Textual description of firstImageUrl

15 Comandos do Windows 10, 8, 7 pra decorar !


15 comandos do Windows para você decorar, reparar, ou diagnosticar um computador Windows com defeito.


Sabe quando você precisa diagnosticar ou reparar um computador com Windows e por algum motivo, você está com pressa, ou o computador está tão lento que você prefere usar a caixa executar ou o prompt de comandos, ou simplesmente quer ir direto ao ponto?

comandos-do-windows-pra-decorar

Pois é, em alguns momentos torna-se necessário utilizar alguns comandos ou atalhos, seja lá qual for o motivo para tal.

Os comandos abaixo nem sempre são comandos em modo texto, mas alguns atalhos que podem te poupar muito tempo de trabalho.

Então, confira abaixo uma lista de comandos ou atalhos do Windows, com 15 comandos para você executar no Windows 11,10,8 e 7.

Esta linha de comandos windows pode ser utilizada tanto na caixa executar do windows como pode ser executada via comandos de cmd do windows, ou seja: no prompt de comandos.

Um detalhe é que você pode executar comandos Windows e cmdlets do PowerShell no PowerShell, mas o shell de comandos (CMD) só pode executar comandos Windows - não confunda!

Listagem de comandos Windows

1 - Comando winver :
Demonstra em uma caixa de diálogo informando a versão do Windows que você está usando, além da compilação do sistema operacional.

comando-winver

2 - Comando UserAccountControlSettings:

Utilize se você precisar por algum motivo alterar as configurações do UAC - Configurações de Controle de Conta de Usuário. Com este comando ou atalho é fácil acessar as configurações de controle de conta de usuários do seu Windows

UAC-WINDOWS-10






3 - Comando wscui.cpl:

Abre a Central de segurança e manutenção no Painel de Controle. Aqui você poderá revisar mensagens sobre problemas de segurança e manutenção que ocorram no Windows, além de outras coisas mais como utilizar a recuperação do Windows em caso de falha no sistema operacional.

central-de-seguranca-manutencao-windows10

4 - Comando control.exe /name Microsoft.Troubleshooting:

Basicamente o que este comando faz, é abrir o Painel de Configurações da Solução de Problemas do Windows. Este painel nos dá uma listagem bem abrangente de dispositivos que podemos tentar reparar caso apresentem problemas.

solucao-de-problemas-windows10

5 - Comando compmgmt.msc:

Gerenciamento do Computador - daqui você pode acessar as ferramentas do sistema, ver eventos do sistema, gerenciar discos e partições, listar compartilhamentos Windows, e alterar pastas compartilhadas no seu sistema, etc...

Gerenciamento-do-Computador

6 - Comando msinfo32.exe:

As informações do sistema são uma ótima opção para se ter uma idéia geral do Hardware e Software instalados em seu computador, muitas vezes sem recorrer a programas de terceiros para tal, não é tão completo, mas ajuda muito.

msifno32-windows10

7 - Comando eventvwr:

Simplesmente abre de forma direta o painel de visualização de eventos do sistema. É um painel avançado onde você pode usar para solucionar problemas do Windows que muitas vezes não são aparentes, mas que existem.

visualizador-eventos-windows10







8 - Comando appwiz.cpl:

Exibe a caixa de listagem de programas e recursos dentro do painel de controle, daqui você pode desinstalar programas e/ou ativar/desativar recursos do sistema. Quando o link ou o painel de controle inteiro sumir, você pode usar o comando appwiz.cpl se precisar.

programas-recursos-windows10

9 - Comando control.exe:

Abre o Painel de Controle com todos os ítens disponíveis. Já vi muita gente ser salva por este comando quando o link do painel de controle não funciona ou simplesmente sumiu.

pianel-controle-windows10

10 - Comando inetcpl.cpl:

Exibe as Propriedades da Internet onde você pode definir páginas padrão, limpar o histórico e/ou navegação, definir sua privacidade web, etc...

propriedades-internet-windows10

11 - Comando ipconfig /all:

Este comando precisa ser executado no prompt de comandos para listar configurações e números IPs de todos os adaptadores de rede (placas de rede) em seu computador, além de informações como Gateway da rede e servidores DNS.

ipconfig-windows10

12 - Comando resmon.exe:

Abre o Monitor de recursos do seu computador. Muitas vezes recorremos ao Monitor de Recursos por ser mais avançado do que o Gerenciador de Tarefas.

comando-resmon-windows10

13 - Comando msra.exe:

Atalho ou comando excelente quando você precisa receber ou oferecer ajuda remota, sem precisar de software de terceiros por exemplo. Ajuda um monte isso, pelo menos a mim !

comando-msra-suporte-remoto-windows10







14 - Comando rstrui.exe:

Daqui você pode restaurar seu computador a um ponto onde estava funcionando do jeito que você queria. Já vi acontecer, inclusive comigo também, um computador não conseguir carregar o sistema pro completo devido a uma atualização, ou outro problema qualquer. O jeito foi restaurar a um ponto anterior.

comando-rstrui.exe-ponto-restauracao-windows10

15 - Comando perfmon /report:

O meu preferido, pois, uso muito. O comando perfmon /report gera um relatório detalhado do status de recursos de hardware local, tempos de resposta do sistema, e sobre processos no computador local. Também inclui algumas informações sobre o sistema e dados de configuração. Recomendo!

perfmon-relatorio-detalhado-windows10

Dica bônus de novos atalhos do teclado no Windows 11 ou Windows 10:

  • "Tecla do Windows + I" - abre a janela do Menu de Configurações.
  • "Tecla do Windows + A" - abre o Centro de Ações.
  • "Tecla do Windows + X" - abre o Menu (escondido) Iniciar.
  • "Tecla do Windows + Tab" - visualizar todos os desktops e a Linha do Tempo do Windows 10.
  • "Tecla do Windows + M" - Minimiza todas as janelas visíveis.

Conclusão:

Todos estes comandos e/ou aplicativos estão embutidos no Windows desde as suas mais antigas versões. Com eles e muitos outros, você quase nunca precisará instalar outros softwares para efetuar algum tipo de manutenção no sistema operacional Windows. Guarde nos seus favoritos!

Ajude o blog com um PIX de R$ 10,00 ou R$ 20,00 para contato@gestortecnico.net

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !