Textual description of firstImageUrl

4 dicas para manter o pc seguro


4 dicas para manter seu computador e usuário protegidos, ou longe dos curiosos.


As vezes eu simplesmente vago pelos fóruns de tecnologia lendo respostas e algumas perguntas, mas também respondo algumas delas.

4-dicas-para-manter-o-pc-seguro

Nestes fóruns, conversando com alguns amigos da área de TI sobre segurança, resolvi criar este artigo com 4 recomendações que podem ser úteis contra intrusos.

4 dicas como manter o pc seguro e longe dos curiosos.


1ª Dica - Nunca deixe seu computador sozinho e logado, a menos que você ative um monitoramento remoto.
Pode parecer que isso não acontece com frequência, mas se você tem filhos, esposa ou irmão que vivem sob o mesmo teto que você, pode ser que em algum momento eles queiram "dar uma olhada" no que você faz no computador, e decidam bisbilhotar suas contas e adentrar em seu e-mail, ou redes sociais.

Na pior das hipóteses, poderão comprometer seu trabalho ou pesquisa no computador porque eles simplesmente não sabem a importância daquilo pra você.

Um exemplo de brecha de segurança, seria mais ou menos assim: imagine que você se conectou a internet através de um Browser como o TOR.

Você deixou o browser aberto e saiu, vem o seu filho e acessa o TOR, abre seu e-mail ou rede social e pronto, sua privacidade na WEB já era, pois o vínculo do IP do seu provedor com seu IP mascarado pelo seu acesso VPN foi feito, fácil te achar agora !

Se por um acaso seu provedor sofrer alguma intimação da justiça para informar dados de usuários, e a mesma estiver sob pressão, provavelmente fornecerão informações sobre seus clientes para evitar multas e acusações.

2ª Dica - Você não precisa informar aos membros de sua família o que está fazendo, basta dizer a eles que não toquem em seu computador em sua ausência.
Você deveria mantê-lo com senha. Eu recomendo que nunca conte a ninguém o que está fazendo no seu computador.

Isso é devido ao fato da aplicação da lei em caso de problemas ligados ao seu computador, "eles" questionariam seus familiares e amigos sobre você.

Se seus amigos e familiares não sabem mesmo o que você fazia ou faz, então; eles não podem ser acusados de nada perante a um tribunal.

Então é melhor mantê-los cegos, surdos e mudos, no escuro total.

Mesmo que tentem te assustar ou a seus familiares e amigos forçando-os a confessar o que sabem, se eles realmente não souberem de nada...

Faça o seguinte: Bloqueie seu computador quando não estiver usando.

3ª Dica - Se você usa vpn em várias camadas para se conectar a internet, verifique se você tem todas as camadas em funcionamento.
As VPNs podem algumas vezes sofrer queda sem aviso prévio, então use uma VPN confiável. Acontece que quando os túneis VPNs caem, seu computador ignora por completo a VPN ativa e se move para uma próxima camada, neste caso específico pode até ser seu endereço IP real. Monitore-se sempre para ver se a VPN sempre está ativa.

4ª Dica - Não use a mesma senha para vários fóruns, e-mails, sites, e assim por diante.
Cuidado com sites que armazenam senhas em texto simples, Isso significa que se alguém encontrar uma falha no software e puder debugar o banco de dados, eles podem encontrar sua senha facilmente.

Também não utilize a mesma senha para outros sites, e é claro que você nunca deve usar o mesmo nome de usuário, senão seus acessos (todos) estarão comprometidos.

Tente usar senhas diferentes, mantenha-as fortes e seguras. Não deixe dicas sobre sua senha espalhadas pela mesa ou algo que identifique a mesma.

Conclusão:
Não adianta instalar antivirus, firewall, vpn, ou programas para manter o pc seguro se você não fizer a sua parte. Neste artigo, falamos curto e direto sobre como manter seu pc seguro com 4 dicas fáceis de lembrar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !