Textual description of firstImageUrl

9 tendências tecnológicas para 2018


As nove tendências tecnológicas que irão bombar completamente no ano de 2018 - Em minha humilde opinião, é claro !


Tem tanta coisa mudando por aí pelo mundo, e aqui no Brasil não é diferente, mesmo em tempos de crise econômica e política junto com a operação Lava Jato.

9-tendencias-tecnologicas-para-2018

Eu tenho lido sobre carros autônomos, inteligência artificial, IoT, impressoras 3D, realidade virtual... Nossa, a lista é gigante, uma verdadeira revolução tecnológica que só vi acontecer nos anos 80.

Eu noto que as empresas de todos os tamanhos e setores estão investindo pesado em tecnologia, isto significa que de alguma forma ninguém quer ficar de fora ou tornar seu negócio obsoleto.

Então, em minha humilde opinião, seguem abaixo 9 tendências tecnológicas para 2018 que mais me chamaram a atenção neste ano de 2017, e que acho que bombarão de alguma forma em 2018.

1 - As pessoas começaram a levar o cibercrime mais a sério e se preocupam mais com a segurança de dados que antes:
Nós lemos em vários blogs, inclusive aqui no Gestor Técnico sobre o furto de dados que envolveram grandes empresas em 2017, e sobre os grandes roubos de dados da história de nossa humanidade.

Nós temos visto por aqui que muitos internautas começaram a procurar serviços e programas que os ajudem a manter seguros seus computadores, smartphones e dispositivos diversos.

2 - As lojas estão cada vez mais na internet se transformando em lojas virtuais:
Este natal, o que mais me chamou a atenção foram as notícias sobre como as pessoas compraram menos em lojas físicas, comprando mais em lojas virtuais.

Eu vi e li também, que uma boa parte das vendas de grandes lojas físicas migrou para a internet devido ao baixo movimento nas lojas de rua ou shopping centers.

O que acho que precisa melhorar são os prazos de entrega dos correios e também acabar com o roubo de carga aqui no Rio de Janeiro que já virou moda.







Outra coisa que me deixa bem chateado é o tempo que a Receita Federal demora a liberar uma mercadoria para ser entregue pelos correios, tudo bem que são muitas encomendas a verificar, e sei que há poucos agentes alfandegários, mas acho que o processo poderia ser mais automatizado.

O que você acha de esperar cerca de 45 a 90 dias para sua encomenda internacional ser entregue, e depois ainda correr o risco de ser roubada ?

3 - As empresas de ônibus devem falir por causa dos APPs:
Hoje o Uber é uma realidade em nosso cotidiano. Eles entraram forte aqui no país passando a incomodar taxistas e empresas de ônibus, oferecendo muitas vezes um conforto melhor com custos iguais ao de ônibus.

Outras empresas copiaram o modelo de serviço oferecendo corridas através de Apps. Viva a concorrência. Concorda comigo ?

Eu vi um documentário sobre a Itália que falava sobre carros que são alugados por hora, você mesmo dirigindo.

Quando você termina de usar o veículo, basta estacionar em locais públicos que outro usuário alugaria o mesmo veículo e depois quando terminasse de usar, efetuaria o mesmo processo.

4 - A computação em nuvem está aí - como no passado os terminais burros também estavam:
Eu vivi isto no passado, e a Informática agora chamada de Tecnologia da Informação fez uma "nova" revolução - A computação em nuvem !

Eu ainda acho que a nuvem não é uma solução para tudo, principalmente para aquelas empresas que gostam de ter controle completo de sua infraestrutura.

Hoje usuários são convidados e impulsionados a acessarem ferramentas e sistemas completos na nuvem por um preço baixo (?). Empresas como Microsoft e Amazon estão de olho nos pequenos tentando lançar serviços acessíveis aos usuários que não podem pagar muito pelo acesso a nuvem.







Há um novo modelo de cobrança que seria por segundo, isso mesmo: segundos ! Este modelo supostamente seria mais econômico para empresas pequenas.

Não sei não pois o valor do megabyte trafegado ainda é alto demais.

5 - A inteligência artificial veio para ficar:
Eu li e vi muitos videos e documentários este ano de 2017 sobre a inteligência artificial.

Foram lançados no mercado (internet) dezenas de aplicativos de inteligência artificial, estes aplicativos reconhecem rostos, operam pessoas a distância, reconhecem doenças, etc...

Acho que a IA veio para ficar, mas ainda falta hardware pra isso acontecer e chegar até nós humildes usuários. O que você pensa a este respeito ?

6 - Os Apps estão transformando o modo como fazemos exercícios:
Os apps estão transformando nossas vidas. Invadiram também as academias, que agora estão mais tecnológicas e acessíveis como nunca. Agora uma pessoa não precisa mais pagar tão caro para ir a uma academia fazer exercícios.

Hoje temos bicicletas conectadas a internet para alugarmos através de Apps, temos também vários vídeos explicativos sobre como fazermos exercícios ao ar livre, ou, até para fazermos em casa com acompanhamento, caso queira pagar um Personal Trainer para tal.

Há ainda apps que monitoram seu desempenho físico, e se for o caso envia seus dados para seu médico ou personal trainer, você escolhe !

7 - Hologramas se tornarão realidade com a realidade aumentada:
A realidade aumentada está começando a criar algumas aplicações reais voltadas a hologramas. Já começaram testes sobre como projetar hologramas a partir de smartphones, e a Apple saiu na frente registrando uma patente de uma tecnologia que poderia projetar imagens no ar. Fantástico demais não acham ?

Eu me lembro de assistir alguns filmes de ficção onde eram usados hologramas, realmente isso é algo impressionante que eu gostaria de ver implementado para o usuário comum.

Empresas de várias áreas poderiam utilizar esta tecnologia para projetar mapas em qualquer tipo de superfície, projetar pessoas em reuniões, ou até em vídeo conferência.






8 - As impressoras 3D agora são uma realidade:
A Impressão em 3D deixou de ser coisa do futuro e se tornou uma ferramenta essencial para o setor industrial.

Quando eu tive a oportunidade de ver em minha mão alguns objetos criados por impressoras 3D assim que foram impressos, eu tive a impressão que esta tecnologia poderia ajudar a substituir muitas coisas em produção hoje em dia, uma delas seriam as próteses para pessoas portadoras de necessidades especiais. Mas para outros setores também, acho que as possibilidades são infinitas na indústria. 

Poderíamos ter em nossos lares também, o que você acha ?

9 - A tecnologia ajudando a monitorar pacientes:
Eu vi um avanço imenso neste setor - mas ainda não vingou pois é caro o serviço como um todo. Comum se tornou o uso da tecnologia a serviço de monitoramento de pacientes médicos, não só por câmeras mas também por sensores ligados ao corpo do paciente enviando dados através de rede Wifi ou rede de cabos.

Vi este tipo de monitoramento este ano de 2017 quando meu pai ficou doente, porém infelizmente faleceu em 26 de junho de 2017 por problemas no coração - infarto do miocárdio, foi uma grande perda em minha vida...

Mas, continuando o assunto: vi de perto este tipo de monitoramento que começam a pensar em usar dentro de hospitais e clínicas, mas ainda em testes.

Este monitoramento vai desde ajudar a lembrar a consulta médica, horário de tomar remédios, até a pulsação do paciente. Eu gostaria que isto estivesse ao alcance de todos.

Conclusão:
Acho que o futuro ainda não está escrito e ainda tem muita coisa por vir. Como eu disse antes, esta foi minha humilde opinião com coisas que eu vi de perto !

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !