buscarão o número IP deste endereço em algum servidor localizado na internet, ou, até dentro de sua empresa, caso você hospede sites internamente.
Algo como 172.217.29.83 em IPv4 ou 2800:3f0:4004:807::2013 em IPv6. Falaremos em outra oportunidade sobre endereços IPv4 e IPv6 aqui no blog e como isto lhe afeta.
Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome do domínio ou diretamente pelo endereço IP do servidor em que o site está hospedado.
Imagina só você ficar decorando números IP o tempo todo. Deixe que o DNS faça o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para endereços IP dos servidores de nomes de domínios.
Tenha atenção especial que cada servidor DNS possui um endereço IP único, então, cada domínio leva a um endereço IP específico.
Por isso não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais, do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site. Imagine o grande problema que isto causaria.
Conclusão:
Servidores DNS são um assunto complexo demais. Eles estão sujeito a falhas também. Este texto não é feito para especialistas, e, sim para usuários e entusiastas que buscam um melhor entendimento ou compreensão destes mecanismos.
Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net
O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.
Comentários
Postar um comentário
Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !