Textual description of firstImageUrl

Barreiras que a Realidade Virtual enfrenta


5 fatos e desafios que a realidade virtual enfrentará nos próximos anos, ou talvez não aconteça de forma nenhuma !


Com grandes oportunidades disponíveis em termos de mercado RV, empresas capacitadas seriam muito bem vindas para ajudar na indústria.
barreiras-que-realidade-virtual-enfrenta
A RV poderá ser muito útil de diferentes formas e em vários setores, vamos dar uma olhada em 5 razões que podem fazer a Realidade Virtual decolar.

Fato #1 - Quanto a RV é popular hoje ?
Bem, eu acho que a realidade virtual poderá ser uma tendência crescente no mundo digital.

Pessoas e empresas em todo o globo terrestre estão defendendo o valor da Realidade Virtual, sinalizando que  a RV continuará a ganhar participação de mercado.

É evidente que a divulgação e popularidade da RV foi amenizada ou dificultada, devido a falta de acesso a imagens em 3D que sejam de alta qualidade para os desenvolvedores de RV.

Hoje nós temos online repositórios de imagens que geralmente fornecem algumas imagens sem pagamentos de royalties, porém essas imagens não são de qualidades excelentes para uso em RV.
Claro que a tecnologia 3D está melhorando velozmente, e incondicionalmente tornando as imagens melhores, mas os criadores de imagens devem investir verba continuamente no hardware da criação das imagens. Sabemos que isto também é caro !

Fato #2 - Onde a RV poderá ser usada ?
Temos visto a RV ser usada em casos reais. Tem gente que acha que a RV será usda apenas para jogos ou truques...

A RV é muito mais que isso, podendo ser usada em uma grande variedade de aplicações onde o acesso ao mundo real não está disponível.

Uma das coisas que tenho lido em blogs e sites lá de fora é que a plataforma de RV está sendo usada para treinar funcionários onde a formação real e ao vivo de seres humanos é extremamente arriscada, por exemplo: treinar funcionários em uma plataformas petrolífera.

Na construção civil, engenheiros e arquitetos poderão criar verdadeiros passeios virtuais para mostrar como um imóvel ficaria, isto tudo a partir de um notebook, ou escritório com um computador.

Na medicina, poderiam treinar futuros médicos nos mais variados modos. Acho que isto seria enorme não acham ?

Fato #3 - Qual a dimensão do crescimento da RV ?
Óbvio que com o exemplo de todos esses tipos de uso e muito mais, o potencial de crescimento da RV a curto prazo é muito iminente.

Se você pesquisar no Google, os resultados indicam que o mercado de RV de baixo custo é imenso. No entanto apesar de tudo isso, a RV não acompanhou as previsões que eu li nos blogs de vários  analistas.

Gostaria que um Gestor Técnico fosse até a sua empresa e emitisse um relatório grátis apontando problemas técnicos e soluções ?

A tecnologia tem seus entraves, em parte devido a escassez de oferta de tecnologia e produção de  conteúdo relacionado a imagens como dito anteriormente.

Fato #4 - Quais os desafios que impedem o crescimento da RV ?
Há alguns desafios que poderão dificultar o crescimento da RV. Em primeiro lugar, o hardware para gerar imagens 3D ainda é muito simplório do ponto de vista tecnológico, a não ser que você pague fortunas para possuir um mais alto nível de hardware.

Como citado anteriormente, o acesso e a qualidade atual das imagens disponíveis são muito limitados, desta forma desenvolvedores são forçados a usar imagens de baixa qualidade ou a desenvolver as próprias imagens a um custo que na verdade não é barato, sendo assim os produtos de RV se tornam sempre muito caros e inacessíveis para o usuário comum.

Fato #5 - Existe solução a curto prazo para a RV ?
Não tenho certeza disso, pois a principal e atual necessidade do mercado é a de um repositório de imagens 3D de excelente qualidade.

Eu li nos sites e blogs lá de fora que algumas empresas já se movimentam a esse respeito, pretendendo construir plataformas nas quais criadores de imagens em 3D possam fazer upload de suas imagens gerando receita ao promover seu conteúdo.

Em contrapartida, os compradores poderão ter acesso as imagens e adquirir direitos de uso diretamente do vendedor/criador.

O hardware que usamos como smartphones e cameras deverão ser atualizados em breve para podermos capturar com mais fidelidade o 3D. 

Conclusão:
Em minha humilde opinião, acho que o mercado de RV ainda é um recém-nascido que enxergará grandes oportunidades para o crescimento futuro, as empresas precisam se preparar para ajudar as indústrias, e é claro: lucrar também !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !