Textual description of firstImageUrl

O que é e por que usamos um servidor DNS


Nós usamos todos os dias um servidor DNS mesmo que não saibamos que usamos ou para que servem.


Por todo o mundo junto com a internet estão distribuídos milhares de computadores denominados servidores DNS - primários e secundários.

servidores-dns

Todos os servidores DNS devem, e se comunicam entre eles todos os dias sem interrupção para manter seus registros e endereços de sites atualizados. Você sempre precisa e usa, mesmo sem saber da existência e importância deles. Sem DNS não existiria a internet.

Servidores DNS (Domain Name Server ou Domain Name System) são computadores servidores responsáveis por localizar nomes e traduzir em números IP. Também são o coração da internet.

O que são Sistemas de Nomes de Domínio?
Os Sistemas de Nomes de Domínio, são conhecidos pela nomenclatura em Inglês "Domain Name System" (DNS), são sistemas hierárquicos e distribuídos de gerenciamento de nomes para computadores.

Essa nomenclatura e classificação de distribuição de nomes de domínio começou no ano de 1984, e através dela tornou-se possível que os nomes de sites residentes em um banco de dados pudessem ser distribuídos entre vários servidores balanceando assim a carga nos servidores evitando falhas.

Você sabia que existem apenas 13 servidores raíz de DNS no mundo todo, e sem eles a Internet não funcionaria ? Sim, são poucos, mas estes servidores são os responsáveis oficiais designados a manter a internet funcionando no mundo todo.13-servidores-dns-apenas
É claro que os provedores de internet possuem os seus próprios DNSs e algumas empresas com redes de computadores mais complexas também, porém, apenas 13 servidores oficiais controlam a internet.

Quem controla isso tudo?
Existe uma organização mundial que é responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPs mundialmente.


Trata-se do ICANN que é a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

Algumas vezes encontramos servidores DNS espalhados pela internet congestionados ou com problemas de segurança, que é o que aconteceu na última semana e deixou alguns de meus clientes pensando que o problema de dns era nosso, digo: internamente na empresa.

Por quê um servidor DNS falha, e o que acontece quando ele falha?
Vamos partir do princípio que servidores de DNS são computadores e como tal estão sujeitos a falhas e manutenções como dito no parágrafo anterior.

servidor-dns-falhando-ideias

Geralmente esta falha acontece com mais frequência em servidores de provedores de internet, isto tem haver com manutenção, problemas de hardware, e reconfigurações do sistema. Até o backup entrar no ar podem acontecer interrupções nos serviços.

Estes serviços são restabelecidos automaticamente por outros servidores que ficam de prontidão no backup, como servidores dns secundários.

Toda a troca de informações com servidores DNS são feitas através de endereços IP.

dns-troca-informações-ip

Mesmo que você digite no seu navegador www.gestortecnico.net , os servidores DNS traduzirão e buscarão o número IP deste endereço em algum servidor localizado na internet, ou, até dentro de sua empresa, caso você hospede sites internamente.

Algo como 172.217.29.83 em IPv4 ou 2800:3f0:4004:807::2013 em IPv6. Falaremos em outra oportunidade sobre endereços IPv4 e IPv6 aqui no blog e como isto lhe afeta.

Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome do domínio ou diretamente pelo endereço IP do servidor em que o site está hospedado.

Imagina só você ficar decorando números IP o tempo todo. Deixe que o DNS faça o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para endereços IP dos servidores de nomes de domínios.

Tenha atenção especial que cada servidor DNS possui um endereço IP único, então, cada domínio leva a um endereço IP específico.

Por isso não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais, do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site. Imagine o grande problema que isto causaria.

Conclusão:
Servidores DNS são um assunto complexo demais. Eles estão sujeito a falhas também. Este texto não é feito para especialistas, e, sim para usuários e entusiastas que buscam um melhor entendimento ou compreensão destes mecanismos.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !